domingo, 16 de dezembro de 2012

SECRETARIA DA FAZENDA DIVULGA NOVA TABELA COM OS VALORES DO IPVA DE 2013


Proprietários de veículos poderão ter desconto de 8% no pagamento em cota única

 A Secretaria de Fazenda divulgou nesta sexta-feira (14/12) a tabela com os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2013. Os donos de veículos poderão obter desconto de 8%, caso realizem o pagamento em cota única, cujo vencimento ocorre entre os meses de janeiro e fevereiro. A alteração da taxa de desconto - que no ano passado era de 10% - acompanhou a redução da Selic.

– Como caiu a taxa Selic, reajustamos o desconto de IPVA de 10% para 8%. No entanto, para quem tiver disponibilidade de pagar o IPVA em cota única, não há negócio melhor. Não há outra aplicação financeira no mercado que supere o ganho que se tem, pagando em cota única – explicou o secretário de Fazenda, Renato Villela.

As guias para pagamento do imposto estarão disponíveis a partir de 14 de janeiro de 2013, nos sites da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br), do Bradesco (www.bradesco.com.br) e do Detran (www.detran.rj.gov.br), para impressão dos boletos de cota única e de primeira parcela. O tributo poderá ser pago pela internet ou em qualquer agência de toda rede bancária, incluindo a opção de pagamento por débito automático. A mudança fica por conta da emissão dos boletos da segunda e terceira parcelas, que a partir de agora, deverá ser feita exclusivamente no dia da quitação dos mesmos.

– O pagamento da primeira parcela ou de cota única poderá ser feito a partir de 14 de janeiro. As pessoas poderão programar o pagamento para débito automático e gozar suas férias sem preocupação. Quem optar pelo pagamento em três parcelas terá que, no dia do pagamento, baixar a guia na internet, ou ir nos totems que o Bradesco disponibiliza em vários pontos da cidade e do estado, imprimi-la e pagar no mesmo dia – afirmou Villela.

Imposto 5% mais barato

Além disso, na comparação com o ano passado, o IPVA ficará cerca de 5% mais barato, considerando todos os veículos do estado. A redução se deve à queda dos preços dos automóveis usados no mercado.

A previsão da Secretaria de Fazenda é de que a arrecadação do IPVA em 2013 seja de cerca de R$ 1,89 bilhão, um aumento de 7,4% em relação a 2012.

O valor do IPVA é calculado com base no valor médio de mercado dos veículos usados, que é fornecido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômica (FIPE). Para os veículos novos, a base do cálculo do IPVA é o valor da nota fiscal de venda do veículo e o imposto é calculado proporcionalmente aos meses restantes do ano, a partir do emplacamento.


Calendário de vencimento IPVA 2013 para veículos automotores usados:

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário