sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Prefeitura do Rio anuncia esquema de trânsito para o réveillon


Acesso a Copacabana ficará fechado a partir das 18h do dia 31.
Riotur divulga também operação do metrô e Choque de Ordem para evento.

Do G1 RJ

A Prefeitura do Rio divulgou nesta quarta-feira (22) o esquema especial montado para o réveillon na Praia de Copacabana, na Zona Sul da cidade. A Riotur também anunciou a operação montada pelo Corpo de Bombeiros, a Comlurb, o Metrô Rio e as secretarias de Ordem Pública e Saúde para o evento.
A CET-Rio vai colocar 360 operadores de trânsito nas ruas para orientar os motoristas quanto ao esquema de interdições planejado. A partir das 7h do dia 31, a Avenida Atlântica terá a pista mais próxima do mar interditada. Já a outra será revertida para o sentido Leme. Também a partir das 7h, ficará proibido estacionar ao longo das principais vias do bairro. Às 15h, a Avenida Altântica será completamente interditada.
mapa Copacabana réveillon 
O acesso a Copacabana será bloqueado em diversos pontos a partir das 18h (Foto: Divulgação)

Bloqueio total
Às 18h, todos os acessos a Copacabana serão bloqueados e somente ônibus, táxis e carros credenciados e de emergência poderão entrar no bairro. Veículos de moradores também serão impedidos de entrar no bairro. A interdição só termina às 19h do dia 1º.
Para garantir a limpeza da orla de Copacabana, a Comlurb vai colocar 3.800 garis trabalhando em turnos, com o auxílio de 85 equipamentos e 300 viaturas. Na primeira manhã de 2011, a companhia fará o já tradicional mutirão com o objetivo de entregar a praia limpa até as 10h.
Choque de OrdemA Secretária Especial de Ordem Pública planeja reforçar a operação Choque de Ordem no réveillon, colocando nas ruas 983 agentes, além de 60 reboques, o dobro do ano passado. A operação tem como objetivo coibir o estacionamento irregular, vendedores ambulantes sem autorização, flanelinhas e pessoas que urinam nas ruas.
A novidade deste ano é que a Secretaria montou um esquema especial para coibir a ação de taxistas que aproveitam o evento para cobrar acima da bandeirada. Guardas municipais vão atuar em barreiras para fiscalizar táxis, de forma que os motoristas que estiverem irregulares poderão ser autuados e terem o veículo rebocado.
Ainda no réveillon de Copacabana, o Corpo de Bombeiros terá 397 agentes envolvidos na operação, entre grupos de intervenção rápida, guarda-vidas e socorro, e a Secretaria de Saúde montará três postos médicos no local, com 66 leitos, 62 médicos, 18 enfermeiros de plantão, além de 60 ambulâncias.
Metrô
A novidade do esquema de réveillon este ano é que será possível viajar diretamente da Linha 2 até Ipanema sem necessidade de baldeação na estação Botafogo. Como já ocorreu nos anos passados, o embarque tem horário pré-determinado, entre 19h e 0h, e será permitido apenas com cartões especiais comprados antecipadamente. Já o retorno poderá ser feito entre meia-noite e 7h do primeiro dia do ano nas estações Ipanema/General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Largo do Machado. As demais estações estarão abertas apenas para desembarque durante esse horário.
Os cartões especiais podem ser comprados até sexta-feira (24) nas estações Pavuna, Del Castilho/Nova América, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado e Ipanema/General Osório, das 8h às 21h. Após a sexta, os cartões poderão ser adquiridos somente nas estações Central, Carioca e Largo do Machado. Os cartões de ida e volta custam R$ 5, e os só de ida ou volta custam R$ 2,80. Cada cliente pode comprar até dez cartões por vez.

(Números 25:12b) - Eis que lhe dou a minha aliança de paz;

Nenhum comentário:

Postar um comentário