quarta-feira, 16 de março de 2011

O para-brisa embaçou

Saiba o que fazer para evitar este problema nos dias frios

Com o frio, na estrada, ninguém quer deixar o vidro do carro aberto. Isso causa em muitos veículos o embaçamento do para-brisa e do vidro traseiro. E, lógico, dirigir sem uma visão perfeita, além de incomodar o motorista, é um fator que expõe o veículo a risco de acidentes.

A causa do embaçamento é a diferença de temperatura entre o exterior e o interior. Os vidros resfriados pelo ar condensam a umidade aquecida do interior do veículo. Evitar esse problema é fácil. Existem diversos métodos que podem ser usados em qualquer veículo.


Visão nítida

Algumas dicas para evitar que ocorra o embaçamento dos vidros


*Para equilibrar as temperaturas externa e interna e evitar o embaçamento, a melhor opção é resfriar o para-brisa. Seja por meio do ar condicionado (de forma que não resfrie muito o interior do veículo) ou do ventilador, que possuem uma posição que despeja o ar diretamente no para-brisa. Vale também abrir um pouco a janela do motorista para fazer entrar o ar frio.

*Outra opção é usar o ar quente do ventilador ou do ar condicionado do carro, que vai secar as gotículas presas ao para-brisa. No entanto, neste caso, em um primeiro momento haverá um embaçamento ainda maior. Portanto, o melhor é fazer essa operação com o veículo parado, até que seja restabelecida a visibilidade total.

Para o vidro traseiro deve ser usado o desembaçador que equipa a maioria dos veículos.

*Vidros engordurados intensificam o embaçamento. Por isso, é importante mantê-los bem limpos. Antes de pegar a estrada, lave-os internamente com sabão neutro ou de glicerina, principalmente o para-brisa e o vidro de trás. Não use jornais para secar, mas sim uma flanela ou papel-toalha. Aproveite e limpe-os por fora também, pois se chover, a ação dos limpadores de para-brisa ficará mais eficiente. Não use produtos de limpeza abrasivos nos vidros, pois pode prejudicá-los.

*É preciso cuidado especial quando limpar o vidro traseiro que leva o desembaçador elétrico. O uso de produtos abrasivos para limpá-lo pode prejudicar o equipamento.

*Verifique o nível do reservatório de água para lavar os para-brisas.
Evite limpar os vidros com as mãos em caso de embaçamento. O efeito será de engordurá-los, e, depois ficarão ainda mais embaçados.

*No mercado são oferecidos produtos em spray e aerossol que previnem o embaçamento dos vidros. Basta aplicá-los diretamente no para-brisa. Podem ser achados em postos de serviço e lojas de acessórios de carros.

fonte: Giro das estradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário