sábado, 16 de julho de 2011

Obras na BR 354 entre Iguatama e Arcos sofrem ‘redução de ritmo’


As obras de recuperação da BR 354 entre Iguatama e Arcos sofreram uma “redução de ritmo”. A afirmação é de Sílvio Duarte Melo, engenheiro supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “As obras entre Arcos e Iguatama não pararam, elas estão apenas em um ritmo menos intenso”, disse. Segundo Duarte, essa queda no ritmo aconteceu por que a empresa responsável pelo contrato de restauração da rodovia precisou fazer alterações no projeto da obra.

“O que aconteceu é que o projeto estava desatualizado, ou seja, o serviço foi um pouco diferente do previsto e a construtora precisou fazer adequações na planilha para continuar a restauração”, afirmou. Segundo o engenheiro do Dnit, as obras de manutenção da BR 354 continuam. “A empresa responsável pela manutenção da rodovia continua trabalhando”, afirmou.

Funcionários trabalham na construção de canaletas para escoamento de águas da chuva na BR 354. Serviço de restauração da rodovia está interrompido/Foto: Nayara Vieira/Jornal Correio Centro Oeste
Sílvio Duarte ressaltou que a paralisação parcial das obras não tem relação com o suposto esquema de corrupção no Ministério dos Transportes. O titular da pasta, Alfredo Nascimento (PR-AM), pediu demissão após denúncia de pagamento de propina realizada pela revista “Veja”. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra, essas adequações na planilha da obra já seriam feitas antes de acontecer qualquer coisa em Brasília”, afirmou.

Essa posição é defendida também pelo senador Blairo Maggi (PR/MT). Em reportagem veiculada pelo jornal “Folha de São Paulo” ontem (11), Maggi afirma que não houve superfaturamento nas obras regidas pelo Dnit. “Não tinha nada demais. O que se chama de superfaturamento é só mudança de escopo da obra. Depois do projeto da estrada pronto precisa um viaduto, uma passagem urbana... e aí o preço vai mudando”, disse.

Magno Malta, líder do PR no Senado fez um comparação parecida também em entrevista à “Folha”. “Quando você vai comprar um carro e decide botar banco de couro, direção hidráulica, vidro elétrico, o preço vai mudando”.

Dnit

O Dnit é responsável pela manutenção de estradas federais, pela construção de rodovias e por hidrovias e parte das ferrovias. O orçamento do departamento em 2010 foi de R$ 12,3 bilhões.

Inauguração


O deputado federal Jaminho Martins (PR) esteve em Arcos e Formiga em março para “inaugurar” as obras de recuperação da BR 354. Na ocasião, o deputado explicou a previsão de custos da recuperação da rodovia. “Nesta primeira etapa será recuperado o trecho de 21,67 km de extensão localizado entre as cidades de Bambuí, Iguatama e Arcos, com investimento de R$ 21,6 milhões” afirmou.

No dia 21 de março o prefeito de Arcos Claudenir José de Melo (Baiano/PR) recebeu o deputado federal Jaiminho Martins e o superintendente do Dnit em Minas Gerais, Sebastião Donizete. Em solenidade realizada na Câmara Municipal, foi assinado o termo da ordem de serviço de recuperação da BR-354. O prefeito falou na época do trabalho realizado por ele e pelo deputado junto ao Dnit.

"Desde que assumimos o governo, estamos trabalhando junto ao deputado Jaiminho Martins, que tem grande influência na Comissão de Transportes da Câmara de Deputados e junto ao Dnit. Participamos de uma reunião com o Jaiminho Martins, em Brasília, no Dnit, para tratar da recuperação da BR 354 entre Iguatama e Arcos. Participamos também de reunião na Superintendência do Dnit, em Belo Horizonte, com Sebastião Donizete, que é o superintendente, também acompanhado do Jaiminho, tratando de outros assuntos relativos ao transporte aqui no município, mas sempre na pauta estava a restauração da rodovia entre Arcos e Iguatama”, contou.

Recomeço

Segundo o engenheiro supervisor do Dnit, Sílvio Duarte Melo, as obras na BR 354 entre Arcos e Iguatama devem recomeçar em no máximo um mês. “Acredito que essas alterações na planilha não levarão muito tempo para serem feitas. Creio que em 30 dias, assim que tivermos o novo projeto aprovado, já teremos o recomeço das obras”, afirmou.
BR 354

A rodovia BR 354 compõe um dos sistemas rodoviários mais importantes da Região Sudeste, participando da integração entre Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Sul de Minas e Vale do Paraíba. A BR-354 também é conhecida por ser a principal via de escoamento da produção estadual do grão, concentrada na região do Alto Paranaíba.
 

2 comentários:

  1. as obras atrasam muito e prejudicam motoristas de arcos e regiao que trafeguem na br - 354

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  2. O que realmente nos deixa revoltados e a atuação da PRE naquele local e se vc os denuncia ai vc passa a ser literalmente caçado naquela via. Foi o que me ocorreu acionei o Comando da PMMG e a partir de entao tive que passar a usar outra rota na ultima vez o elemento que me abordou eu sozinho na via ele riu e descaradamente me disse "O Senhor sabe porque vou fazer esta multa não sabe?" uma alusão clara minha denuncia ao comando e publicação na net do fato.

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