domingo, 15 de maio de 2011

Aposta no Arco Metropolitano

É o mesmo consórcio que, para opera-la, comprometeu-se a construir um complexo de viadutos na rotatória do Hospital Dom Helder e outro na Curva do Boi com Nossa Senhora do Ó
Da Redação
Concedida pela CPRH, a licença de instalação para construção dos 11,4 quilômetros que compõem a parte principal da Express Way, a rodovia que vai ligar Suape à BR-101 numa extremidade e ao distrito de Porto de Galinhas noutro, o governo de Pernambuco trabalha com o prazo de julho de 2012 para resolver o complicado problema que se tornou o acesso ao Complexo Industrial e Portuário, onde atualmente 100 empresas são obrigadas a contratar 1.000 ônibus para levar e trazer seus empregados, inclusive pagando pelo tempo que eles ficam nas estradas de acesso às indústrias.

A obra é um desafio de engenharia para a Construtora Queiroz Galvão, que venceu a licitação e recebeu em abril a licença da CPRH para construir os 22,8 quilômetros da estrada (parte dela sobre solo mole) e que será entregue ao consórcio das empresas Odebrecht Transport e a Invepar formada pela Previ, Petros, Funcef (fundos de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, Petrobras e Caixa) e Construtora OAS Ltda., que vai explora-lo por 70 anos.

É o mesmo consórcio que, para opera-la, comprometeu-se a construir um complexo de viadutos na rotatória do Hospital Dom Helder e outro na Curva do Boi com Nossa Senhora do Ó na estrada que leva a Porto de Galinhas.

Solução para acesso ao complexo

O governo considera que a Expresse Way resolverá o problema de acesso ao complexo porque desviará o fluxo pesado do complexo de caminhões e de ônibus dos funcionários para uma nova rodovia devolvendo à PE-60 a condição de estrada turística, além de retirar da PE-28 o fluxo de mais 7 mil veículos leves que passaram a usá-la numa rota de fuga para chegar ao complexo.

Obras de acesso

Para vencer a licitação de exploração da Express Way, o consórcio se comprometeu a construir as obras de acesso (viadutos) na atual rotatória e Curva do Boi, que devem ficar prontas também em 2012.

Super estrada

Mas o grande desafio está na definição do marco conceitual do chamado Arco Metropolitano do Recife, uma estrada de 100 quilômetros que desviará o fluxo pesado entre Igarassu e o Cabo.

Ligando as BRs

O custo iniciado do complexo de estradas que cortará as BRs-101, 232 e 408 foi estimado em R$ 1 bilhão. Mas embora sabendo que ele não será feito no seu governo, Eduardo Campos aposta nele.

Esforço conjunto

Hoje, pelo menos três Secretarias (Transporte, Desenvolvimento Econômico e Planejamento) já trabalham nele para que pelo menos um trecho – o que ligará BR-101 e BR-232 – seja formatado.

Despesa com pessoal da Polícia...

Para reduzir o número de homicídios em 28,93% no Estado em cinco anos o governo do Estado gastou R$ 6,8 bilhões, com R$ 5,3 bilhões para pagar pessoal.

Foi o maior gasto da SDS em 5 anos

O governo gastou R$ 172 milhões em armas, câmeras, sistemas e novas unidades. E R$ 1,3 bilhão foram gastos no aluguel de carros, prédios, gasolina e alimentação.

Paulo César

O ex-presidente da Celpe e vice-presidente da Companhia Paulista de Força e Luz, Paulo César Tavares, estará no Recife amanhã para um convênio de comodato de veículos elétricos com o secretário Sérgio Xavier.

Novo aeroporto

Custará R$ 51,7 milhões a concessão para a construção e operação do Aeroporto do Rio Grande do Norte. O edital da Anac sai amanhã. O governo vai R$ gastar 250 milhões para fazer o pátio e as pistas.

Com a palavra, o leitor

O segredo do Cesar para crescer

O superintendente do Cesar, Sergio Cavalcante, revela que o centro chega aos 15 anos com faturamento de R$ 50 milhões em 2010 graças a opção pela diversificação de seus mercados-alvo, que agora incluem empresas e indústrias de diversos setores.

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