segunda-feira, 20 de maio de 2013

Motorista de ônibus que avançar sinal três vezes será demitido no Rio


Prefeitura diz que condutor não poderá ser contratado por outra empresa.
Empresas terão um ano para oferecer treinamento aos motoristas.

Do G1 Rio
Motoristas de ônibus que avançarem o sinal vermelho, nas ruas do Rio de Janeiro, poderão ser demitidos. A medida faz parte do pacote da prefeitura para apertar a fiscalização contra as empresas e punir os maus profissionais, como mostrou o RJTV em reportagem exibida neste sábado (4).
De acordo com o secretário municipal de transportes, Carlos Roberto Osório, a partir de agora, se o condutor for flagrado ultrapassando o sinal vermelho três vezes, ele será demitido e não vai poder ser contratado por nenhuma outra empresa de ônibus.
“Nós não poderemos ter profissionais que colocam a vida dos nossos cidadãos em risco, de maneira recorrente e sem responsabilidade”, disse Osório.
Pelo decreto publicado no Diário Oficial, na quinta-feira (2) as empresas de ônibus terão um ano para oferecer treinamento de reciclagem e capacitação aos que ingressarem na profissão e a todos os 18 mil condutores em atividade.
As empresas de ônibus que circulam no Rio também serão obrigadas a informar mensalmente a relação detalhada das infrações cometidas pelos motoristas, que poderão ser punidos.
“Vamos criar um cadastro desses motoristas, com anotação das infrações e regras, para tirar do sistema motoristas que não tenham condições de circular e realizam infrações recorrentes ou que tenham problemas comportamentais que possa levar a vida dos passageiros em risco“, ressaltou Osório.
A RioÔnibus - que representa as empresas da cidade do Rio - informou que aceitou e compreendeu as novas determinações da prefeitura e que vai promover novos cursos de educação no trânsito para os motoristas.
Acidentes com ônibus
A prefeitura decidiu apertar a fiscalização depois de uma série de acidentes envolvendo ônibus. Foram registrados mais de dez no último mês. Na terça-feira (30), o ciclista Pedro Nikolay morreu ao se chocar com ônibus na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na Zona Sul.
Na sexta-feira (3), um homem ficou ferido depois de ter sido atingido na calçada, no campo de são Cristóvão, na Zona Norte. Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, uma mulher morreu atropelada, também por um ônibus, na Avenida Doutor Mario Guimarães.
O caso mais grave foi no dia 2 de abril. Uma briga entre motorista e passageiro provocou a queda de um ônibus do viaduto sobre a Avenida Brasil. Oito pessoas morreram e outras nove ficaram feridas

.Fonte G1 Rio
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário