terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Hábitos simples podem reduzir, e muito, o gasto de combustível

O consumo de combustível de um automóvel pode ser comparado com o funcionamento de uma bicicleta: o ciclista emprega energia nos pedais para a bicicleta se movimentar. E quanto mais obstáculos encontra, consequentemente, mais vezes precisa diminuir a velocidade, maior o número de pedaladas e força que o ciclista precisará exercer.

A diferença para o carro é que a energia para mover o motor é medida em litros de combustíveis, que custam e poluem. Existem algumas maneiras de reduzir o consumo, atitudes que fazem bem não apenas para o bolso, mas para o meio ambiente.

A partir de uma conferência com diversos especialistas europeus em eficiência de energia, foi criado o projeto Ecodriven (veja em www.ecodrive.org.br) que sugere aos motoristas comportamentos para a diminuição do consumo de combustível e das emissões dos gases poluentes. São recomendações simples que podem ser praticadas por qualquer motorista e ainda têm o benefício de reduzir os riscos de acidentes e a poluição sonora. É a chamada direção ecológica ou não-agressiva.


"Quando freamos desnecessariamente,
estamos jogando energia de movimento fora
e desperdiçando combustível."


Eduardo Tomanik, engenheiro da SAE Brasil

O projeto recomenda algumas atitudes. A marcha deve ser trocada quando o motor estiver entre 2.000 e 2.500 rotações por minuto (rpm) e a velocidade mantida constante — o ideal é utilizar sempre a marcha mais alta com baixas rotações. É preciso ficar atento ao trânsito, prevendo e antecipando os movimentos para evitar manobras bruscas. Com o carro engatado, desacelere suavemente antes de frear, pois quando acionamos os freios, a energia de movimento é jogada fora, causando um desperdício de gasolina que pode chegar a 33%. Também é necessário verificar a pressão dos pneus — uma pressão 25% abaixo da recomendada pode aumentar a resistência do veículo em 10%, exigindo do motor mais força para fazê-lo rodar.

Com a aplicação da direção ecológica, o Programa Europeu de Mudança Climática (ECCP) calculou que haveria uma redução de, no mínimo, 50 milhões de toneladas de CO2 em dez anos na Europa e uma economia de 20 bilhões de euros. Quando a companhia de ônibus NigBus, da Áustria, iniciou o treinamento de seus motoristas para a direção ecológica, conseguiu reduzir o consumo em 5% no seu dia a dia, com a economia chegando a 7% a longo prazo.

O engenheiro Eduardo Tomanik, Coordenador da Comissão de Motores Otto da SAE Brasil, entidade formada por especialistas do setor automotivo, explica que para consumir menos, o carro precisa estar devidamente revisado. “Regular o motor, verificar a pressão dos pneus, o nível do óleo e o estado do filtro de ar, tudo conforme indicado no manual do carro, fará com que o veículo funcione dentro do seu ponto ótimo, evitando desperdício de combustível”.

Além de manter o carro em dia com as revisões e praticar uma condução não-agressiva, o excesso de peso, bagageiros que diminuem a aerodinâmica e estradas sem a devida pavimentação também contribuem para o gasto maior de combustível, alerta Tomanik.


Mito e realidade

O engenheiro Eduardo Tomanik, da SAE Brasil, esclarece algumas verdades sobre o consumo de combustível dos veículos automotores.

Existem aditivos que ajudam a reduzir o consumo de combustível?
Existem dois tipos de aditivos para o carro. Os manuais dos veículos recomendam alguns tipos de óleo aditivado. Esses possuem selo de certificação e ajudam bastante na redução do consumo. O segundo tipo são os aditivos vendidos separadamente nos postos de gasolina. Esses não são certificados e, em geral, não são recomendados pelos especialistas.

A limpeza dos bicos injetores diminui o consumo?
Se estiverem entupidos sim. Mas não é necessário limpá-los com muita frequência. Na maioria das vezes essa limpeza deve ser feita a cada 50 mil quilômetros.

Qual é o tempo máximo para deixar o motor ligado quando o carro está parado?
Esse tema é complexo. Alguns dizem que se ficar parado por mais de 10 segundos já vale a pena desligar. Mas isso aumenta o desgaste das peças e diminui a vida da bateria. Em termos de economia de combustível, cerca de 2 minutos parados já justificaria desligar o motor, mas essa é uma recomendação delicada. Imagine, por exemplo, se o carro não pega no farol.

Ar condicionado ligado ou vidro aberto?
Em baixas velocidades, vale a pena abrir a janela. Na estrada, muitas vezes o consumo causado pelo arrasto aerodinâmico é maior que o provocado pelo ar condicionado. Isso varia muito de acordo com cada modelo de carro, pois quanto mais aerodinâmico for, menor é o impacto da janela aberta. Estudos mostram que o aumento do consumo por causa do arrasto pode chegar a 20% em alguns modelos. Mas para usar o ar condicionado, o seu filtro precisa estar limpo, pois a sujeira restringe a passagem do ar. Então é preciso aumentar a potência do motor, aumentando o consumo de combustível.

Abastecer após o travamento da bomba aumenta o desperdício?
Não se deve encher o tanque além do limite, pois pode encharcar um dispositivo chamado canister, que justamente serve para “capturar” as evaporações do combustível e devolvê-las ao tanque, para que não ocorra gasto por evaporação.

Areia e lama nos pneus aumentam o gasto?
É como acontece quando estamos pedalando uma bicicleta. É muito mais difícil em uma pista de terra ou areia, pois aumenta o arrasto do pneu. 
      

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