segunda-feira, 18 de junho de 2012

Operação Lei Seca lança campanha educativa para conscientizar ciclistas

Equipes distribuíram 8.700 panfletos da ação 'Capacete: Ciclista Que Tem Cabeça, Usa' em ciclovias da cidade

Depois de mais de três anos de operações bem-sucedidas coibindo motoristas que dirigem alcoolizados, o que resultou na redução de 34% no índice de mortes por acidentes automobilísticos no Estado do Rio, a Operação Lei Seca, da Secretaria de Governo, lançou neste fim de semana a campanha de prevenção 'Capacete: Ciclista Que Tem Cabeça, Usa'. O objetivo é conscientizar ciclistas sobre a importância da utilização do capacete.

Durante a ação, que começou no sábado (16/6) e terminou neste domingo (17/6), equipes de cadeirantes da Lei Seca distribuíram 8.700 panfletos nas ciclovias das orlas de Copacabana e Ipanema, e no Aterro do Flamengo. A campanha alertou os ciclistas de que o equipamento não é acessório, mas proteção e segurança para quem gosta de pedalar.

Segundo o coordenador da Operação Lei Seca, major Marco Andrade, a negligência de pessoas que usam bicicletas pode causar complicações graves em caso de quedas bruscas. Por isso, a Operação Lei Seca adotou a campanha de prevenção. De acordo com o major, a resposta da população durante os primeiros dias da ação Capacete: Ciclista Que Tem Cabeça, Usa foi positiva, a expectativa é de que sejam promovidas mais iniciativas para alertar os ciclistas.

- Cerca de 80% dos ciclistas se envolvem em algum tipo de queda. Aproximadamente 13% desses acidentes se traduzem em traumatismo crânio encefálico. A população entendeu a nossa proposta. Vamos fazer essa campanha de forma esporádica, em finais de semana, e em várias áreas de lazer - afirmou o coordenador.

Nos panfletos distribuídos, há o alerta de que hoje em dia é cada vez maior o número de acidentes com consequências graves para quem anda de bicicleta sem capacete, sendo que crianças, adolescentes e idosos são os ciclistas que mais se machucam.

Ciclistas aprovam iniciativa

O instrutor de bicicleta Márcio José de Magalhães, de 37 anos, aprovou a campanha do Governo do Estado. Ele, que costuma andar de bicicleta pela orla de Copacabana, sempre protegido, orienta seus alunos e divulga entre amigos a importância dos ciclistas utilizarem equipamentos de segurança como capacetes e até joelheiras e cotoveleiras.

- Em caso de queda, com os equipamentos certos o ciclista não se machuca. E, como a gente sabe, acidentes acontecem a qualquer momento - disse o instrutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário