terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Rodovia RJ-104 vai receber R$ 180 milhões em investimentos

Via passará por obras de recuperação do asfaltamento, sinalização, instalação de pontos de ônibus, passarelas e viadutos


Uma das três mais violentas do estado, a rodovia Amaral Peixoto (RJ-104) vai passar por obras de recuperação do asfaltamento, sinalização, instalação de pontos de ônibus, passarelas e viadutos. A expectativa é que o fluxo atual de 30 mil veículos da via – que liga Niterói a Itaboraí, passando por São Gonçalo e Manilha – aumente significativamente nos próximos anos devido à instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) e ao crescimento das cidades do entorno. O projeto, orçado em R$ 180 milhões, será parcialmente financiado pelo
Banco Mundial e deve ser concluído em 2014.



O Governo do Estado negocia com o Banco Mundial a abertura de financiamento para investimentos na via e assinará, ainda em fevereiro, o repasse de R$ 1,8 milhão para a realização do estudo funcional. O plano define as prioridades de intervenção e a capacidade de cargas e veículos que a rodovia suporta. Segundo o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), Henrique Ribeiro, as obras levam em consideração as mudanças ocorridas e previstas para a região.



- O número de veículos que circula na RJ-104 aumentou muito depois da instalação do pedágio na BR-101 (Niterói-Manilha) e certamente não vai parar de crescer, porque as cidades do entorno, como São Gonçalo e Itaboraí, estão se desenvolvendo rapidamente. Futuramente existirá a conexão com o Arco Metropolitano e o Comperj também vai provocar o aumento do tráfego, já que pessoas de várias partes da Região Metropolitana se deslocarão para lá – afirma Henrique.



Considerada um corredor de trânsito entre Niterói, Manilha e Itaboraí, a rodovia sofre constantes intervenções de conservação. Mesmo assim, o DER-RJ registrou, de janeiro a novembro de 2011, 909 acidentes, com 16 vítimas fatais e 164 feridos. De acordo com o presidente do órgão, para reduzir esses índices e dar mais segurança aos motoristas e pedestres, a iluminação foi trocada. O sistema, inaugurado em novembro de 2011, é 33% mais econômico e preciso, composto por luminárias com alto grau de eficiência e potência. Ao todo, 555 novos postes foram instalados ao longo da via, que tem 14 passarelas.



- Já iniciamos o estudo funcional e temos até agosto para concluir o plano de reformulação da via. Além da construção de passarelas para pedestres e viadutos, estão previstos pontos de ônibus para melhorar a circulação dos coletivos, sinalização, recuperação de vias laterais e a restauração do piso em toda a sua extensão. Acreditamos que a licitação seja feita até o fim do ano e as obras, concluídas antes do fim do mandato do governador Sérgio Cabral. A proposta é melhorar o fluxo de veículos e cargas, além de minimizar o impacto dos engarrafamentos dentro dos municípios – acrescenta Henrique Ribeiro.

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