quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estrada em Itaipava vira pátio de obras


Lama e lixo chegam a todo momento no local

Cláudia Alcantara, do R7 | 18/01/2011 às 21h26
 
Cláudia Alcantara / R7
Cláudia Alcantara / R7
Caminhões depositam lama, escombros e lixo na estrada para o Vale de Cuibá, em Petrópolis
Publicidade
A estrada para o Vale de Cuibá, em Itaipava, distrito de Petrópolis, que foi a mais afetado pelas chuvas da última quarta-feira (12) na região serrana do Rio, virou um grande pátio de obras.
A todo instante chegam caminhões vazios que são preenchidos de lama e lixo para desobstruir a rodovia. As retro-escavadeiras e pás mecânicas retiraram o barro que interditava a estrada e colocaram nos caminhões.
Por causa dessa operação, o trânsito na localidade ficou congestionado. As autoridades do município pedem que se evite a circular na região para facilitar o trabalho dos operários.
Tragédia das chuvas
O forte temporal que atingiu o Estado do Rio de Janeiro dia 11 deixou centenas de mortos e milhares de sobreviventes desabrigados e desalojados, principalmente na região serrana.

As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto foram as mais afetadas. Serviços como água, luz e telefone foram interrompidos, estradas foram interditadas, pontes caíram e bairros ficaram isolados. Equipes de resgate ainda enfrentam dificuldades para chegar a alguns locais.
Veja a galeria de fotos
Na sexta-feira (14), a presidente Dilma Rousseff liberou R$ 100 milhões para ações de socorro e assistência às vítimas. Além disso, o governo federal anunciou a antecipação do Bolsa Família para os 20 mil inscritos no programa nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.
Empresas públicas e privadas, além de ONGs (Organizações Não Governamentais) e voluntários, também estão ajudando e recebem doações.

Os corpos identificados e liberados pelo IML (Instituto Médico Legal) são enterrados em covas improvisadas. Hospitais continuam com muitos feridos. Médicos apelam por doação de sangue e remédios. Os próximos dias prometem ser de muito trabalho e expectativa pelo resgate de mais sobreviventes e localização de corpos.
Em visita à região de Itaipava, em Petrópolis, o governador Sérgio Cabral (PMDB) disse que ricos e pobres ocupavam irregularmente áreas de risco e que o ambiente foi prejudicado.
- Está provado que houve ocupação irregular, tanto de baixa quanto de alta renda. Está provado também que houve dano da natureza. Isso não tem a ver com pobre ou rico.



Fonte:  R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário