BR-101 Rodovia Translitorânea (nome oficial) "Rodovia Governador Mário Covas[1]" | |
Extensão | 4 768,4 km (2 963,6 mi) |
Inauguração | 1957 (trecho Curitiba - Florianópolis) década de 1950 (trecho Florianópolis - Torres) década de 1960/70 (trecho Torres - Parnamirim) década de 1980 (Rodovia Rio-Santos) década de 1950/60 (Trecho Rio - Salvador) 1988 (duplicação Curitiba - Florianópolis) 2009 (duplicação Florianópolis - Torres) 1958 (Salvador - Touros) 2002 (Duplicação Salvador - Touros) |
Tipo | Rodovia Longitudinal |
Limite norte | RN-023 em Touros, RN |
Interseções BR-304 em Parnamirim, RN BR-230 em João Pessoa, PB BR-232 em Recife, PE BR-235 em Aracajú, SE BR-324 em Feira de Santana, BA BR-030 em Ubaitaba BA BR-367 em Eunápolis, BA BR-262 entre Cariacica e Viana, ES BR-050 em Santos, SP BR-280 em Araquari, SC BR-470 em Navegantes, SC BR-282 em São José, SC BR-290 em Osório, RS. | |
Limite sul | São José do Norte, RS |
Concessão | Autopista Litoral Sul, Ecovias, Ponte S/A, Autopista Fluminense |
Lista de rodovias do Brasil |
Segue no sentido Norte - Sul por praticamente todo o litoral leste brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Tem dois trechos não construídos entre Peruíbe (SP) e Iguape (SP), e entre Cananeia (SP) e Garuva (SC).
É uma das mais importantes rodovias brasileiras, parte da Rodovia Pan-americana.
O trecho da BR-101 entre Curitiba e Florianópolis, de 312 km, foi totalmente duplicado no Governo FHC [2] [3]
Encontra-se em duplicação o trecho que liga Florianópolis à Porto Alegre, entre Palhoça (SC) e Osório (RS), de 350 km, e também o trecho entre Natal, no Rio Grande do Norte, e Palmares, em Pernambuco, de 404km de extensão (sendo que cerca de 70km que cortam a Região Metropolitana do Recife já eram duplicados).
Um dos próximos trechos a receber duplicação em breve será o trecho entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.
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Percurso
Serve, dentre outras, às seguintes cidades:Rio Grande do Norte - RN
- Touros (RN) - Ponto extremo norte
- Natal (RN)
- Parnamirim (RN)
- Tibau do Sul (RN)
Paraíba - PB
- Mamanguape (PB)
- João Pessoa (PB)
- Acesso a Campina Grande (PB) pela BR-230
- Acesso a Fagundes (PB) pela BR-230 e pela PB-100
Pernambuco - PE
Encontra-se em fase final de duplicação o trecho da divisa com a Paraíba até Palmares. O trecho referente ao contorno de Recife, embora duplicado necessita de reparos e melhorias, a licitação realizada para sua recuperação não obteve propostas [4]. O trecho de aproximadamente 25 km , entre o acesso a Catende, no município de Palmares, e a divisa com Alagoas, foi licitado em dezembro de 2009[5] e as obras estão em fase inicial. .- Goiana (PE)
- Igarassu (PE)
- Abreu e Lima (PE)
- Recife (PE)
- Jaboatão dos Guararapes (PE)
- Cabo de Santo Agostinho (PE)
- Acesso a Ipojuca (PE)
- Escada (PE)
- Ribeirão
- Palmares (PE)
- Xexéu (PE)
Alagoas - AL
A para fins de duplicação a BR-101, no estado de Alagoas, foi dividida em seis lotes, dos quais cinco já foram licitados [6] [7] e as obras em fase inicial. O sexto lote será executado pelo 2º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro.[8]- Novo Lino
- Maceió (AL)
- Acesso à cidade pela BR-104
- Campo Alegre (AL)
- São Miguel dos Campos (AL)
- São Brás (AL)
- Acesso a Penedo (AL)
- Teotônio Vilela (AL)
- Junqueiro (AL)
Sergipe - SE
- Propriá (SE)
- Nossa Senhora do Socorro
- Itaporanga d'Ajuda (SE)
- Estância(SE)
- Umbaúba (SE)
- Cristinápolis (SE)
Bahia - BA
- Alagoinhas (BA)
- Feira de Santana (BA)
- Governador Mangabeira (BA)
- Cruz das Almas (BA)
- Santo Antônio de Jesus (BA)
- Acesso a Bom Despacho na Ilha de Itaparica (BA) via Nazaré das Farinhas(BA) (BA-245 e BA-001), acesso a Amargosa (BA) (BA-046) até Milagres (BA) BR-116
- Valença (BA) Entroncamento com a (BA-381)
- Acesso à Região da Costa do Dendê (BA) (BA-001 e BA-650), às ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba até Camamu (BA)
- Ubaitaba (BA)
- Ubaitaba (BA)
- Acesso à BR-030
- Itabuna (BA)
- Acesso a Ilhéus (BA)
- Itabuna(BA)
- Acesso à BR-415 - Sentido à Vitória da Conquista(BA) BR-116
- Eunápolis (BA)
- Acesso a Porto Seguro (BA)
- Itamaraju (BA)
- Teixeira de Freitas (BA)
Espírito Santo - ES
- São Mateus (ES)
- Acesso a Guriri
- Linhares (ES)
- João Neiva (ES)
- Ibiraçu (ES)
- Fundão (ES)
- Serra (ES)
- Acesso a Vitória
- Cariacica (ES) (O trecho entre os municípios de Serra e Cariacica é conhecido como "Rodovia do Contorno", considerada uma das mais perigosas do estado do Espírito Santo)
- Viana (ES)
- Acesso a Guarapari
- Iconha (ES)
- Rio Novo do Sul (ES)
- Acesso a Itapemirim e Marataízes
Rio de Janeiro - RJ
- Bom Jesus do Itabapoana - Obras de duplicação até Campos pela concessão da rodovia para a iniciativa privada, prevista para esse ano, segundo o governo federal.
- Campos dos Goytacazes - Obras de duplicação até a cidade de Rio Bonito, local onde começa a pista dupla da BR-101 até o entroncamento com o segmento chamado Rio-santos, ao qual, também está em processo de duplicação em 36Km até Itacuruçá, distrito de Mangaratiba (RJ)
- São Gonçalo (RJ)
- Niterói (RJ) - Ligação com o Rio de Janeiro pela Ponte Rio-Niterói, que também faz parte da BR-101
- Rio de Janeiro (RJ) - Inclusive, pela Região da Leopoldina e pelos subúrbios de Campo Grande e Santa Cruz (trecho conhecido como Avenida Brasil) até seu entroncamento com a Rio-Santos, continuação desta estrada, só que segue com duas denominações Rio-Santos ou Governador Mário Covas até a cidade de Ubatuba, onde sua circunscrição deixa de ser federal e passa a ser estadual, com o prefixo de SP-055.
- Itaguaí - Obras de duplicação em vigor até Itacuruçá (RJ)
- Mangaratiba - Obras de duplicação em vigor até Itacuruçá (RJ)
- Angra dos Reis (RJ)
- Acesso à Barra Mansa (RJ) pela RJ-107
- Parati (RJ) - Acesso a BR 459
São Paulo - SP
- Ubatuba (SP) -
- Inicio do trecho administrado pelo governo paulista, sendo denominada Rodovia Manoel Hypólito do Rego SP-55. Estende-se de Ubatuba (SP) e Peruíbe (SP):
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- Acesso à Taubaté (SP) pela Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125)
- Caraguatatuba (SP)
- Acesso à São José dos Campos (SP) pela Rodovia dos Tamoios (SP-99)
- São Sebastião (SP)
- Acesso à Ilhabela (SP) através do serviço de ferry-boat
- Acesso à Mogi das Cruzes (SP) pela Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98)
- Bertioga (SP)
- Santos (SP) - (Área continental)
- Acesso ao Guarujá Rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-55)
- Cubatão (SP)
- Acesso à área urbana/insular do município de Santos pela Via Anchieta (SP-150 ou BR-050)
- Acesso à São Paulo pela Via Anchieta (SP-150 ou BR-050) ou pela Rodovia dos Imigrantes (SP-160)
- São Vicente (SP) - (Área Continental)
- Praia Grande (SP)
- Mongaguá (SP)
- Itanhaém (SP)
- Peruíbe (SP)
- Acesso à Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) pela SP-55
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- Interupção da rodovia entre Peruíbe e Iguape (trecho projetado)
- Iguape (SP) - o trecho entre iguape e a divisa com o Paraná está sob administração estadual e possui trechos "em implantação".
Paraná - PR
- O trecho no estado do Paraná não existe. O acesso ao restante da rodovia em Garuva no estado de Santa Catarina é feito passando pelas rodovias SP-226, BR-116 (até Curitiba) e BR-376
- Antonina (PR) - uma das cidades onde a passaria o trecho "planejado" da rodovia.
Santa Catarina - SC
- Garuva (SC) - reinicio da rodovia
- Joinville (SC)
- Acesso a São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul, Mafra e Porto União pela BR-280
- Navegantes (SC)
- Acesso a BR-470
- Itajaí (SC)
- Balneário Camboriú (SC)
- São José (SC)
- Acesso a Florianópolis (SC) (ilha de Santa Catarina) pela BR-282
- Palhoça (SC)
- Acesso a Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado, Lages e oeste de Santa Catarina pela BR-282
- Tubarão (SC)
- Acesso a Braço do Norte pela SC-438
- Araranguá (SC)
Rio Grande do Sul - RS
- Maquiné (RS)
- Osório (RS)
- São José do Norte (RS) - Ponto extremo sul
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