quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ERS-324: Curva da Morte registra menos vítimas após obra

Desde o término da restauração e melhoria do trecho, em setembro, o número de mortes é três vezes menor em relação ao mesmo período do ano passado


Aos poucos, a rodovia Passo Fundo-Marau (ERS-324) vai perdendo o apelido de Estrada da Morte. Desde o término da restauração e melhoria do trecho, em setembro, o número de mortes é três vezes menor em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, os acidentes aumentaram.

Estatísticas do 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar apontam que houve um acidente com morte após o fim das obras, quando um homem foi atropelado por um caminhão em Marau, no dia 8 de outubro. De setembro a dezembro de 2009, foram três mortes no trajeto de 23 quilômetros.
O número de acidentes, porém, cresceu 13,8% no mesmo período. Nos últimos quatro meses de 2009, foram 69 ocorrências, 18 deles com lesões corporais. Até 20 de dezembro de 2010, são 74 acidentes, 27 com feridos. Considerando todo o ano, houve crescimento de 10,3% no número de acidentes com danos. Os acidentes com feridos subiram 7,6%, enquanto as mortes na estrada subiram 14,3%, de sete para oito registros.

Parte do acostamento apresenta desnível

Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o trecho entre Passo Fundo e Marau recebeu investimento R$ 15 milhões na restauração do asfalto e construção de cinco terceiras faixas, que totalizam sete quilômetros.

As obras foram iniciadas em dezembro de 2009. Em agosto, também foi concluído o alargamento da pista e construção de um canteiro central na chamada "Curva da Morte", próximo a São Luiz da Mortandade. A sinalização do trecho também melhorou, e a previsão é reforçá-la ainda mais no primeiro semestre de 2011. Quanto à duplicação do trajeto, uma empresa já venceu a licitação e tem até julho de 2011 para finalizar o projeto.

A ERS-324
- A rodovia com fama de Estrada da Morte foi construída em 1973. Ela é bastante utilizada por transportadores de cargas e uma das principais vias de escoamento da safra da região norte do Estado. Diariamente, mais de 6,5 mil veículos transitam na estrada.
- A ERS-324 é conhecida, principalmente, pelo excesso de curvas perigosas. Em 2009, a duplicação do trecho entre Passo Fundo e Marau ficou em terceiro lugar entre as prioridades do Interior na campanha 3 Projetos para o Rio Grande, promovida por ZH 
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