terça-feira, 16 de novembro de 2010

Itinerários de linhas que circulam pela zona portuária serão alterados

 Mudanças serão realizadas em virtude das obras do projeto Porto Maravilha 


Por causa das obras de revitalização do projeto Porto Maravilha, que visa recuperar a zona portuária, a Secretaria Municipal de Transportes decidiu mudar, a partir do próximo sábado (9), os itinerários dos ônibus que circulam pela área.

Veja as modificações:

Alteração de itinerário:

a - Linhas oriundas das avenidas Brasil e/ou Rodrigues Alves (pista de numeração ímpar), com destino à praça Mauá e/ou avenida Rio Branco, deverão seguir pela “..., avenida Rodrigues Alves (trecho invertido), rua Edgard Gordilho, rua Sacadura Cabral, Praça Mauá, ...”

b - Linhas oriundas do elevado da Perimetral com destino à rua Camerino, deverão seguir pela “..., avenida Rodrigues Alves (trecho invertido), rua Edgard Gordilho, rua Sacadura Cabral, rua Camerino, ...”

c- Linhas oriundas do elevado da Perimetral com destino à praça Mauá e/ou avenida Rio Branco, deverão seguir pela “..., avenida Rodrigues Alves (trecho invertido), rua Edgard Gordilho, rua Sacadura Cabral, praça Mauá,, ...”

d - Linhas oriundas das avenidas Brasil e/ou Rodrigues Alves (pista de numeração ímpar) com destino à rua Camerino, deverão seguir pela “..., avenida Rodrigues Alves, rua Souza e Silva, rua Sacadura Cabral (trecho invertido), rua Camerino, ...”

e - Linhas oriundas da avenida Rio Branco e/ou praça Mauá com destino à rua do Livramento, deverão seguir pela “..., avenida Rodrigues Alves (pista junto aos armazéns), Retorno, avenida Rodrigues Alves (pista junto às edificações de numeração ímpar), rua Souza e Silva, rua Sacadura Cabral, rua do Livramento, ...”

f - Linhas oriundas da avenida Rio Branco e/ou praça Mauá com destino à rua Camerino, deverão seguir pela “..., avenida Rodrigues Alves, rua Edgard Gordilho, rua Sacadura Cabral, rua Camerino, ...”

g - Linhas oriundas do túnel João Ricardo com destino à avenida Rio Branco e/ou praça Mauá, deverão seguir pela “..., rua Rivadávia Correa, avenida Rodrigues Alves, avenida Rodrigues Alves (trecho invertido), rua Edgard Gordilho, rua Sacadura Cabral, praça Mauá, ...”

Alteração de itinerário e ponto final da Linha 222

IDA: ..., praça Mauá, avenida Rodrigues Alves (pista junto aos armazéns), Retorno, avenida Rodrigues Alves (pista junto às edificações de numeração ímpar), rua Souza e Silva (e/f nº 144)

VOLTA: rua Souza e Silva, rua Sacadura Cabral, rua do Livramento, rua Rivadávia Correa, avenida Rodrigues Alves, avenida Rodrigues Alves (trecho invertido), rua Edgard Gordilho, rua Sacadura Cabral, praça Mauá, ..


Saiba mais sobre os projetos de revitalização do porto e do corredor T5 



Obras foram eleitas pelo prefeito do Rio como as mais complexas para a Olimpíada de 2016

Projeto corredor T5
Com 28 km de comprimento, o corredor de ônibus expresso vai ligar a zona norte à Barra da Tijuca (zona oeste). A via deve ser composta por quatro pistas e um corredor exclusivo para a Barra.

A prefeitura diz que o tempo de viagem será reduzido pela metade com a obra - o percurso Barra-Penha poderá ser feito em até em 45 minutos. O T5 terá também 45 km de ciclovias. Dez bairros passarão por revitalização, incluindo nova pavimentação, iluminação, drenagem e trabalho paisagístico.

De acordo com Eduardo Paes, a obra, ainda sem custo definido, prevê quase mil desapropriações. O projeto começará em breve, promete ele.


Projeto Porto Maravilha
A revitalização da zona portuária do Rio é considerada uma das principais intervenções da prefeitura nos próximos anos. A iniciativa inclui projetos de infraestrutura urbana, ações habitacionais - que multiplicarão por quatro a atual população local de 25 mil moradores -, desenvolvimento de pólo cultural (compatível com a procura turística esperada) e novos negócios.

O objetivo é atrair empresas que, estima-se, vão gerar 40 mil novos empregos e R$ 200 milhões em impostos.

Com a construção do píer da praça Mauá, a ideia é transformar cerca de 30 mil metros quadrados, no Centro, em área de lazer. No local - hoje, um descampado -, haverá quiosques, restaurantes, anfiteatro, espaço multiuso ao ar livre, lâmina d'água, banheiros públicos e estacionamento.

As obras do píer começaram em outubro passado e a previsão da Prefeitura é que terminem em um ano. A construtora OAS, que venceu a licitação, executa o projeto. O investimento, de R$ 26,8 milhões, tem dinheiro dos governos federal, estadual e municipal, em parceria com a iniciativa privada.

O ponto mais polêmico das obras de revitalização da zona portuária é a possível derrubada do elevado da Perimetral, entre o mosteiro de São Bento e a rodoviária Novo Rio. O prefeito Eduardo Paes disse que o projeto está sendo analisado com cuidado.

- A possível derrubada do elevado da Perimetral ainda está sendo analisada e não está garantida. Se acontecer, a região terá total capacidade de absorver o tráfego que hoje existe, porque o elevado será substituído por túneis e outras saídas alternativas.

O presidente do Instituto Pereira Passos, Felipe Góes, disse, no lançamento do projeto de revitalização do porto, no mês passado, que a derrubada da Perimetral começaria em dois anos e duraria outros quatro. Antes, segundo ele, teria de ser implantada a chamada "avenida Binário", ligando a praça Mauá à avenida Francisco Bicalho.





Prefeito do Rio elege as obras mais complexas para Olimpíada de 2016  
Para Eduardo Paes, projetos de revitalização da zona portuária e do corredor T5 são os grandes desafios nos próximos anos

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), apontou - a pedido da reportagem do R7 em entrevista na última quinta-feira (5) - as obras para a Olimpíada de 2016 que considera mais complexas. Para ele, os projetos de revitalização da zona portuária, que a transformará em área de lazer, e do corredor T5 (via de ônibus expresso que ligará a zona norte à Barra da Tijuca, na zona oeste) são os dois maiores desafios nos próximos anos. São duas intervenções que mudam o Rio. Uma muda o Centro e a outra muda o subúrbio. Em relação ao Corredor T5, por exemplo, estamos falando em quase mil desapropriações. É muita desapropriação. Dá muito trabalho, dá muito problema. Já em relação ao processo de revitalização do porto, as obras começaram e estamos trabalhando intensamente. O T5 ainda vai começar.

Em entrevista em seu gabinete na sede da Prefeitura, no Centro do Rio,  Eduardo Paes comentou o início do planejamento para os jogos que serão realizados na capital fluminense, sem deixar de lado a ansiedade provocada pela tarefa.

- Queria que tudo já estivesse resolvido desde anteontem (risos) (...) Sinto uma angústia, pois é uma grande preocupação com o planejamento.

O município, os governos federal e estadual e o Comitê Olímpico Internacional ainda estão definindo matrizes de responsabilidades, mas é problemático, porque fazer obras no Brasil é muito difícil. A burocracia é complicada. Ainda não sabe o custo que o município terá com a Olimpíada porque "o planejamento ainda está em fase embrionária", diz o prefeito. De acordo com ele, também está em discussão "quem faz o que". O debate foi sugerido pelo próprio COI e a fiscalização de tudo o que é feito pela prefeitura já pode ser acompanhado pela população na internet, no portal http://www.transparenciaolimpica.com.br/

Para ele, houve equívocos no planejamento do Pan (Jogos Panamericanos) de 2007, realizado na cidade. Eduardo Paes acha que a estrutura gerada para os campeonatos é hoje mal aproveitada e diz que quer fazer diferente.

- Os Jogos Panamericanos foram um verdadeiro sucesso, mas acho que não se tirou deles o que podiam dar para a cidade. As estruturas poderiam ter sido melhor aproveitadas. Não houve muita preocupação com o legado. Essa é justamente a minha prioridade em relação a 2016.

Paes acha que o calendário de eventos no Rio de Janeiro nos próximos anos pode ser considerado um teste para a Olimpíada. Ele enumerou os Jogos Mundiais Militares, em 2011, Copa das Confederações, em 2013, a Copa da Mundo, em 2014, e os 450 anos do Rio, em 2015.  .http://noticias.r7.com/cidades/noticias/prefeito-do-rio-elege-as-obras-mais-complexas-para-olimpiada-de-2016-20091107.html






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