sábado, 10 de dezembro de 2011

Visconde de Mauá ganha estrada-parque e estações de tratamento de esgoto

Inauguradas pelo governador, melhorias integram pacote de investimentos na região

Facilitar o “caminho” para o turismo e o desenvolvimento sustentável na região de Visconde de Mauá. Isso será possível, a partir desta sexta-feira (09/12), com a inauguração as obras do Governo do Estado de pavimentação, drenagem, contenção de encostas e sinalização viária da estrada-parque Capelinha-Mauá (RJ-163), no município de Resende.

Ao todo, foram recuperados 16 quilômetros da rodovia pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com investimento de cerca de R$ 48 milhões. Visando à preservação da natureza, a primeira estrada-parque do estado do Rio vai facilitar o acesso a Mauá, Maringá e Maromba, favorecendo o turismo na região, que conta com cerca de 130 pousadas e hotéis.

Além disso, foram inauguradas ainda as estações de tratamento de esgoto das vilas de Maringá e Maromba, em Itatiaia. Com as novas estações, 90% do esgoto será tratado, beneficiando cerca de seis mil domicílios. O projeto teve investimento de mais de R$ 10 milhões.

- Essa é uma conquista tão valiosa para economia e para o meio ambiente da região porque é uma estrada parque com todos os cuidados ecológicos além das estações de tratamento que vão salvar o Rio Preto e dar dignidade as pessoas. A economia da região ganha com geração de empregos, geração de renda, certamente a taxa de ocupação turística aqui vai crescer. É uma vitória histórica – afirmou o governador do Rio Sérgio Cabral.

A rodovia também contará com mirantes, um centro para visitantes, e passagens para travessia de animais. A idéia foi inspirada em projetos existentes no exterior, como explica o secretário de Ambiente, Carlos Minc.

- A gente estudou grandes parques do Canadá e Estados Unidos, onde há estradas-parque. Isso aqui não é só uma estrada. É o Rio de Janeiro na vanguarda do turismo sustentável. Com um pacote de investimentos, fechamos um ciclo: construímos a estrada-parque, as estações de tratamento de esgoto e implementamos a coleta seletiva de lixo – disse o secretário.

Incluídas na segunda fase do projeto, estão em andamento as obras de pavimentação de cerca de cinco quilômetros da RJ-151, entre Vila de Maromba (Itatiaia) e Ponte dos Cachorros (Resende).

Desenvolvimento e melhorias para a região

Nascidas e criadas em Visconde de Mauá, as irmãs Verônica Frech, de 63 anos, e Maria do Carmo Frech, de 62, comemoraram os investimentos e melhorias na região.

- A estrada aqui era de terra, cheia de buraco e, quando chovia, tinha queda de barreira. A gente não podia nem passar. Agora, a estrada está uma maravilha. A gente nem esperava tanto. Isso vai melhorar muito a vida dos moradores que precisam se deslocar. – disse Verônica.

Segundo dona Maria do Carmo, o saneamento básico era uma reivindicação antiga dos moradores:

- Tínhamos muitos problemas de doença por causa de água suja e da falta de tratamento de esgoto. Com saneamento, a vida vai melhorar muito.

Além de hotéis e pousadas, o comércio local também deve ser beneficiado com a chegada de mais turistas.

- Muita gente tinha medo de vir para cá e o carro quebrar no caminho porque a estrada era muito ruim. Agora, o tempo de viagem está muito mais rápido. Isso deve melhorar o turismo em Visconde de Mauá – disse a vendedora de uma loja de cosméticos naturais, Carla da Silva.


  • Fotos

  • Governador Sérgio Cabral na Inauguração da Estrada Parque de Visconde de Mauá - RJ 163


Nenhum comentário:

Postar um comentário