terça-feira, 14 de maio de 2013

DER ACELERA AS OBRAS DE CONTENÇÃO NO CIRCUITO TERÊ-FRI (RJ- 130)


A Região Serrana é uma área de intensas precipitações, com chuvas de intensidade acima do normal, redobrando a necessidade de monitoramento e ações emergenciais nas estradas estaduais que atravessam a localidade. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) atua nas obras preventivas e também no conserto de certos trechos danificados pelas fortes alterações climáticas. No momento o órgão está mobilizado e perto de entregar os serviços definitivos relativos a contenção de encostas no km 39 da RJ-130, no local conhecido como Alto de Vieira, dentro dessa via que liga Nova Friburgo à Teresópolis.

A obra nesse segmento da RJ-130 já se desenvolve há cerca de 30 dias, com atividades de infraestrutura relativas a contensão preventiva, somando frentes ligadas a drenagem, terraplanagem e trabalhos voltados a taludar o morro do lugar. O órgão já cumpriu 10% do cronograma, estimando ainda mais cinco meses de tarefas, contando com 50 funcionários aproximadamente.

O engenheiro responsável do DER-RJ, Marcelo Góes, explica como está sendo o trafego enquanto a obra se desenrola:

- O local se encontra em meia-pista, com toda a sinalização para orientar os motoristas. O desvio conta com o trecho do acostamento, quebra-mola e monitoramento. Esse contratempo é preciso para enfim se ter uma solução definitiva e segura nesse trecho da rodovia.

O investimento administrado pelo DER-RJ está em torno de R$ 6,5 milhões e está no programa de obras de contensão do Estado do Rio de Janeiro. A RJ-130 é uma das principais vias da Região Serrana já que liga Nova Friburgo à Teresópolis, dois municípios com intenso turismo e com economia fortemente ligada a produção de hortifrutigranjeiros e a indústria têxtil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário