segunda-feira, 20 de junho de 2011

Autoescolas do Estado do Rio de Janeiro serão avaliadas

Empresa visitará instituições de ensino de trânsito sem aviso prévio e criará ranking com as melhores unidades

A partir da segunda semana de julho, os profissionais da Bureau Veritas Quality International (BVQI) — empresa certificadora reconhecida mundialmente – começarão a visitar as autoescolas do estado com o objetivo de avaliar o desempenho de cada uma e, assim, criar um ranking das melhores instituições de ensino de trânsito no estado. Na última quinta-feira (16/6), em reunião no Auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ, o Detran apresentou a 301 diretores e proprietários de autoescolas os parâmetros de qualidade que serão observados durante a avaliação.

Todas as 525 autoescolas atualmente credenciadas receberão os profissionais da Bureau Veritas sem agendamento prévio. O trabalho se estenderá por três meses — 175 visitas por mês. Em parceria com o Detran, foram estabelecidos seis parâmetros de avaliação: estrutura física; recursos tecnológicos e didáticos; recursos humanos; documentação; procedimentos; e indicadores qualitativos. A autoescola que não obtiver 60% de aprovação terá um prazo de dez dias para enviar um plano de ação de reestruturação. No projeto de certificação ainda está prevista uma revisita às autoescolas que apresentarem mais problemas. O ranking ficará pronto em dezembro.

Segundo a diretora de Habilitação, Janete Bloise, neste primeiro momento, as autoescolas não serão descredenciados caso deixem de atingir a marca de 60%. A ideia é, além de criar um padrão para as autoescolas, estabelecer um modelo de fiscalização que passará a ser aplicado pelo Detran.

- Não se trata de fiscalizar. Este trabalho não bloqueia nem descredencia nenhuma autoescola. Porém, mais à frente, irá nortear nossa fiscalização. Portanto, isso é um padrão a ser perseguido por todos nós - explicou Janete, durante a reunião.

Os itens de avaliação foram estipulados a partir da Resolução 358 do Conselho Nacional de Trânsito e da Portaria 4162 do Detran, que estabelecem normas para o credenciamento das autoescolas. Cada parâmetro se desdobra em vários outros. No caso de estrutura física, por exemplo, serão observados a acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência física, a sala de recepção, secretaria, sanitários, fachada. Quanto aos recursos humanos, será avaliada a formação dos instrutores, entre outros. Índice qualitativo inclui estatísticas de aprovação dos candidatos a motoristas matriculados na autoescola e aprovados nas provas prática e teórica de direção.

- A pretensão é que as autoescolas conquistem uma espécie de ISSO - resumiu Janete Bloise.

Para criar os parâmetros de qualidade, a Bureau Veritas também fez algumas visitas a autoescolas. O trabalho começou em janeiro, depois de a empresa francesa, com atuação em 140 países, vencer concorrência pública aberta pelo Detran. Atualmente, a multinacional conta com 40 mil colaboradores em todo o mundo.

Participaram da reunião com diretores e proprietários de autoescolas o coordenador de Educação do Detran, Jorge Moreno; o diretor da Divisão de Aprendizagem, Antônio de Pádua; o coordenador técnico da Bureau Veritas, Paulo Freire; o gerente do projeto Refor, Gerson Augusto da Silva; o chefe da CNH, Wagner Augusto Barrella; e o diretor da Megamídia, Márcio Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário