terça-feira, 1 de março de 2011

Salvador intensifica segurança de trios após acidentes em MG e RJ


Bombeiros e polícia técnica fazem vistoria detalhada nos veículos na Bahia.
Fiação elétrica é subterrânea nos circuitos da folia baiana, diz Saltur.

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo

Trios elétricos passam por vistoria no Parque de Exposições, em 2010 (Foto: Edgar de Souza/G1) 
Trios elétricos passam por vistoria no Parque de
Exposições, em 2010 (Foto: Edgar de Souza/G1)
Após dois acidentes com mortes envolvendo trios elétricos, um em Minas Gerais e outro no Rio de Janeiro, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) informou que vai intensificar as medidas de segurança já adotadas para garantir que não ocorram problemas durante a folia momesca em Salvador.  Os desfiles de carnaval começam nesta quinta-feira (3).
"Já adotamos ações preventivas de segurança com os trios. São 115 veículos, entre trios elétricos, mini trios, carros de apoio e carros alegóricos que serão vistoriados para poder circular nos circuitos de carnaval em Salvador. Claro que acidentes como os do Rio e de Minas fazem com que a gente intensifique a atenção com os trios", disse Claudio Tinoco, presidente da Saltur.
Cláudio Tinoco, presidente da Saltur, prevê mudanças na folia baiana (Foto: Divulgação/Ascom/Saltur) 
Cláudio Tinoco, presidente da Saltur, intensificou
medidas de segurança nos trios (Foto: Divulgação/
Ascom/Saltur)
As vistorias serão feitas até sexta-feira (4), no Parque de Exposições de Salvador, onde uma estrutura foi montada para que sejam analisados os itens de segurança de cada veículo, condições mecânicas e operacionais, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, geradores e controle de incêndio. Além disso, sanitários e lanchonetes precisam estar dentro das especificações técnicas.
O trabalho é realizado pela Emtursa, Detran, Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, Departamento de Polícia Técnica, Secretaria da Fazenda do Estado e Município, Corpo de Bombeiros. Os motoristas dos veículos são obrigados a passar pelo curso de condutores de trios.
"A segurança dos trios pode ser qualificada da seguinte forma. A central de vistorias, a capacitação dos condutores dos trios e a postura do folião, que também ajuda muito", disse Tinoco.
Ele exclui a possibilidade de ocorrer acidente durante o carnaval de Salvador como o ocorrido em Minas Gerais. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), uma serpentina metalizada teria sido jogada em um cabo de energia. O cabo teria se partido e caído no chão, atingindo também o trio.
"A nossa vantagem é que adequamos o espaço público para os trios passarem. Por exemplo, a fiação elétrica, que é subterrânea nos circuitos. Fazemos a poda das árvores e reforçamos as vias que têm galerias subterrâneas", afirmou Tinoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário