quinta-feira, 21 de abril de 2011

Operação Lei Seca dá início a nova fase com palestra educativa


Marcelo HornA Operação Lei Seca já salvou milhares de vidas em três mil blitzes realizadas nos últimos dois anos. O resultado de uma das ações mais importantes do Governo do Estado comprova o sucesso da pioneira política pública de redução de vítimas de trânsito. Para manter o saldo positivo, equipes da operação se reuniram nesta quarta-feira (13/4) com 350 funcionários da Ambev, maior empresa de produção e comercialização de cervejas do mundo, para reforçar os perigos da mistura de álcool e direção e formar agentes multiplicadores. A parceria inusitada marcou o início da nova fase da Lei Seca.

Durante todo o ano, a população poderá conhecer um pouco mais sobre a operação em palestras que serão feitas em escolas, universidades e empresas. Trinta e oito agentes da Operação Lei Seca, incluindo cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito, se tornaram professores na campanha educativa. No novo cronograma, as equipes irão conscientizar mais de 30 mil pessoas por mês. Com o tema “O Estado vem fazendo a sua parte. Faça você a sua e salve vidas”, a iniciativa da Secretaria de Governo pretende fazer do cidadão um promotor das ações.

- O Estado mostrou que esse é o caminho para reduzir a violência nas vias. A operação é referência para todo o país. A Ambev é uma grande parceira e começamos assim a intensificar as ações de prevenção, que já eram realizadas de forma esporádica em empresas e instituições de ensino. Agora, consolidaremos a mudança de hábito. Vamos fazer cinco palestras por semana. Ainda hoje, participaremos de um debate na Universidade Veiga de Almeida. Em breve, serão feitas apresentações também nas escolas estaduais - anunciou o coordenador-geral da Operação Lei Seca, major Marco Andrade.

Funcionários aprovam palestras
As campanhas e a fiscalização da Lei Seca - feitas na capital, na Região Metropolitana e na Baixada Fluminense - foram detalhadas no encontro de hoje. Um vídeo educativo mostrou as consequências do uso excessivo do álcool. Os agentes explicaram como os motoristas são abordados nas blitzes e passam pelo teste do etilômetro para medir o teor de bebida alcoólica ingerida. Números de operações realizadas e de acidentes evitados pelas operações e as histórias de vítimas do trânsito também foram apresentadas e impressionaram os funcionários da Ambev, que aprovaram a iniciativa.

- Eu achei a palestra bastante construtiva, porque vivemos um momento muito violento. O trânsito mata mais do que acidentes de avião e, se duvidar, mais do que armas de fogo. O projeto mudou a vida do cidadão fluminense, que está mais responsável. Parece que a impunidade acabou. Pessoas alcoolizadas acham que podem fazer tudo no volante, eles têm excesso de confiança. Eu tenho consciência. Já fui parado na Lei Seca e posso dizer que fui muito bem tratado e ainda recebi os parabéns - contou o motorista de distribuição, Sérgio Cassiano dos Santos.

O ajudante de caminhão José Romão Batista ficou atento a cada informação divulgada durante os trinta minutos de palestra. O assunto interessava, já que na última segunda-feira ele presenciou um acidente de trânsito. Um amigo do funcionário da Ambev, que dirigia alcoolizado, atropelou uma pessoa em um ponto de ônibus. Para José, ouvir as mensagens dos cadeirantes foi o mais emocionante. O ajudante de caminhão fez questão de dizer que irá repassar a mensagem a seus amigos e familiares.

- A Operação Lei Seca está salvando muitas vidas e assistir a uma palestra sobre o trabalho dos agentes foi muito bom e esclarecedor. Por causa da bebida, o meu vizinho atropelou uma pessoa no ponto de ônibus onde eu estava. Ele morreu na hora e a vítima, ontem. Por isso que acho importante disseminar o perigo dessa mistura fatal. Precisamos divulgar para que a mortalidade no trânsito seja reduzida cada vez mais - afirmou emocionado.

Marcelo Horn

Lei Seca em números
Do dia 19 de março de 2009 até a última terça-feira (12/4), 450.251 mil motoristas foram abordados nas blitzes, 76.087 mil foram multados e 32.018 mil tiveram a habilitação apreendida. Os agentes realizaram 424.267 mil testes com o etilômetro. Desse total, 4.127 mil condutores sofreram sanções administrativas e 1.488 mil criminais.

Campanhas
Imprensa OficialNos últimos anos, mais de 60 mil panfletos coloridos da Operação “Lei Seca” já foram impressos pelas máquinas off-set do parque gráfico da Imprensa Oficial. Além de apoiar a campanha imprimindo material de conscientização, a IO também publica pôsteres coloridos como encarte no Diário Oficial, que podem ser afixados em locais de grande circulação.

Com a modernização do parque gráfico da Imprensa Oficial, a empresa atualmente reúne condições técnicas para apoiar campanhas de conscientização, além de atender as demandas estaduais por produtos gráficos.

Leia mais no D.O. Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário