terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Especialistas noruegueses fazem tour pelas obras da Linha 4 do metrô

Comitiva conheceu o projeto e trocou experiências com profissionais fluminenses



Uma comitiva norueguesa visitou, nesta segunda-feira (06/02), as obras de construção da Linha 4 do metrô que vai ligar a Zona Oeste à Zona Sul da cidade, permitindo o deslocamento da Barra da Tijuca ao Centro em 35 minutos. No roteiro da visita técnica, estavam as obras de expansão da estação General Osório, as escavações em São Conrado, as obras do Emboque Barra e o canteiro central do Consórcio Rio-Barra, responsável pela construção da nova linha do metrô.

O subsecretário de Transportes, Sebastião Rodrigues, afirmou que o principal objetivo da visita foi a troca de informações.

- Eles pediram para conhecer as obras e, para nós, é muito importante trazer experiências de outros países que têm muito conhecimento sobre o assunto – disse o subsecretário.

Ao final da visita, o geólogo e presidente da Norwegian Tunnelling Society, Jan Kristiansen, disse estar impressionado com a complexidade das obras.

- O que vimos aqui é um pouco diferente do que é feito na Noruega. Nós temos outros tipos de rocha e o clima também é diferente. Nós temos que fazer proteção das rochas para a água, por exemplo. Aqui, não é necessário. Mas o trabalho é muito legal. É um grande projeto – disse Kristiansen, acrescentando que a hospitalidade no Rio é fantástica.

O trajeto da Linha 4 do Metrô terá 14 quilômetros de extensão. Esperado há 13 anos, o novo trecho do metrô vai transportar mais de 300 mil passageiros por dia, retirando das ruas cerca de dois mil veículos por hora/pico, de acordo com estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).



Nenhum comentário:

Postar um comentário