quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DER-RJ entrega as obras de recuperação da Ponte de Bom Jardim nesta sexta-feira

A obra é fundamental para retomada da ordem local, fortemente atingido com as chuvas da Região Serrana

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) entrega amanhã a recuperação dos acessos a Ponte de Bom Jardim no entroncamento com a RJ-116, reestabelecendo a ligação dos eixos norte e sul com essa importante rodovia. Essa obra é fundamental para retomada da ordem desse local que foi fortemente atingido com a tragédia das chuvas da Região Serrana no ano passado. A reintegração dessa ponte, que foi destruída e é a única entrada para o município de Bom Jardim, é considerada estratégica para a retomada natural da rotina dos moradores dessas áreas atingidas. As ações foram focadas nos reparos e reforço permanente nas cabeceiras dos dois lados, somado a pavimentação, melhorias físicas e operacionais da ponte.


A recuperação estrutural da ponte e pavimentação dos acessos nesse trecho sentido a RJ-116 é resultado do empenho do DER-RJ, junto com o investimento do Governo do Estado de aproximadamente R$ 12 milhões na realização deste projeto. Os serviços para o acesso da ponte, de 70m de comprimento - por 17,5m de largura, seguem em andamento no sentido para a RJ-146, com previsão de entrega para março deste ano. Cerca de 50 homens trabalham diariamente na realização dos trabalhos. Até a conclusão total serão construídas ainda as muretas de divisão e implantação de uma nova sinalização.


Vale ressaltar que em paralelo ao cronograma dessa obra complexa, se fez necessário a participação do exército, que atuou no local improvisando uma estrutura metálica que pudesse realizar a ligação entre Nova Friburgo e Bom Jardim, sendo a solução paliativa de momento.


A RJ-116 é a principal via de escoamento de hortifrutigranjeiros das regiões produtoras para a capital, passando pelos municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto, Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Laje do Muriaé. É também a maior rodovia estadual do Rio de Janeiro e tem vários trechos de perímetro urbano. A previsão é que mais de 200 mil pessoas serão diretamente beneficiadas com a concretização desta obra


Nenhum comentário:

Postar um comentário