sexta-feira, 29 de julho de 2011

Motoristas não pagarão a mais por novo modelo de placa, diz Detran-SP

SÃO PAULO - A partir de janeiro de 2012, as placas tradicionais deixarão de ser utilizadas no emplacamento dos veículos e serão substituidas por um modelo que terá películas refletivas, conforme determina a Resolução nº 372 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada no dia 23 de março deste ano, no Diário Oficial da União. A mudança acontecerá em todos os estados do Brasil.
No estado de São Paulo, os motoristas não terão de se preocupar com gastos. Aqueles que tiverem de trocar a placa não terão de pagar a mais por isso. Segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), não há previsão de aumento no serviço de relacração, que hoje custa R$ 67,18 em São Paulo. Mesmo se houvesse, o governo do estado arcaria com os gastos a mais.
Sem prazos

não há prazo determinado para que todos os veículos tenham a placa trocada. A mudança deve ocorrer gradualmente. Os carros que não forem zero quilômetro só deverão substituir a placa em casos que exijam uma nova, como transferência de propriedade, mudança de município ou estado, perda, furto, roubo ou mau estado de conservação.
Mudanças
De acordo com a resolução, a película refletiva deverá cobrir integralmente a superfície da placa.
No caso das placas de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados, além de ter a película refletiva, terão as dimensões alteradas.
As placas deverão ter 170 mm de altura e 200 mm de comprimento, enquanto as letras deverão ter 53 mm de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário