quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Flagrantes de perigo no trânsito



Cenas que podem ocasionar acidentes graves e motoristas despreocupados. Este é o cenário em muitos pontos da capital
21/02/2011 - 07:24
Imprudências que podem levar a graves acidentes (Fotos: Portal Infonet)
O retrato de um trânsito que cresce a passos largos e se confronta com motoristas cada vez mais desatentos e despreocupados em não obedecer às normas que regem o código. Em menos de 24 horas a equipe do Portal Infonet flagrou imagens de condutores que cometeram várias infrações. Desde motoristas que utilizavam o telefone celular enquanto dirigiam, trabalhadores sendo transportados na carroceria de um caminhão e até motociclista que se arrisca pilotando na contramão de uma avenida de grande movimento.
Para o coordenador de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), capitão José Luiz Ferreira dos Santos, o problema é que as infrações consideradas de menor proporção podem ocasionar graves acidentes. “O cidadão confia tanto na sua agilidade e na habilidade de condução do veículo que acha que o simples fato de atender um telefone celular não vai acontecer nada com ele. Atualmente temos a situação dos cintos de
O coordenador de trânsito da SMTT, Capitão José Luiz
retenção, as pessoas acham que seu filho solto no banco de trás do carro nunca vai se envolver em um acidente, e as coisas acontecem”, lembra o capitão que deixa claro a importância de respeitar o código de trânsito.
“O simples fato de você ligar a seta antes da manobra já informa ao outro motorista que fique em alerta, mas o que se ver hoje no nosso trânsito são motoristas que vão da direita para a esquerda sem ligar nenhuma seta, essas pequenas infrações podem ocasionar um acidente grave”, diz.
Fiscalização eletrônica
De acordo com dados da SMTT a colocação dos equipamentos de fiscalização eletrônica diminuiu em 15,02% do índice de acidentes por 10.000 veículos, no comparativo entre os anos de 2008 e 2009. O coordenador de Trânsito da SMTT explica porque é a favor da implantação dos equipamentos eletrônicos e deixa claro que a cobrança pelo desrespeito às leis é uma forma educativa de conscientizar o condutor.
“Quando você estuda o trânsito começa a analisar e a perceber que os fotos sensores e as lombadas eletrônicas evitam vários acidentes com óbitos. Um exemplo clássico é o que acontecia na curva do Iate, onde quase todos os meses tinham ocorrência de acidentes com graves proporções. Após a colocação dos radares acabou, isso mostra que o cidadão é mais preocupado com o valor da multa do que com a sua própria vida”, enfatiza.
A criança não consegue se segurar e o perigo vem na contramão
Criança na garupa
No trânsito intenso da avenida Barão de Maruim, localizada no Centro da capital sergipana, um motociclista que pilotava com uma criança na garupa tentava sem sucesso fazer com a menina ficasse segura e conseguisse estabilidade para seguir a viagem. O capitão José Luiz esclareceu que o transporte de crianças em moto pode ser feito desde que a mesma seja maior de sete anos.
“Para uma criança andar em uma motocicleta tem que ser maior de sete anos de idade e com capacete. É importante que o condutor se antecipe ao fato de que se tiver uma colisão a criança pode ter complicações físicas ao cair da moto. No caso de ser um pai, ele tem que estar preocupado com o bem estar do filho e ter ações que podem proteger e resguardar o seu filho”, lembra.
‘Roubadinha’
O transporte de crianças no carro de coleta também é perigoso
A famosa ‘roubadinha’ no trânsito também pode ocasionar graves acidentes. Mesmo com um grande fluxo de veículos durante o horário de pico, o condutor de uma motocicleta se sentiu a vontade para pilotar a moto na contramão da avenida Barão de Maruim. A atitude do motociclista poderia ter custado a vida da criança que destacamos anteriormente.
“Tem muitos motoqueiros que são irresponsáveis, que atravessam o canteiro central e comete infrações em curto espaço de tempo. Eles agem como se tivessem sempre prioridade e isso é muito ruim para a população. Quando são autuados vem com o mesmo discurso de que é preciso orientação e não multa, mas a gente acha que todas as nossas ações são voltadas para a orientação, inclusive a multa”, menciona.
Celular
O motorista de ônibus falando ao celular  
Um levantamento efetuado por técnicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito constatou que nos onze meses deste ano cerca de 3.386 motoristas foram flagrados circulando sem o cinto de segurança e 2.964 falando ao telefone com o veículo em movimento. Uma infração considerada pelo artigo 252 do Código média com multa prevista pela legislação de R$ 85,13. O motorista perderá quatro pontos na carteira.
Para o capitão José Luiz a gravidade do ato aumenta de acordo com a responsabilidade que o motorista representa no trânsito. Conduzindo um ônibus lotado de passageiros, um motorista desconsiderou a lei e por pouco não causou um acidente. “Motorista de ônibus, taxi, caminhão é um absurdo imagine você que é profissional do volante usando um celular. O celular tira cerca de 40% da atenção do condutor. Imagine um motorista de ônibus conduzindo vidas e falando ao telefone celular. O risco de se envolver a um acidente é bem maior. Imagine uma batida entre um caminhão e um ônibus tudo porque o motorista de ônibus
Transporte de trabalhadores em cima da carga é proibido por lei
estava distraído e falava ao celular”, alerta.
Transporte passageiros
A condução de passageiros de forma inapropriada foi também flagrada nas ruas da capital. Enquanto um caminhoneiro transportava trabalhadores em cima da carga, outro motorista transportava de forma arriscada crianças em um carro de coleta de lixo. “Esse tipo de transporte é completamente proibido. Essas pessoas estão expostas e sendo transportadas de forma desprotegida, em caso de acidente a possibilidade de uma lesão grave nessas pessoas é muito grande”, observa.   

Fonte: Infonet





Leia a Biblia
(Salmos 37:24) - Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário