terça-feira, 10 de maio de 2011

Governo do estado do Rio apresenta ônibus com tecnologia flex GNV e Diesel

Projeto faz parte do Programa Rio Transporte Sustentável e entra agora em fase de testes

Novo ônibus com tecnologia flex GNV e Diesel (Divulgação)
A Secretaria de Transportes e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do estado do Rio de Janeiro apresentaram nesta terça-feira, no Aterro do Flamengo, o ônibus com tecnologia flex GNV (gás natural veicular) e diesel.
Desenvolvido pela iniciativa privada dentro do Programa Rio Transporte Sustentável, do governo do estado do Rio, o protótipo é parte do planejamento do governo para garantir transporte mais eficiente e sustentável para a cidade, que receberá os maiores eventos esportivos do mundo nos próximos anos.
Utilizando tecnologia nacional, o ônibus pode rodar com até 90% de GNV no seu sistema de injeção. Com isso, diminui em 80% a emissão de material particulado, um dos principais vilões em centros urbanos, e em 20% a emissão de CO2, um dos principais causadores do aquecimento global.
“Da consciência ambiental das empresas surge este projeto, que alia a sustentabilidade à qualificação do transporte urbano. Para nós, é muito gratificante entregar mais um fruto da parceria do poder público com a iniciativa privada, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o governador do Rio, Sérgio Cabral.
É o primeiro ônibus com tecnologia flex GNV e Diesel homologado pelo INMETRO. O próximo momento é a fase de testes, que será acompanhada pela empresa fabricante em conjunto com o Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário