quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Malha rodoviaria foi recuperada e ampliada

Os investimentos do Governo Federal em Goiás contemplam também o modal rodoviário, no qual vêm sendo feitos pesados investimentos na duplicação de pistas, recuperação de trechos degradados e melhoria geral de travessias e de acessos às cidades. O Governo Federal investiu nos últimos anos R$ 331,5 milhões na revitalização de 634,6 quilômetros de rodovias em Goiás, incluindo recuperação total do leito em alguns trechos, recapeamento de outros, ampliação e modernização de acessos e sinalização horizontal e vertical das extensões recuperadas.

   Na BR-060, no trecho Indiara-Acreúna-Santo Antônio da Barra-Rio Verde, o DNIT executou obras de recuperação de 128,4 quilômetros da pista, com investimentos de R$ 26,4 milhões. Também na BR-060, saindo de Goiânia, passando por Abadia de Goiás, Guapó, Cezarina/Palmeiras de Goiás, Edéia e Indiara, foram investidos R$ 18 milhões na recuperação de 90 quilômetros de pista.

   Na BR-153, trecho Goiânia-Aparecida de Goiânia-Hidrolândia-Piracanjuba-Professor Jamil, com total de 65,2 quilômetros, a União investiu R$ 31,6 milhões na recuperação asfáltica e melhoria geral da pista. Na BR-070, que liga a divisa do Distrito Federal a Águas Lindas, foi duplicada a pista de 16,2 quilômetros, onde foram investidos R$ 95 milhões. Essa duplicação é de grande importância porque facilitou o acesso da população de uma das mais povoadas cidades do Entorno do Distrito Federal à capital do País.

   O DNIT mantém frente de obras na BR-452, no trecho  Itumbiara-Cachoeira Dourada-Bom Jesus-Castelândia, onde investiu R$ 92,551 milhões na completa restauração de um trecho com 115,9 quilômetros. Na BR-050, foram investidos R$ 18,234 milhões na recuperação do trecho de 106,4 quilômetros na região de Catalão, tanto ao Sul até a divisa de Minas Gerais, quanto ao Norte, até a região de Campo Alegre. E ainda na BR-050, saindo de Cristalina até Campo Alegre, foram realizados investimentos de R$ 29,5 milhões na recuperação do trecho de 111,90 quilômetros.

   O DNIT construiu também o viaduto da BR-153 localizado no Bairro Alto da Glória, em Goiânia, nas proximidades da Universidade Unip. No momento o órgão executa as obras do viaduto da BR-153, localizado nas imediações da Vila Caiçara, em área urbana próxima à Agetop.

Mais obras
   Nos anos de 2007 e 2008, o DNIT investiu na malha rodoviária federal que corta Goiás. Uma das vias beneficiadas foi a BR-153, de Anápolis até a Divisa com o Tocantins, que foi totalmente recuperada. Merece destaque o fato de que essa via, que liga as regiões Sudeste e Centro-Oeste ao Norte e Nordeste, estava em situação crítica. Para o lado Sul, saindo de Hidrolândia até a região do Rio Meia Ponte, nas proximidades da Usina do Rochedo, a rodovia ganhou pista dupla. O trecho de Pontalina até Itumbiara está integralmente duplicado.

   O Governo de Goiás asfaltou a rodovia BR-080 no trecho São Miguel/Luiz Alves do Araguaia. A obra federal foi delegada ao Governo do Estado por meio de convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - Dnit, e a Agência Goiana de Transportes e Obras - Agetop. De fundamental importância para a região, a obra com cerca de 45 km facilitou o acesso e o escoamento da produção do Projeto de Irrigação Luiz Alves do Araguaia, desenvolvido em parceria com o Governo Federal.

Ampliação e melhoria de rodovias estaduais

  De acordo com a Agetop, de 2006 a novembro de 2010 foram concluídos aproximadamente 600 quilômetros de pavimentação nas rodovias estaduais e a previsão é fechar o ano com um total de mil quilômetros de asfalto novo. O governo trabalha para terminar o ano com 2,5 mil quilômetros de  pavimentação reabilitada e restaurada. Até novembro foram restaurados 1.859,64 quilômetros. Os investimentos do Governo Estadual em pavimentação e melhorias na malha rodoviária goiana (rodovias estaduais e federais) totalizam R$ 910,3 milhões. Foram pavimentados e restaurados 2.637 quilômetros.

   Entre as rodovias pavimentadas estão a GO-325 entre Santa Helena, Arantina e o entrocamento da GO-410, com 77 quilômetros de extensão; a GO-325 entre Santa Helena e a estaca 1850, com 37 quilômetros; a GO-319 entre Quirinópolis e Tocozinho, com 18 quilômetros; a GO-507 entre Rio Quente e a GO-139, com 26,14 quilômetros; a GO-210 entre Turvelândia e Porteirão, com 16,26 quilômetros; a GO-230 entre a GO-164 e Caiçara, no município de Faina, com 13,8 quilômetros; a GO-346 entre Cabeceiras e a divisa de Goiás com Minas Gerais, com 8,4 quilômetros; a GO-520 entre Luziânia e o Lago Azul, com 4,4 quilômetros e a GO-431 entre Pirenópolis e o povoado de Caxambu, com 2,28 quilômetros.

   Também foram pavimentados trechos da GO-513 entre Acreúna e Arantina, com 19,41 quilômetros; da GO 050 entre Paraúna e a GO-174, com 17,58 quilômetros; da GO-436 entre Cristalina e a Divisa de Goiás com o Distrito Federal, com 17,53 quilômetros; da GO-338 entre Abadiânia e a BR-414, com 16,92 quilômetros; da GO-334 no município de Nova América, com 15,7 quilômetros. Estão em execução obras de pavimentação em 32 rodovias, com 285,05 quilômetros de extensão. 

Restaurações
  Estão concluídas as restaurações da GO-060 entre Firminópolis e Iporá, com 105 quilômetros; da GO-184 entre Aporé e Itumirim, com 67 quilômetros; da GO-156 entre Itaberaí e Itapuranga, com 60 quilômetros;  da GO-210 entre Buriti Alegre e Marzagão, com 45 quilômetros, da GO-174 entre Rio Verde e Montividiu, com 45 quilômetros; da GO-222 entre Nerópolis e Inhumas, com 34 quilômetros; da GO-210 entre Santa Helena e Rio Verde, com 31 quilômetros; da GO-070 entre Itaberaí e o entroncamento da GO-154, com 27 quilômetros; da GO-454 entre a BR-153 e Rubiataba, com 27 quilômetros; da GO-320 entre Edeia e Indiara, com 22 quilômetros.

   Foram reabilitados trechos com pavimento degradado em dez rodovias, com extensão total de 427,5 quilômetros. Estão em execução a reabilitação e recuperação de 99 trechos de rodovias, com extensão total de 1.428 quilômetros.

   Com recursos do Tesouro Estadual, do BIRD e da Cide foram restauradas a GO-164 entre a BR-452 e Quirinópolis, com 57,99 quilômetros e o trecho entre a BR-060 e BR-452, no município de Santa Helena, com 44,64 quilômetros; a GO-080 entre Goianésia e Barro Alto, com 42 quilômetros; a GO-139 entre Caldas Novas e a G) 217, com 40 quilômetros; a GO-020 entre Goiânia e Cristianópolis, com 39,93 quilômetros; a GO 330 entre Anápolis e a GO-010, com 17,76 quilômetros e a GO-403 entre Goiânia e Senador Canedo, com 16,29 quilômetros.

Fonte:Agecom

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