quinta-feira, 21 de abril de 2011

Multas por falta de cinto de segurança em estrada sobem 70%

Do Metro

O número de multas por falta de cinto de segurança nas rodovias estaduais de São Paulo aumentou quase 70% nos últimos três anos, segundo balanço divulgado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Foram 69.544 motoristas multados no ano passado, ante 41.119 infrações em 2007.

O balanço do DER aponta uma média de 190 motoristas multados por dia no ano passado por não usarem o equipamento.

Levantamento realizado pela Polícia Rodoviária indica que, em média, sete motoristas sem cinto se envolveram diariamente em acidentes em estradas federais no primeiro semestre do ano passado. Em 2009, a média era de 6,3 por dia.

A ausência do cinto de segurança é considerada infração grave pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). O motorista flagrado perde cinco pontos da carteira e tem que pagar multa de R$ 127,69.

Cadeirinha

Exigida para crianças de até sete anos desde setembro do ano passado, a cadeirinha de segurança também começou a cair no esquecimento. Entre o início da lei e fevereiro deste ano, a CET multou mais de 1,7 mil motoristas pela falta do equipamento.

A infração é considerada gravíssima. O motorista que não usar a cadeirinha paga R$ 191,54, além de ganhar sete pontos na carteira e ter o veículo retido até a regularização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário