sábado, 26 de fevereiro de 2011

Especialistas dão dicas a motoristas que querem vencer medo de dirigir

Muita gente sai da autoescola e não tem coragem para pegar o carro. Veja dicas para enfrentar o trânsito difícil com mais segurança.

Ruas em más condições, abuso dos motoristas ou simples despreparo são problemas que explicam os milhares de acidentes no Brasil. Muita gente que sai da autoescola confessa: não tem coragem de enfrentar o trânsito das grandes cidades. Essa situação provocou uma tragédia essa semana em São Paulo.

Para enfrentar o trânsito caótico das grandes cidades como São Paulo, muitos motoristas procuram uma alternativa para aprender a driblar o medo de dirigir. Em setembro de 2008, a empresária Selma Cristina Caporalli comemorou uma conquista: a habilitação para dirigir. Mais de dois anos se passaram e a carteira está intacta, pois ela não tem coragem de enfrentar as ruas.

“Na autoescola só temo o básico para o motorista: arrumam o banco e o espelho. É seta para esquerda e para direita, vai para frente, vem para trás e faz baliza. O trânsito que a gente passa no dia a dia eles não ensinam”, reclama a empresária.

Selma Caporalli virou aluna de novo e há quatro meses sai com um gestor do curso para encarar o trânsito da cidade. “A pessoa só dirigindo naquele lugar tranquilo não vai ter noção do que é o trânsito. É muito mais que uma ruazinha ou um quarteirão”, explica o gestor de trânsito, Ronaldo Furtado Pereira.

Para a psicóloga Luciana Giordano Felini, o que realmente atrapalha é o lado emocional. “Às vezes elas acreditam que não vão conseguir controlar o carro, de repente, em uma subida. Pode ser que elas não consigam segurar o carro. Então, na verdade o trânsito para elas acaba se tornando algo muito grande e gera-se uma fantasia”, diz a psicóloga.

Para enfrentar o trânsito, não basta a carteira de habilitação. O motorista precisa estar capacitado e se sentir seguro para dirigir em qualquer situação, mas muita gente sai da autoescola e não tem coragem para pegar o carro.

“O ideal seria que a autoescola conseguisse, no momento da formação dessa pessoa como condutor, identificar algum medo ou alguma deficiência que a pessoa tem”, conta o analista de segurança viária, André Luiz Horta.

Esta semana, duas mulheres morreram afogadas depois que um carro caiu num rio em São Paulo. A motorista possuía habilitação, mas tinha medo de dirigir e contratou uma pessoa para ajudá-la a ganhar prática.

“Eu falei para ela: ‘Não vai que é muito perigoso. Você vai à autoescola, porque o carro da autoescola é mais seguro’. Só que ela não escutou o que eu falei para ela”, disse a amiga da motorista Marinalva dos Santos.

Hoje as autoescolas devem oferecer aulas de direção noturna, mas não há obrigação de oferecer aulas em situações como dirigir na chuva, na estrada ou enfrentando o tráfego pesado, de caminhões. Ou seja, a formação do motorista brasileiro ainda é precária. Muitos não ajudam e não respeitam regras básicas do trânsito.

Você que já sabe dirigir, será que não está cometendo algum erro que pode comprometer sua segurança? Quem traz as dicas é a repórter Natália Ariede. Ela entrevistou o piloto de teste Cesar Augusto Urnhani, que deu dicas para enfrentar esse trânsito difícil. Veja no vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário