sábado, 16 de abril de 2011

Mulheres são minoria no trânsito de Roraima

Dados do Setor de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran), mostram que no Estado existem 107.504 motoristas habilitados. Destes, apenas 30.706 são mulheres, sendo que 26.855 possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, 3.217 têm Permissão para Dirigir e 634 são carteiras antigas que não foram renovadas.

Os números mostram ainda que 16.400 mulheres estão habilitadas na categoria AB, onde podem dirigir motos de qualquer cilindrada e veículos de até 3.500 kg, com capacidade máxima de sete passageiros. Já 2.565 possuem CNH da categoria A, 11.617 categoria B, 54 mulheres possuem categoria C, 77 têm CNH D e apenas duas categoria E.

A funcionária pública do município de Amajari, Airlamar Silva de Souza, é motorista e possui habilitação há muitos anos. Ela firma que dirige veículos de grande porte há mais de 10 anos, fazendo o trajeto entre Boa Vista e o interior do Estado. “Uma coisa posso garantir, geralmente nós mulheres somos mais cuidadosas, ainda mais quando temos filhos. Tenho muito cuidado e graças a Deus nunca me envolvi em acidentes e nem recebi multas” disse a motorista.

A vendedora Ennya Barroso Santos, que dirige há muitos anos possui a CNH da categoria B. Ela também acredita que mulheres são mais responsáveis e evitam ainda ingerir bebida alcoólica antes de dirigir. “Acredito que as mulheres dirigem melhor, elas são mais cautelosas e prestam mais atenção no trânsito”, afirmou.

O motorista profissional Francisco Soares trabalha numa empresa há mais de uma década. Ele observa que as mulheres se envolvem menos em acidentes e cometem menos infrações. “Não concordo com a fama de que as mulheres são ruins ao volante, pelo contrário, elas dirigem bem. No entanto, isso não é regra, afinal, basta dirigir para estar sujeito a acidentes. O importante é tomar cuidado independente de ser homem ou mulher” observou.

De acordo com a chefe Seção de Suspensão e Cassação de Carteira Nacional do Detran, Caroline Sampaio Radin, o número de infrações cometidas pelas mulheres no trânsito é muito menor que dos homens e as estatísticas comprovam isso. Segundo ela, na dinâmica do dia-a-dia, todos compartilham este espaço público, mais masculino do que feminino, porém elas são conhecidas por serem mais cuidadosas e se envolvem menos em acidentes” destacou Caroline.

Dados
Os dados mostram que de janeiro de 2010 até março deste ano, 251 motoristas tiveram o direito de dirigir suspenso por excesso de pontos na Carteira de Habilitação, a maioria por receberem multas gravíssimas. Deste total, 222 são homens e apenas 29 do total são mulheres.

Leia a Biblia
(I João 2:12b) - porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário