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Rodovia Presidente Dutra (nome oficial) | ||||
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Extensão | 402 km (250 mi) | |||
Inauguração | 1951 1967 (duplicação) | |||
Limite norte | Avenida Brasil, Vista Alegre, no Rio de Janeiro, RJ | |||
Interseções RJ-071 Linha Vermelha RJ-085 Av.Automóvel Clube RJ-105 (Acesso a Nova Iguaçu) RJ-125 (Acesso a Miguel Pereira e Paty do Alferes) RJ-127 (Acesso a Paracambi e Eng.Paulo de Frontin) BR-465 antiga Rodovia Rio-São Paulo BR-393 Lúcio Meira RJ-155 (acesso à Angra dos Reis) BR-354 Resende-Caxambu SP-068 Rodovia dos Tropeiros BR-459 Lorena-Poços de Caldas SP-171 antiga Estrada Real (acesso a Paraty) SP-125 Oswaldo Cruz (acesso à Ubatuba) SP-70 Carvalho Pinto SP-123 Floriano R. Pinheiro (acesso a Campos do Jordão) SP-050 Rodovia Monteiro Lobato SP-065 D. Pedro I (acesso à Campinas) SP-070 Ayrton Senna SP-088 Mogi-Dutra SP-019 Hélio Smidt BR-381 Fernão Dias | ||||
Limite sul | Marginal Tietê, Vila Maria, em São Paulo, SP | |||
Concessão | CCR NovaDutra (desde 1996) | |||
Rodovias Federais do Brasil | ||||
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Possui extensão total de 402 km, iniciando-se no Trevo das Margaridas, no Rio de Janeiro e terminando na Ponte Presidente Dutra, no acesso à Marginal Tietê, em São Paulo.
No estado do Rio de Janeiro, a rodovia tem extensão de 171 km, e no estado de São Paulo, 231 km.
A Via Dutra é considerada a rodovia mais importante do Brasil, não só por ligar as duas metrópoles nacionais, mas bem como atravessar uma das regiões mais ricas do país, o Vale do Paraíba e ser a principal ligação entre o Nordeste e o Sul do Brasil.
Em 1938 foi inaugurado o Monumento Rodoviário da Rodovia Presidente Dutra.
No final da década de 1940, a industrialização e a necessidade de uma ligação viária mais segura e eficaz entre as duas maiores cidades brasileiras levaram à construção da atual Via Dutra, inaugurada em 19 de janeiro de 1951 pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra. A BR-2, como era conhecida então, possuía pista simples em grande parte do seu percurso, e só era duplicada nos trechos entre São Paulo e Guarulhos, e na Baixada Fluminense.
Durante a década de 1960 a pista foi duplicada em vários trechos. Em 1967 foi entregue a via duplicada em toda extensão, tornando-se a principal autopista do país.
Na década de 1980 o tráfego na Dutra foi aliviado pela construção, pelo governo paulista, de uma via expressa entre São Paulo e Guararema, denominada de Rodovia dos Trabalhadores, atual Rodovia Ayrton Senna. Esta via foi prolongada na década de 1990 até à cidade de Taubaté, sob o nome de Rodovia Governador Carvalho Pinto.
Diversas personalidades faleceram em acidentes na Via Dutra, tais como Francisco Alves (1952), na altura de Pindamonhangaba e o ex-presidente Juscelino Kubitschek (1976), nas proximidades de Resende.
Em março de 1996 a operação da rodovia foi concedida e atualmente é administrada pela empresa NovaDutra S/A, a qual realizou obras de melhoria e ampliação da pista, como marginais em São José dos Campos.
Impactos da Rodovia
Além de facilitar o tráfego entre o Sul e o Norte do país, a Via Dutra possui papel essencial na recuperação econômica do Vale do Paraíba, região que se encontrava em longa decadência econômica na época da construção da rodovia.Este post foi retirado do
wikipedia
Pontes e viadutos da Rodovia Presidente Dutra
- Viaduto Bulhões
- Viaduto Resende
- Ponte Presidente Dutra
- Trevo das Margaridas
Ver também
- Sistema rodoviário do estado do Rio de Janeiro
- Sistema rodoviário do estado de São Paulo
- Vale do Paraíba
(II Samuel 23:4) - E será como a luz da manhã, quando sai o sol,
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