sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fórum defende adoção de transporte sustentável em grandes cidades

Seminário Megacidades 2012 foi realizado nesta quinta-feira (14/6), no Parque dos Atletas

O fórum Megacidades 2012 – Transporte, Energia e Desenvolvimento Urbano –, realizado no pavilhão de plenárias do Governo do Estado, no Parque dos Atletas, ao lado do Riocentro, defendeu nesta quinta-feira (14/6) a adoção de meios de transporte de massa que aliem eficiência, segurança e rapidez com sustentabilidade como solução para os deslocamentos das pessoas nas grandes cidades, cujas ruas andam cada vez mais congestionadas.

O primeiro painel do fórum, que prossegue nesta sexta-feira (15/6), tratou do tema da mobilidade urbana e teve palestras dos ex-prefeitos de Curitiba, Jaime Lerner, e de Bogotá, Enrique Peñalosa, e do secretário de Transportes, Julio Lopes, entre outros, mediados pelo vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Pedro da Luz.

O encontro, cujas boas-vindas foram apresentadas pelo cônsul geral da Alemanha, Michael Worbs, é uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio, em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e da Prefeitura do Rio. Depois de percorrer países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Chile, o evento foi organizado pela primeira vez no Brasil, dentro da programação da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Primeiro palestrante do dia, o ex-prefeito de Bogotá, precursor do uso da bicicleta como meio de transporte na América Latina, disse que atualmente a capital colombiana possui 430 quilômetros de vias exclusivas para o uso deste tipo de veículo. Ele defende a implantação de um sistema de transporte de massa em ônibus biarticulados em detrimento dos carros particulares, além de abertura de ciclovias e calçadas para priorizar e estimular cada vez mais o uso de bicicletas e de caminhadas.

- Cidade boa não é a que o pobre tem carro, mas a que o rico usa transporte público - resumiu Peñalosa.

Criador dos Bus Rapid Transit (BRT) em Curitiba, o arquiteto Jaime Lerner elogiou a decisão da Prefeitura do Rio de também adotar o sistema na cidade como solução para desafogar o trânsito e facilitar o ir e vir da população.

- O Rio está dando um grande exemplo ao dar uma solução que não espera gerações, mas contempla a atual. O sistema vai funcionar plenamente e com isso mais cidades brasileiras vão investir em sistemas de superfície, principalmente em sistemas que dão respostas mais rápidas à população - afirmou o arquiteto.

Lerner também defendeu o projeto do carro elétrico, chamado Dock Dock, feito de material reciclado, que ele vem desenvolvendo nos últimos anos, como uma alternativa de meio de transporte público de uso individual em ciclovias. E manifestou o desejo de que o Rio de Janeiro fosse o primeiro estado do país a adotá-lo.

O secretário de Transportes, Júlio Lopes, disse que a ideia interessa e que será estudada porque vem de encontro à política do Governo do Estado de transformar o Rio de Janeiro em centro de referência tecnológica no país. Lopes ficou muito satisfeito com o resultado do primeiro painel do fórum Megacidades.

- Ficamos maravilhados com a troca de ideias, com o enriquecimento do conhecimento sobre esta questão tão complexa que é a mobilidade e a sustentabilidade. Foram apresentadas novas propostas e alternativas de mobilidade que, com certeza, vão ajudar os administradores e operadores de transporte a ter uma nova visão de como se comportar para que a gente tenha no futuro melhores cidades para se viver - disse o secretário.

Também participaram do evento como convidados o secretário estadual de Habitação, Rafael Picciani, que apresentou as ações de sua pasta, e o subsecretário de Projetos e Urbanismo da Secretaria de Obras, Vicente Loureiro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário