quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

10 dicas de segurança para quem anda de moto

Andar sobre duas rodas é uma tarefa que exige do motociclista atenção redobrada.
A segurança para essa modalidade é fundamental para evitar riscos de acidentes nas ruas. Segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), em 2010, morreram só em São Paulo 400 motociclistas. “Os dados sobre acidentes que envolvem motos são alarmantes, mas uma mudança de postura tanto por parte dos motoristas quanto dos motociclistas pode diminuir estes números e tornar nosso trânsito mais seguro”, aposta Ronaldo Rondinelli, superintendente Executivo do WebMotors.
Para colaborar com um trânsito mais seguro nas grandes cidades brasileiras, o portal WebMotors divulga uma lista com 10 dicas importantes para o motociclista seguir e evitar acidentes, que quase sempre são sérios quando se trata de um veículo de duas rodas:
  1. Habilite-se e faça cursos: Apesar de não ser suficiente, a habilitação exigida pelas autoridades ajuda os iniciantes a se acostumarem com a motocicleta. É importante também participar de cursos de pilotagem defensiva oferecidos por concessionárias, seguradoras e associações. As técnicas ajudam e muito a tornar a pilotagem defensiva e segura;
  2. Não ande nos “pontos cegos” entre os carros: passar pelo ponto cego, onde o motorista não consegue vê-lo por conta da posição do retrovisor, é inevitável mas evite trafegar em velocidade constante posicionado próximo às colunas dos veículos, onde o motorista não conseguirá ver a moto.
  3. Use equipamento de segurança: O capacete é essencial, mas não suficiente. Use luvas, roupas e calçados apropriados que podem amortecer quedas e proteger o piloto. Sandálias, chinelos ou saltos plataforma não são apropriados.
  4. Pilote sóbrio: Nunca ingira bebidas alcoólicas ou use outras drogas como remédios fortes ou estimulantes de qualquer tipo quando for pilotar;
  5. Pilote de acordo com seus limites: Não pilote mais rápido ou por muito mais tempo do que permitem suas habilidades. Evite pilotar (e dirigir) quando estiver cansado ou sob uma carga excessiva de stress;
  6. Celular: Não atenda o celular enquanto estiver pilotando a motocicleta, pois tira a concentração, além de deixar apenas uma das mãos no guidão, o que pode ocasionar graves acidentes.
  7. Fique atento aos motoristas de automóveis: Muitas vezes motoristas de carros não veem as motos e as fecham, ocasionando a queda do motoqueiro, o que traz graves conseqüências. Preste atenção o que está a sua volta. E não esqueça: Dispense o fone de ouvido.
  8. Corredores entre os carros: Reduza a velocidade ao passar entre os carros, isso pode livrar o motociclista de qualquer imprevisto, como buracos e até portas de carros, que se abrem. Outra dica é dar uma leve buzinada quando o transito está parado, para chamar a atenção dos demais motoristas;
  9. Use as setas: Sinalize suas intenções com muita antecedência. Isso também é uma exigência que está na lei;
  10. Farol ligado: é fundamental pilotar a moto com farol aceso mesmo durante o dia. O farol ligado não é só para o motorista ver melhor, mas também, para se tornar mais visível, não só aos olhos dos pedestres como para os dos outros motoristas.
O portal WebMotors mantém o programa de manutenção preventiva Agenda da Moto onde é possível cadastrar a motocicleta e receber avisos periódicos que informam as datas ideais para se trocar ou revisar as peças da moto. Além disso, o Programa incentiva a manutenção preventiva, a segurança e a preservação do planeta.

Fonte: Bagarai Motos

Leia a Biblia
(Lucas 1:50) - E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário