sexta-feira, 4 de março de 2011

Rodovia Sul-Fronteira em MS é prioridade para Ministério



O secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO), Marcelo Dourado, reforçou na tarde de ontem que o Rodovia Sul-Fronteira, que liga Ponta Porã a Mundo Novo, é prioridade do Ministério da Integração Nacional. A secretaria, subordinada ao ministério, liberou R$ 8,2 milhões para execução da obras, mas ainda faltam R$ 24 milhões – empenhados - para conclusão do asfaltamento. Estão previstos outros R$ 22 milhões no Orçamento Geral União de 2011 para execução da obra no trecho da MS-165, entre Ponta Porã e Sete Quedas.

“Conversei com o ministro sobre a rodovia e há interesse do Governo federal. A liberação é prioridade para estes 22 quilômetros, entre Sanga Puitã (Distrito de Ponta Porã), a Aral Moreira”, afirmou Dourado, completando que “a questão de combate ao narcotráfico é muito séria” .

Por isso, o deputado federal Giroto pediu a ajuda de Dourado para efetivar a liberação dos recursos e explicou: “A obra é de importância bi-nacional, vai permitir que façamos a fiscalização da fronteira Brasil-Paraguai”.

De acordo com Dourado, já foram pagos R$ 8,2 milhões, sendo que faltam ainda liberar R$ 24 milhões que foram empenhados em anos anteriores. Mas, mesmo sendo prioridade, o secretário enfatizou que a pasta tem preocupação com o detalhamento do corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União. “Não sei o tamanho do estrago, o ministério não tem o detalhamento ainda, mas a Sul-Fronteira é prioridade”.

A afirmação do secretário foi feita ao deputado federal Giroto (PR); à secretária adjunta de Obras Públicas e Transportes de Mato grosso do Sul, Maria Vilma Casa Nova; à secretário de Estado de Produção, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, ao deputado federal Geraldo Resende (PMDB), Eduardo Riedel, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

A Rodovia Sul-fronteira tem 227 quilômetros entre Ponta Porã e Sete Quedas. A obra chegou a ser licitada pelo ex-governador Zeca do PT, mas a licitação foi questionada na Justiça e cancelada por André Puccinelli (PMDB).

A obra seria executada com empréstimo do Fonplata (Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata). No entanto, o Governo estadual remanejou o financiamento para pavimentar os acessos a Paranhos e Laguna Carapã. A Rodovia Sul-fronteira foi retomada com recursos de emendas da bancada federal ao orçamento da União.


Leia a Biblia

(Salmos 147:11) - O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.




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