segunda-feira, 4 de abril de 2011

Um ano depois, nova Marginal Tietê ainda tem falhas na sinalização


Foto: André Lessa/AE 
Acidentes na Marginal do Tietê diminuíram após a finalização das obras de ampliação  
Acidentes na Marginal do Tietê diminuíram após a finalização das obras de ampliação

Isabella Ayub

Já faz um ano que as obras da Marginal Tietê foram concluídas e a pista central foi inaugurada, mas os motoristas ainda reclamam de falhas na sinalização na avenida.

A repórter da Rádio Sul América Trânsito Adriana Cimino, que acompanha o trânsito nas ruas diariamente, comenta que muitos motoristas ainda ficam confusos e inseguros em utilizar a via.

“As pessoas têm medo de usar essa pista central, porque em vários momentos ela dá acesso à Rodovia dos Bandeirantes, à Dutra, à Anhanguera, então muita gente acaba se perdendo”, explica.

Embora cerca de R$ 24 milhões tenham sido investidos na sinalização na região, essa é a questão que ainda mais irrita os motoristas.

“Tem também a questão da falta de atenção, porque quem não pegar a última saída acaba caindo na rodovia e então tem que ir e voltar tudo”, conta Adriana.

Porém, de acordo com Pedro da Silva, diretor de Engenharia de Trânsito da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), órgão responsável pela reforma da Marginal Tietê, a sinalização da avenida está quase completa.

“Em termos de sinalização estamos com ela praticamente concluída. Falta apenas o trecho em frente ao Anhembi, o trecho da Ponte Estaiada com conexão com a Avenida do Estado. Mas nos outros 23 km ela já está finalizada”, afirma.

Para Pedro, a confusão dos motoristas não está relacionada à sinalização, mas ao fato de eles ainda não estarem acostumados com a nova configuração da Marginal.

“Existe uma comunicação entre as três pistas, tanto da expressa para a central quanto da central para a local. As pessoas que estão na expressa e querem ir para a local se confundem, porque as pistas ficaram muito distantes uma da outra. A placa está lá, mas conforme o motorista for se habituando ao uso, vai saber onde entrar”, explica.

Resultados

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), as obras da Marginal Tietê tiveram um impacto positivo no trânsito.

Comparando as médias de lentidão registradas no segundo semestre de 2009 com o segundo semestre de 2010, houve melhora de 22% nos índices de lentidão em toda a cidade de São Paulo, que passaram de 72,9 km para 56,9 km, das 7h às 20h.

Ainda segundo a companhia, houve melhorias também no número de acidentes da via depois da ampliação das pistas: entre abril e setembro de 2009, a CET registrou 375 acidentes com vítimas e 274 acidentes envolvendo motos na Marginal Tietê.

Entre abril e setembro de 2010 houve um decréscimo de 16,3% na quantidade de acidentes com vítimas (314 ocorrências) e de 28,8% de acidentes envolvendo motos (195 ocorrências).



Nenhum comentário:

Postar um comentário