quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pezão visita as obras do asfalto borracha da RJ-122

Rodovia que liga Guapimirim e Cachoeiras de Macacu é a 1ª no estado a receber este tipo de pavimento, que apresenta durabilidade até 60% maior do que o tradicional

O governador em exercício e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, foi conferir nesta quarta-feira (1/6) o andamento das aplicações do asfalto borracha na RJ-122, rodovia com 36 quilômetros de extensão que liga os municípios de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. A visita foi acompanhada pelo presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), Henrique Ribeiro, que apresentou as instalações da usina que produz este tipo de asfalto, ecologicamente correto por ser composto por pneus reciclados. A restauração da pista, que já está com 60% dos serviços concluídos, deve ficar pronta em setembro deste ano.

Pezão ressaltou a importância de este projeto se expandir para outras rodovias, não só as do estado do Rio.

- Esta restauração na RJ-122 é um passo muito importante para levarmos o asfalto borracha, mais duradouro e econômico, para outras estradas do Rio de Janeiro, servindo de exemplo para o país todo. Este pavimento retira a praga ambiental que são os pneus de rios e florestas, que vira material para pavimentar mais e mais vias – disse Pezão.

O DER-RJ, órgão responsável pelo projeto, já concluiu todo o serviço de construção de acostamento desta estrada. A área para implantação do asfalto já está pronta. O Governo do Estado está investindo R$ 50 milhões no projeto, que garante durabilidade 60% maior do que a utilizada tradicionalmente.

Para alcançar este resultado, o DER-RJ instalou pela primeira vez no país uma usina de fabricação de asfalto borracha no próprio canteiro da obra, já que a massa asfáltica produzida precisa ser transportada rapidamente para ser pavimentada ainda em alta temperatura. A novidade está exatamente nesta proximidade da fabricação do pavimento, aplicado ainda quente na pista, para garantir durabilidade de até 20 anos.

Pezao1.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário