sábado, 16 de julho de 2011

Detran alerta para falso e-mail sobre renovação de CNH

O Departamento Estadual de Trânsito alerta os condutores sobre um e-mail falso que está circulando em vários estados brasileiros. As informações inverídicas dão conta de que caso a pessoa não renove a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no prazo de até 30 dias após seu vencimento, terá que fazer novamente todo o processo, como frequentar autoescola, fazer provas práticas e teóricas.
Segundo o diretor de Cadastro e Registro de Veículos, Santos Rosa, nada mudou quanto à renovação de carteira de habilitação. Ele afirma que a única coisa que pode acontecer com quem não renovar o documento no prazo é ser abordado e multado. “A pessoa abordada em operações ou blitze será autuada. Por isso, caso receba o e-mail, não considere as informações”, completou Santos Rosa.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a CNH vencida pode ser renovada a qualquer momento e não é cancelada automaticamente. Mas o motorista que for pego dirigindo com o documento vencido há mais de 30 dias está sujeito a multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira e apreensão da CNH, porque se trata de infração gravíssima.
TEXTO DO E-MAIL FALSO
“Foi criada uma lei, na mesma época em que foi criada a lei seca, que só pode ser renovada a carteira durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma. Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira. Esta lei não foi divulgada como a lei seca e mais de 3.000 pessoas só na cidade de São Paulo no mês de outubro de 2008, perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames”.
Ajude seus amigos e repasse; afinal, esta é mais uma "maracutaia"
que o governo faz pra tomar nosso dinheiro e nosso tempo...

REGRAS VERDADEIRAS
A CNH tem validade de cinco anos, exceto para as pessoas com mais de 65 anos de idade, que devem renová-la a cada três anos.
Para fazer a renovação, o motorista deve procurar uma clínica credenciada ao Detran para realização dos exames físicos e mentais. Para condutores habilitados antes de 1998, é obrigatório freqüentar o curso de direção defensiva e primeiros socorros, ou ser aprovado em uma prova de múltipla escolha com estes temas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário