sábado, 5 de março de 2011

26 pessoas morreram em acidente na BR-282, neste sábado (5). Prefeitura de Santo Cristo decretou luto facultativo por três dias.



'Acordei caída em um barranco', diz vítima de acidente em SC

Do G1, em São Paulo, com informações da Globo News
O acidente aconteceu por volta das três horas da manhã na BR-282, em Santa Catarina. O ônibus em que as famílias viajavam para Marcehal Cândido Rondon foi atingido de frente por um caminhão carregado de madeira.

"Lembro de uma batida que parecia um sonho e acordei caída no meio de um barranco, no mato." É assim que uma das vítimas do acidente que deixou 26 mortos na BR-282, em Santa Catarina, descreve os minutos seguintes à colisão. O acidente ocorreu na madrugada deste sábado (5) e deixou 20 feridos.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão carregado de madeira bateu de frente com um ônibus na região de Descanso (SC). O ônibus seguia para Marechal Cândido Rondon, Oeste do Paraná, onde parte dos passageiros participaria de um evento esportivo de bolão – um esporte típico da região e semelhante ao boliche.
"Foi terrível. É impressionante ver o pessoal gritando, pedindo por socorro. Foi a coisa mais triste de que já participei na minha vida", afirma a vítima, ainda hospitalizada.
Os passageiros do ônibus eram, na sua maioria da comunidade Linha Salto, localidade do interior de Santo Cristo. A prefeitura de Santo Cristo decretou luto facultativo por três dias. O prefeito da cidade, José Luís Sezer, seguiu de avião para o local do acidente, acompanhado de outras autoridades, como o secretário de saúde e o delegado de polícia.
"Vi que tinha gente gritando, pedindo por socorro e liguei para a polícia e para os bombeiros. Enquanto isso meu marido e minha filha foram socorrer [as vítimas]", diz Inês Maziero, que mora próximo ao local do acidente e chamou o socorro.
Acidente em Santa Catarina mata mais de 20 pessoas (Foto: Editoria de Arte/G1)
Histórico
Em outubro de 2007, outra tragédia aconteceu na mesma BR-282, também perto de Descanso, matando 27 pessoas. Na ocasião, um ônibus que viajava de Chapecó (SC) para São José do Cedro (SC) com cerca de 40 pessoas, chocou-se com uma carreta.
O ônibus e a carreta atingiram outro caminhão, e os três veículos caíram em uma ribanceira. Duas horas depois, outro caminhão acabou atingindo os veículos parados na pista, inclusive as equipes de resgate.

'Pior é a angústia da espera', diz parente de vítima de acidente em SC

Vanice de Matos ainda não conseguiu falar com tio e primos.
Polícia confirmou 26 mortes, porém nomes ainda não foram divulgados.


Ainda sem informações oficiais sobre os mortos do acidente ocorrido na madrugada deste sábado (5), em Santa Catarina, as famílias do passageiros que estavam no ônibus chegam para uma cerimônia religiosa que vai ocorrer no salão da comunidade em Santo Cristo nesta tarde. O objetivo é confortar as famílias que não conseguiram falar com parentes e amigos e acreditam que eles tenham morrido.
Até as 10h40, 26 mortes estavam confirmadas pela Polícia Rodoviária Federal e pelo hospital para onde foram encaminhadas as vítimas.
"Pior de tudo é a angústia da espera", diz Vanice Helena Diel Andrade de Matos, prefeita de Porto Vera Cruz, cidade próxima de Linha Salto, onde está a maioria das vítimas. Pelo menos sete pessoas da família de Vanice estavam no ônibus a caminho do Paraná. "Falei com meu irmão e minha cunhada, mas parece que meu tio e primos faleceram", afirmou.
Segundo Vanice, o clima na cidade é de desespero. "As pessoas que conseguem falar com seus familiares se confortam, mas se não conseguem contato se desesperam. Mas por enquanto não temos nada confirmado. São só boatos."

Os passageiros do ônibus que bateu em um caminhão que transportava madeiras na BR-282, na região de Descanso, Oeste em Santa Catarina, eram, na sua maioria da comunidade Linha Salto, localidade do interior de Santo Cristo.
O ônibus seguia para Marechal Cândido Rondon, Oeste do Paraná, onde parte dos passageiros participaria de um evento esportivo de bolão – um esporte típico da região e semelhante ao boliche.
Luto
A prefeitura de Santo Cristo decretou luto por três dias. O prefeito da cidade, José Luís Sezer, seguiu de avião para o local do acidente, acompanhado de outras autoridades, como o secretário de saúde e o delegado de polícia.
A prefeitura de Santo Cristo enviou um caminhão com câmara fria para fazer o traslado dos corpos, mas ainda não há previsão da chegada das vítimas a Linha Salto. “Estamos tendo auxílio do prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, e da prefeita de Porto Vera Cruz, Vanice de Matos, que inclusive tinha parentes no ônibus”, diz Adelaine Catarina Sezer, primeira-dama de Santo Cristo.
Acidente em Santa Catarina mata mais de 20 pessoas (Foto: Editoria de Arte/G1)(Foto: Editoria de Arte/G1)
Os feridos foram encaminhados para hospitais da região em que ocorreu o acidente. Cinco feridos foram transferidos para o Hospital São Miguel, em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina. De acordo com a instituição, todos estavam conscientes e nenhum deles corria risco de morte.
O Hospital Regional do Extremo Oeste Terezinha Gaio Basso, também em São Miguel do Oeste, recebeu 16 pacientes. Às 10h40, a instituição informou que 12 deles passavam bem, mas 4 haviam falecido. Com isso, o número de mortos no acidente subiu para 26.

Leia a Biblia
(Provérbios 1:7a) - O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento;

Nenhum comentário:

Postar um comentário