sábado, 3 de março de 2012

Faça uma Viagem ecológica

Dicas de como poluir menos e economizar mais com seu veículo

Algumas atitudes podem tornar os passeios de carro mais ecológicos. Além de descartar o lixo adequadamente, outras medidas simples podem contribuir para diminuir a agressão ao meio ambiente, economizar combustível e tornar a viagem mais segura.

Estudos feitos no Canadá calcularam a economia de combustível motivada por formas de dirigir. Manter o motor funcionado a 2000 rpm ou menos, por exemplo, pode diminuir o consumo em até 20%. Trafegar em estradas com as janelas fechadas a mais de 60km/h, em até 35%. Com isso, caem também os níveis de emissão de gases poluentes.

Em www.ecodrive.org há recomendações de especialistas em eficiência de energia. A técnica de direção ecológica, ou não agressiva, pode levar a economias expressivas. Entre as orientações está a de ficar atento ao trânsito, prevendo e antecipando os movimentos para evitar manobras bruscas, o que pode reduzir em até 47% a queima do combustível e ainda prevenir acidentes.

A manutenção preventiva do carro ajuda a garantir a segurança e a durabilidade do veículo e também a diminuir a poluição. Técnicos do setor automotivo recomendam regular o motor, verificar o nível do óleo e o estado do filtro do ar, sempre seguindo as orientações do manual do veículo. Assim, o motor funcionará em seu ponto ótimo, economizando e poluindo menos. Pneus calibrados corretamente também ajudam a diminuir o consumo de combustível.

Fonte: Giro nas estradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário