terça-feira, 19 de julho de 2011

Detro já apreendeu mais quatro 4 mil veículos irregulares este ano

Objetivo das operações é combater os piratas e garantir a segurança no transporte

Durante este ano, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Transportes, apreendeu o total de 4.483 veículos irregulares. Foram 1.353 vans, 314 ônibus e outros 2.816 táxis e carros particulares usados em transporte sem autorização. O objetivo do Detro é combater os piratas, garantir segurança à população, assim como assegurar um transporte regulamentado e de maior qualidade.


Segundo o presidente do Detro, Rogério Onofre, o órgão apertou ainda mais o cerco contra os veículos piratas, que não oferecem as mínimas condições de segurança aos passageiros. Ele também informou que o Detro é rigoroso com empresas regulares que insistem em prestar um serviço inadequado à população.


- Cumprimos a missão dada pelo governador Sérgio Cabral de garantir um transporte de qualidade no estado. Transporte de passageiros é coisa séria e quem não estiver pronto pra servir a população como deve terá que arcar com as consequências – afirmou o presidente do Detro.


As apreensões são realizadas de segunda a sexta-feira, em todo o estado. O Detro tem pontos fixos em alguns locais de acesso ao Rio e também no interior, além de equipes volantes que costumam dar cobertura nas rotas de fuga usadas pelos veículos irregulares. A iniciativa conta com o apoio de policiais militares nas operações.


Ao serem abordados nas blitzes, os motoristas têm os documentos dos veículos conferidos. Os fiscais fazem a verificação por meio de palmtops, ligados ao sistema do Detran. Desde a assinatura do convênio feito com o Detran, o Detro pode aplicar multas relativas a infrações de trânsito.


O Detro, por meio do mesmo convênio, também pode verificar as condições de tráfego dos veículos. Os veículos apreendidos são levados diretamente aos depósitos públicos dos municípios.


No caso do transporte pirata, o valor da multa pode chegar a R$ 2.018,30, fora as despesas com as diárias dos depósitos e taxas de liberação. O Detro apreende apenas veículos que transportam passageiros, tanto no transporte regular - ônibus da frota intermunicipal – quanto no complementar. Carros particulares que fazem lotadas também são alvos da fiscalização do Detro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário