sexta-feira, 29 de julho de 2011

Operação Lei Seca retira das ruas dois táxis piratas

Os motoristas tiveram os documentos retidos no auto de infração

A Operação Lei Seca apreendeu, na noite desta quinta-feira (28/7), dois táxis piratas em bairros da Zona Norte do Rio. Em São Cristóvão, agentes da fiscalização encaminharam o Honda Civic (placa LNN4280) à 19ª Delegacia de Polícia. O veículo, que circulava com caracterização de táxi e sem o licenciamento exigido pelo Detran, foi levado para o depósito público por também estar sem a vistoria de 2007. Em Madureira, o Corsa (placa LOZ5536) foi conduzido à 29ª DP, pelos mesmos motivos.

Ambos os motoristas passaram pelo teste do etilômetro, negativo para alcoolemia nos dois casos. No entanto, tiveram os documentos retidos no auto de infração.

O coordenador da Operação Lei Seca, major Marco Andrade, explica que a finalidade da Lei Seca é preservar a sociedade e oferecer um trânsito seguro, o que inclui tirar das ruas táxis irregulares:

- O taxi pirata está expondo a população à falta de segurança no trânsito, o que vai de encontro aos princípios de nossa operação - disse.

JN no Ar mostra situação caótica de ligações rodoviárias do Pará Segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), mais de 70% das rodovias do estado estão em condição ruim ou péssima.

A crise no Ministério dos Transportes levou o a equipe do JN no Ar a investigar a situação das estradas brasileiras. A viagem começa no Norte do país, mais precisamente no sudeste do Pará. O estado tem as piores ligações rodoviárias do Brasil, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Transportes.
A equipe de reportagem percorreu três rodovias e encontrou uma situação de abandono: pistas sem sinalização, buracos grandes demais, que representam risco para os motoristas.
O TCU identificou superfaturamento em trechos de rodovias do Pará que passam dos R$ 33 milhões. Mais da metade das rodovias paraenses são consideradas ruins ou péssimas pela Confederação Nacional dos Transportes.
A equipe saiu de Brasília com destino a Marabá. Foram 1.185 quilômetros em uma hora e quarenta minutos, no avião do JN no Ar.
Às 5h duas equipes saíram de Marabá. Uma seguiu pela BR-230 e a outra pela BR-155. Já na saída da cidade, ainda escuro, movimento na estrada. Os buracos fazem o carro da segunda equipe saculejar. As poucas placas de sinalização estão encobertas pelo capim alto. Acostamento não existe. E uma carroceria de caminhão aparece abandonada no meio da pista.
O dia amanhece, jogando luz pelo estado precário da estrada. Um trecho da rodovia se tornou pista de mão única por causa de uma cratera no meio da rodovia. Motoristas ignoram o risco e passam em alta velocidade.
“A estrada que a gente tem é essa daqui. Não tem acostamento, não tem nada”, diz um motorista.
A rodovia ocupa a quarta posição no ranking das piores ligações rodoviárias do país, segundo a Confederação Nacional dos Transportes. Os caminhões são obrigados a trafegar em ziguezague.
Seu Valdir viajava com a família. Foi desviar de um buraco, e caiu em outro. Por sorte, um borracheiro parou para ajudar. “Prejuízo porque perdi um pneu, estou viajando já com pouco dinheiro e agora tenho de comprar outro pneu”, conta.
Outro motorista se arrisca andando com o pneu furado até encontrar um socorro. É que parar pode ser perigoso.
Um posto de fiscalização era da Polícia Militar do Estado do Pará, mas depois que a estrada entrou para a malha rodoviária federal, ele foi desativado e, até hoje, está abandonado. O processo de federalização da rodovia não terminou. Por isso, a estrada está sem lei.
“Policial rodoviário não existe. Se você pedir um socorro, não adianta, não em canto nenhum”, afirmou o caminhoneiro Cornélio José Leite.
“A gente tenta fazer o alcance da polícia chegar em toda a rodovia, mas sem material humano não tem condições. Com a não conclusão do processo de federalização, a gente não pode atuar”, declarou o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Carlos Alberto Rodrigues.
Só quem frequenta esse posto é o seu Mateus, o vigia. “Minha profissão é açougueiro”, ele revela.
A BR-222 é a pior ligação rodoviária brasileira, de acordo com a CNT. Mas o asfalto está conservado. Motoristas como Seu Francisco, que teve o caminhão quebrado, reclamam do acostamento nada seguro. “Aqui é perigoso porque o acostamento é estreito”.
No ano passado, a Polícia Rodoviária Federal registrou 114 acidentes com 9 mortes no trecho entre Marabá e Dom Eliseu. Não há balanças para os caminhões e as obras de manutenção foram suspensas com a crise no Ministério dos Transportes.
Na BR-230, a Transamazônica, a equipe escolhe o caminho com muito cuidado. A ilegalidade impera e muitos motoristas acabam pegando a contramão e o acostamento. Há obras em alguns trechos e uma placa traz um aviso desalentador: apesar de tudo, a estrada ainda vai piorar.
O asfalto da BR-155 acabou. É possível perceber que a via não recebe uma obra de manutenção há muito tempo. O transito de veículos pesados agrava ainda mais as condições da pista.
Entraves burocráticos, má conservação, insegurança. As rodovias paraenses são hoje o reflexo mais profundo do abandono.
O avião do JN no Ar vai agora para Minas Gerais mostrar a BR-381, no trecho que liga Minas Gerais até o Espírito Santo. É a rodovia que mais mata no Brasil. O edital de licitação para duplicação dessa rodovia foi suspenso depois dos escândalos de corrupção no Ministério dos Transportes. A Rede Globo Minas vai dar apoio à equipe do JN no Ar.
Segundo a Confederação Nacional dos Transportes, mais de 70% das rodovias do Pará estão em condição ruim ou péssima.

Motoristas não pagarão a mais por novo modelo de placa, diz Detran-SP

SÃO PAULO - A partir de janeiro de 2012, as placas tradicionais deixarão de ser utilizadas no emplacamento dos veículos e serão substituidas por um modelo que terá películas refletivas, conforme determina a Resolução nº 372 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada no dia 23 de março deste ano, no Diário Oficial da União. A mudança acontecerá em todos os estados do Brasil.
No estado de São Paulo, os motoristas não terão de se preocupar com gastos. Aqueles que tiverem de trocar a placa não terão de pagar a mais por isso. Segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), não há previsão de aumento no serviço de relacração, que hoje custa R$ 67,18 em São Paulo. Mesmo se houvesse, o governo do estado arcaria com os gastos a mais.
Sem prazos

não há prazo determinado para que todos os veículos tenham a placa trocada. A mudança deve ocorrer gradualmente. Os carros que não forem zero quilômetro só deverão substituir a placa em casos que exijam uma nova, como transferência de propriedade, mudança de município ou estado, perda, furto, roubo ou mau estado de conservação.
Mudanças
De acordo com a resolução, a película refletiva deverá cobrir integralmente a superfície da placa.
No caso das placas de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados, além de ter a película refletiva, terão as dimensões alteradas.
As placas deverão ter 170 mm de altura e 200 mm de comprimento, enquanto as letras deverão ter 53 mm de altura.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Transporte sustentável em cidades da Copa terá fundo especial

Financiamento de R$ 200 mi será para projetos com combustíveis limpos, como ônibus a etanol

Ônibus a hidrogênio, em teste no Rio de Janeiro (crédito: Divulgação)

As cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 terão os projetos de mobilidade urbana ambientalmente sustentáveis privilegiados pelo Ministério do Meio Ambiente, com financiamento do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. A pasta vai dispor, a partir de agosto, de R$ 200 milhões em empréstimos reembolsáveis para o desenvolvimento de iniciativas na área.

A informação foi dada ontem (26) pelo secretário nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do ministério, Eduardo Assad, durante o Seminário de Tecnologias Sustentáveis, no Rio. Segundo ele, a principal meta é iniciar a renovação no sistema de transporte público por ônibus no país.

A iniciativa parte da ideia de que investir em ônibus que utilizem cada vez menos combustíveis oriundos do petróleo será a melhor alternativa para reduzir a emissão de gases do efeito estufa nas cidades.

Tecnologias "prontas" O secretário disse que o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, operado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conta com R$ 230 milhões, dos quais R$ 30 milhões não são reembolsáveis e foram destinados a pesquisas e ao sistema de alerta contra catástrofes naturais. O restante, a partir da aprovação do Banco Central, será oferecido em várias linhas.
Segundo Assad, o fundo vai financiar tecnologias “prontas”, como é o caso dos ônibus movidos a etanol. “É uma tecnologia que a indústria pode entregar e os preços estão bons.” O secretário não descartou a possibilidade do financiamento da tecnologia do ônibus a hidrogênio. “Desde que o preço seja atrativo”, ressaltou.
Ele também incluiu na lista os ônibus híbridos (movidos a diesel e energia elétrica ou a diesel e etanol), que ainda estão sendo testados no país. “Na hora que a tecnologia estiver pronta, temos linha de financiamento, desde que [o projeto] seja economicamente viável”, acrescentou.

Para acessar o dinheiro do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, as prefeituras precisam associar-se às empresas do setor, informou a Agência Brasil.



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Estado licita obras da Via Light e da TransBaixada

De acordo com Pezão, viaduto ligando Mesquita a Nilópolis pode ser entregue até o final do ano

As obras de expansão e alargamento da Via Light, orçadas em R$ 300 milhões, e de implantação da TransBaixada, nas margens do Rio Sarapuí, que vão custar R$ 250 milhões, estão perto de começar. A licitação da primeira está prevista para agosto e a da segunda para setembro. As informações foram dadas pelo vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, durante a inauguração da Delegacia Legal de Mesquita, na manhã desta segunda-feira (18/7).

Via light chegará até a Av. Brasil

O plano do Governo do Estado é estender a Via Light até a Avenida Brasil. Hoje, a rodovia começa em Nova Iguaçu e vai até São João de Meriti, próximo da Pavuna, na Zona Norte do Rio. Segundo Pezão, esta obra vai facilitar quem mora no lado esquerdo da Baixada a se deslocar para o Rio de Janeiro, sem passar pela Via Dutra.

Veja o vídeo sobre a Via Light


A TransBaixada será feita por etapas. O primeiro trecho vai ligar a Rodovia Washington Luiz à Via Dutra. Na segunda etapa, a estrada chegará até a Via Light. Depois, ela será estendida até Deodoro, na Zona Norte do Rio. Segundo Pezão, a rodovia cumprirá duas funções importantes para a região: desafogar o trânsito em várias cidades e disciplinar o curso do Rio Sarapuí, acabando com inundações.

Veja o video da Transbaixada



O vice-governador também disse que a construção do viaduto sobre a linha férrea, ligando Mesquita a Nilópolis, está em ritmo acelerado e pode ser entregue até o final do ano. Esta obra é importante para facilitar a entrada e saída de veículos dos dois municípios. O projeto é executado pela Secretaria de Obras e vai custar R$ 25 milhões.

Pezão também falou de obras especificamente para Mesquita. Ele disse que o Governo do Estado vai fazer a drenagem e urbanização da Avenida Governador Celso Peçanha tão logo o projeto seja aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A obra está orçada em R$ 11 milhões. Segundo o vice-governador, o Estado vai entregar nos próximos meses uma maternidade e, dentro de 60 dias, finalizará as obras de tratamento de esgoto do Rio Sarapuí. O prefeito Arthur Messias listou outras ações do Governo do Estado no município, como um novo e moderno posto do Detran e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas.


terça-feira, 19 de julho de 2011

Estradas do Rio de Janeiro terão pavimentação ecológica

Decreto estabelece a incorporação do asfalto-borracha nas rodovias estaduais



O governador Sérgio Cabral assinou decreto que estabelece a incorporação do asfalto-borracha, produto da reciclagem de pneus sem uso, na pavimentação das rodovias estaduais. O documento prevê que a participação de granulados de borracha na mistura asfáltica seja igual ou maior a 15% em sua composição total.

A medida do governo considera a necessidade de limitar a utilização de recursos naturais e promover a introdução de constituintes reciclados na produção de novos materiais; a aplicação de asfaltos modificados com adição de granulados resultantes da reciclagem de pneus usados e, ainda, a política do Governo do Estado de incentivo à promoção do desenvolvimento econômico-social sustentável nas regiões fluminenses.


Recursos do BID para o programa

Em março, o governo conseguiu a liberação de R$ 1 bilhão com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para utilizar o asfalto-borracha em rodovias estaduais. Na ocasião, o governador Sérgio Cabral anunciou que iria incorporar o asfalto ecologicamente correto para fazer do Rio um modelo para o restante do país.


Estado é pioneiro na América Latina

O Rio de Janeiro é pioneiro na América Latina com a produção do asfalto-borracha de alta viscosidade. Em fase de conclusão, a RJ-122, que liga Guapimirim a Cachoeiras de Macacu, é a primeira rodovia estadual a receber o material, que tem durabilidade 60% maior do que a do asfalto tradicional. A restauração total da pista está prevista para setembro. Para asfaltar os 35 km da via, são usados 420 mil pneus velhos. Para alcançar esse resultado, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) instalou pela primeira vez no país uma usina de fabricação de asfalto-borracha no próprio canteiro de obra.

O asfaltamento ecológico eleva o tempo de durabilidade da pavimentação, reduz os custos de manutenção dos pavimentos, além do ruído de circulação de veículos. A relação custo/benefício da utilização do material é comprovada em países como Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Portugal, África do Sul e China.

Detro já apreendeu mais quatro 4 mil veículos irregulares este ano

Objetivo das operações é combater os piratas e garantir a segurança no transporte

Durante este ano, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Transportes, apreendeu o total de 4.483 veículos irregulares. Foram 1.353 vans, 314 ônibus e outros 2.816 táxis e carros particulares usados em transporte sem autorização. O objetivo do Detro é combater os piratas, garantir segurança à população, assim como assegurar um transporte regulamentado e de maior qualidade.


Segundo o presidente do Detro, Rogério Onofre, o órgão apertou ainda mais o cerco contra os veículos piratas, que não oferecem as mínimas condições de segurança aos passageiros. Ele também informou que o Detro é rigoroso com empresas regulares que insistem em prestar um serviço inadequado à população.


- Cumprimos a missão dada pelo governador Sérgio Cabral de garantir um transporte de qualidade no estado. Transporte de passageiros é coisa séria e quem não estiver pronto pra servir a população como deve terá que arcar com as consequências – afirmou o presidente do Detro.


As apreensões são realizadas de segunda a sexta-feira, em todo o estado. O Detro tem pontos fixos em alguns locais de acesso ao Rio e também no interior, além de equipes volantes que costumam dar cobertura nas rotas de fuga usadas pelos veículos irregulares. A iniciativa conta com o apoio de policiais militares nas operações.


Ao serem abordados nas blitzes, os motoristas têm os documentos dos veículos conferidos. Os fiscais fazem a verificação por meio de palmtops, ligados ao sistema do Detran. Desde a assinatura do convênio feito com o Detran, o Detro pode aplicar multas relativas a infrações de trânsito.


O Detro, por meio do mesmo convênio, também pode verificar as condições de tráfego dos veículos. Os veículos apreendidos são levados diretamente aos depósitos públicos dos municípios.


No caso do transporte pirata, o valor da multa pode chegar a R$ 2.018,30, fora as despesas com as diárias dos depósitos e taxas de liberação. O Detro apreende apenas veículos que transportam passageiros, tanto no transporte regular - ônibus da frota intermunicipal – quanto no complementar. Carros particulares que fazem lotadas também são alvos da fiscalização do Detro.

Carro com três ocupantes invade casa em Almirante Tamandaré (PR)

Eles foram encaminhados para o hospital, mas passam bem.
Acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (19).

Do G1 PR
acidente almirante tamandaré (Foto: Franklin de Freitas/Agência Estado)Os três ocupantes do veículo sofreram ferimentos leves, mas passam bem. (Foto: Franklin de Freitas/Agência Estado)
Um carro invadiu uma casa na tarde desta terça-feira (19) em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba. Além da condutora, de 29 anos, estavam no carro um homem, de 39 e uma criança de cinco anos.
Os três foram encaminhados para o Hospital Evangélico, em Curitiba, com ferimentos leves. Segundo a assessoria do hospital, o estado deles é estável e devem ser liberados ainda nesta terça.

domingo, 17 de julho de 2011

'Integrantes da banda estão bem', diz baixista do 14 Bis

Homem que morreu no acidente era da equipe técnica da banda.
Motorista do ônibus do conjunto foi desviar de picape e tombou em ribanceira.

Pedro Triginelli Do G1 MG
O empresário e baixista da Banda 14 Bis, Sérgio Magrão, disse que ele e os outros três integrantes do conjunto estão bem após acidente na BR-381 em Caeté, na Região Central de Minas Gerais, que matou uma pessoa neste domingo (17). “Todos os quatro estavam dentro do ônibus. Todos os integrantes da banda estão bem”, disse. No acidente com o ônibus do conjunto, morreu o tio do empresário, que trabalhava na equipe técnica do 14 Bis.
Ônibus da banda caiu em um ribanceira  (Foto: Mauricio de Souza)Ônibus da banda caiu em um ribanceira (Foto: Mauricio de Souza/Hoje em Dia/AE)
Magrão explicou que o motorista do ônibus foi desviar de um carro que fazia uma ultrapassagem e caiu em uma ribanceira. “O motorista foi desviar de uma picape que fez uma ultrapassagem em uma carreta. Quando ele desviou, uma das rodas do veículo saiu do asfalto, perdeu estabilidade e tombou”, falou.
Integrantes da banda 14 Bis (Foto: Sylvio Coutinho/14bis.com.br)Integrantes da banda 14 Bis
(Foto: Sylvio Coutinho/14bis.com.br)
De acordo com o Corpo de Bombeiros, outras três pessoas foram atendidas e levadas para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. Sérgio Magrão informou que outro integrante da equipe técnica sofreu fratura no nariz e esta sendo operado.
O 14 Bis é formado por Sérgio Magrão, Cláudio Venturini, Vermelho, Hely Rodrigues. Segundo o empresário, a banda ainda não definiu se haverá alguma mudança na agenda de shows.


sábado, 16 de julho de 2011

Estado deve efetuar obras na Rodovia da Morte, em Tangará

O Estado de Mato Grosso tem 120 dias para iniciar as obras necessárias que vão eliminar ou reduzir significativamente o grau de risco existente na Rodovia MT-358, também conhecida como Curva da Morte. Desta vez, deve ser extinto o erro técnico existente no local, observando-se na realização dos trabalhos as normas de segurança e conforto compiladas pelo Ministério do Transportes. Durante as obras, o local deve ser interditado parcial ou totalmente e, ainda, no prazo de 30 dias, deve ser totalmente sinalizado.
A sentença foi exarada pelo juiz em substituição legal da Quarta Vara da Comarca de Tangará da Serra (239km a médio norte da Capital), Jamilson Haddad Campos, que determinou também a recuperação da caixa de brita e da área de escape na Serra do Parecis e a construção de uma área de descanso no mesmo local. Também, depois de concluídas as restaurações, deve ser realizada a regularização da manutenção do trecho, sempre que necessário ou semestralmente. Ainda para afastar toda a burocracia que possa emperrar o cumprimento da decisão, o magistrado fixou multa diária de R$10 mil reais.
De acordo com o magistrado, é valioso destacar que “os recursos a serem despendidos na correção do erro técnico, na sinalização e na adoção das medidas necessárias são insignificantes ao se comparar com o bem maior, que é o valor da vida de um ser humano, de modo que não há como se prolongar a referida omissão estatal”, pontuou.
O trecho em questão fica a 55 km da cidade de Tangará da Serra, no sentido Campo Novo do Parecis, e é palco de muitos acidentes com veículos em razão de seu precário estado de conservação e da falta de sinalização e de dispositivos de segurança. Na curva também foi constatado erro de engenharia, tendo em vista que o caimento está para fora, ao invés de para dentro, o que seria a causa determinante para que os veículos sejam lançados para fora da pista.
Na contestação da ação, o Estado alegou que o Poder Judiciário não poderia exigir do Poder Executivo ações positivas sob alegação da necessidade de realização da obra. Entretanto, de acordo com o magistrado, “o Poder Judiciário fica autorizado a intervir nos casos em que exista omissão do Poder Executivo, especialmente no tocante às políticas públicas de ordem constitucional e de relevância para os cidadãos da localidade”. Segundo o magistrado, não pode o Poder Executivo se escudar nos princípios da separação dos poderes e do poder discricionário da administração pública para se desobrigar do encargo a ele imputado, devendo ser procedida a restauração e as modificações pertinentes, afastando a ocorrência de grande número de acidentes.
O magistrado também explica que o Superior Tribunal de Justiça já se manifestou que pode ser admitida a intervenção do Poder Judiciário, ainda que se trate de ato administrativo discricionário relacionado à implementação de políticas públicas, sem isso implique em ofensa ao príncipio da separação dos Poderes. No mesmo sentido, sobre o assunto, o Supremo Tribunal Federal se posicionou no sentido de que “embora resida, primariamente, nos Poderes Legislativos e Executivo, a prerrogativa da formular e executar políticas públicas, revela-se possível, no entanto, ao Poder Judiciário, determinar, ainda que em bases excepcionais, especialmente nas hipóteses de políticas públicas definidas pela própria Constituição, sejam estas implementadas pelos órgãos estatais inadimplentes, cuja omissão - por importar em descumprimento dos encargos político-jurídicos que sobre eles incidem em caráter mandatório mostra-se apta a sociais e culturais impregnados de estatura constitucional”.



Dnit mantêm contratos de R$ 205 milhões em obras paradas no Amazonas

Valor é destinado à recuperação das dar rodovias 319 e 317 no amazonas, cujas obras estão emperradas.
[ i ] Somente em contratos para a recuperação da BR-319, devem ser investidos R$ 191 milhões.
Manaus - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) no Amazonas, dirigido por Afonso Lins, aliado do ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, mantém quatro convênios com o Exército Brasileiro para obras de pavimentação da BR-319, no valor de R$ 191.642.032,48. Somados a um convênio ainda vigente entre Dnit e Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) para pavimentação da BR-317, o valor chega a R$ 205.939.614,21.
As obras das duas rodovias federais estão ‘emperradas’ desde a primeira passagem de Alfredo pelo ministério, em 2004. As informações sobre os convênios e contratos do Dnit podem ser encontradas no Portal da Transparência do governo federal (www.transparencia.gov.br ), no link transparência pública.
De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, os contratos de pavimentação estão sob a responsabilidade do 5º, 6º e 7º Batalhões de Engenharia e Construções e foram divididos em quatro lotes. A área que recebeu licenciamento ambiental para a execução das obras representa 150,86 quilômetros da rodovia, que tem início no município do Careiro (a 86 quilômetros de distância de Manaus) até Beruri e a partir da cidade de Humaitá, ainda no Amazonas, até Porto Velho (RO).
A previsão de finalização dessas obras, segundo o Dnit é até dezembro de 2011, mas podem se estender até 2012, dependendo das condições climáticas. O lote 5, entre Humaitá e Porto Velho, que possui 29,06 quilômetros, e serviços no valor de R$ 31.367.916,41, deve ser o último trecho a ser finalizado, os demais lotes, de acordo com o órgão já estão em fase de finalização.
Para a conclusão da rodovia, ainda falta a pavimentação de um trecho de 405 quilômetros de estrada, entre os quilômetros 250 em Beruri e 655 em Humaitá. A área ainda não tem licenciamento ambiental e está sob análise do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Desde 2009, o Ministério dos Transporte trava uma luta com o Ibama para a liberação da obra. O Dnit informou no último dia 8 que o cronograma prevê conclusão da BR, em 2013.
Contratos
Além dos convênios de construção com o Exército, o Dnit tem cinco contratos de supervisão, restauração e manutenção das obras da BR-319, no valor de R$ 26.306.348,74, vigentes até dezembro de 2012, a maior parte deles para a área que ainda não possui licenciamento ambiental.
O contrato com valor mais alto foi assinado com a empresa Delta Construções S.A., no valor de 12.970.573,40, dividido em três partes e prevê que após a conclusão do “trecho do meio”, a Delta forneça serviços de manutenção da estrada. Outro contrato, de R$ 11.809.474,10 foi firmado para a execução dos serviços técnicos profissionais para apoio e assessoramento ao Dnit nas obras do mesmo trecho. De acordo com a assessoria do órgão, ainda não há ordem de serviço para a liberação dos valores, que só deve ocorrer após o concessão do licenciamento.
A assessoria informou que apenas o contrato com a Vetec Engenharia Ltda., no valor de R$ 1.526.301,24, para supervisão das obras do lote cinco, já teve a ordem de serviço liberada.
BR-317
De acordo com o portal da transparência, existe hoje apenas um convênio vigente entre o Dnit e a Seinf para as obras da BR-317, que liga o município de Boca do Acre (AM) a Rio Branco (AC) e que está sob a responsabilidade do governo estadual.
O convênio no valor de R$ 14.297, 581,72 tem validade até maio de 2012 e já teve liberados R$ 10.899,157,95, para que fossem executados serviços de gestão ambiental e pavimentação da rodovia. A Seinf foi procurada, mas até o fechamento desta edição não forneceu  informações sobre o convênio.
Pagot admite erros e nega irregularidades  
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, admitiu ontem que o órgão cometeu muitos erros, mas tem mais acertos do que falhas nos 1.156 contratos de obras rodoviárias sob sua responsabilidade. Ao depor por mais de cinco horas no Senado, ele disse que, numa demonstração de reconhecimento dos “graves problemas” nas licitações, buscou respaldo para suas ações nos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU).
Como resultado desse esforço, salientou, o número de obras irregulares incluídas no Anexo 6 do Orçamento (impedimento para receber recursos federais) caiu de 21 em 2007 para zero em 2010. O trabalho conjunto com esses órgãos, conforme Pagot, resultou também na elaboração de edital padrão, com redução de prazos e de problemas nas licitações.
De férias do Dnit, Pagot pode ser demitido do cargo quando retornar ao trabalho em agosto. Ele disse aos senadores que a decisão caberá à presidente Dilma Rousseff e manifestou seu desejo de voltar a trabalhar na iniciativa privada, em projetos na área de transportes.
O diretor-geral respondeu às denúncias de superfaturamento e negou tentativa de obstrução dos trabalhos do TCU, contestando relatório lido pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Conforme o diretor-geral, a diferença de preços iniciais e finais não é decorrente de superfaturamento, mas de “alteração no escopo da obra”. Essa mudança decorre de condições previstas no licenciamento socioambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Nota oficial
Após a publicação desta reportagem, a assessoria do Ministério dos Transportes divulgou uma nota oficial na qual garante que as obras citadas estão em andamento e sem nenhum impedimento.
"Os contratos feitos pelo Dnit para obras na BR-319 e BR-317 são em trechos que possuem licenciamento ambiental, portanto continuam sendo executadas de acordo com o cronograma.
Os contratos de supervisão, restauração e manutenção das obras da BR-319 são do trecho licenciado, onde as obras já estão em fase de conclusão. O “trecho do meio” não possui nenhuma empresa supervisora contratada, apenas um contrato de gerenciamento que abrange toda a extensão da rodovia, inclusive o trecho do meio, mas o mesmo está aguardando o licenciamento e o início das obras para ter ordem de serviço.
O contrato com a empresa Delta Construções S.A., no valor de 12.970.573,40, não prevê a conclusão do “trecho do meio” e sim a manutenção e conservação do trecho que vai do km 655 ao km 876 (Humaitá – Porto Velho), que está em obras.
A foto publicada na reportagem, que mostra o Rio Tupana km 177,8 é do ano de 2005, neste local uma ponte de concreto foi construída, no momento as obras de encabeçamento da ponte estão em fase de conclusão".



Obras na BR 354 entre Iguatama e Arcos sofrem ‘redução de ritmo’


As obras de recuperação da BR 354 entre Iguatama e Arcos sofreram uma “redução de ritmo”. A afirmação é de Sílvio Duarte Melo, engenheiro supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “As obras entre Arcos e Iguatama não pararam, elas estão apenas em um ritmo menos intenso”, disse. Segundo Duarte, essa queda no ritmo aconteceu por que a empresa responsável pelo contrato de restauração da rodovia precisou fazer alterações no projeto da obra.

“O que aconteceu é que o projeto estava desatualizado, ou seja, o serviço foi um pouco diferente do previsto e a construtora precisou fazer adequações na planilha para continuar a restauração”, afirmou. Segundo o engenheiro do Dnit, as obras de manutenção da BR 354 continuam. “A empresa responsável pela manutenção da rodovia continua trabalhando”, afirmou.

Funcionários trabalham na construção de canaletas para escoamento de águas da chuva na BR 354. Serviço de restauração da rodovia está interrompido/Foto: Nayara Vieira/Jornal Correio Centro Oeste
Sílvio Duarte ressaltou que a paralisação parcial das obras não tem relação com o suposto esquema de corrupção no Ministério dos Transportes. O titular da pasta, Alfredo Nascimento (PR-AM), pediu demissão após denúncia de pagamento de propina realizada pela revista “Veja”. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra, essas adequações na planilha da obra já seriam feitas antes de acontecer qualquer coisa em Brasília”, afirmou.

Essa posição é defendida também pelo senador Blairo Maggi (PR/MT). Em reportagem veiculada pelo jornal “Folha de São Paulo” ontem (11), Maggi afirma que não houve superfaturamento nas obras regidas pelo Dnit. “Não tinha nada demais. O que se chama de superfaturamento é só mudança de escopo da obra. Depois do projeto da estrada pronto precisa um viaduto, uma passagem urbana... e aí o preço vai mudando”, disse.

Magno Malta, líder do PR no Senado fez um comparação parecida também em entrevista à “Folha”. “Quando você vai comprar um carro e decide botar banco de couro, direção hidráulica, vidro elétrico, o preço vai mudando”.

Dnit

O Dnit é responsável pela manutenção de estradas federais, pela construção de rodovias e por hidrovias e parte das ferrovias. O orçamento do departamento em 2010 foi de R$ 12,3 bilhões.

Inauguração


O deputado federal Jaminho Martins (PR) esteve em Arcos e Formiga em março para “inaugurar” as obras de recuperação da BR 354. Na ocasião, o deputado explicou a previsão de custos da recuperação da rodovia. “Nesta primeira etapa será recuperado o trecho de 21,67 km de extensão localizado entre as cidades de Bambuí, Iguatama e Arcos, com investimento de R$ 21,6 milhões” afirmou.

No dia 21 de março o prefeito de Arcos Claudenir José de Melo (Baiano/PR) recebeu o deputado federal Jaiminho Martins e o superintendente do Dnit em Minas Gerais, Sebastião Donizete. Em solenidade realizada na Câmara Municipal, foi assinado o termo da ordem de serviço de recuperação da BR-354. O prefeito falou na época do trabalho realizado por ele e pelo deputado junto ao Dnit.

"Desde que assumimos o governo, estamos trabalhando junto ao deputado Jaiminho Martins, que tem grande influência na Comissão de Transportes da Câmara de Deputados e junto ao Dnit. Participamos de uma reunião com o Jaiminho Martins, em Brasília, no Dnit, para tratar da recuperação da BR 354 entre Iguatama e Arcos. Participamos também de reunião na Superintendência do Dnit, em Belo Horizonte, com Sebastião Donizete, que é o superintendente, também acompanhado do Jaiminho, tratando de outros assuntos relativos ao transporte aqui no município, mas sempre na pauta estava a restauração da rodovia entre Arcos e Iguatama”, contou.

Recomeço

Segundo o engenheiro supervisor do Dnit, Sílvio Duarte Melo, as obras na BR 354 entre Arcos e Iguatama devem recomeçar em no máximo um mês. “Acredito que essas alterações na planilha não levarão muito tempo para serem feitas. Creio que em 30 dias, assim que tivermos o novo projeto aprovado, já teremos o recomeço das obras”, afirmou.
BR 354

A rodovia BR 354 compõe um dos sistemas rodoviários mais importantes da Região Sudeste, participando da integração entre Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Sul de Minas e Vale do Paraíba. A BR-354 também é conhecida por ser a principal via de escoamento da produção estadual do grão, concentrada na região do Alto Paranaíba.
 

Antônio Carlos Maranhão defende fábrica da Fiat fora de Suape


Antônio Carlos Maranhão, responsável pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do governo Eduardo Campos,  é um entusiasta da relocação do projeto da montadora da Fiat do porto de Suape para a cidade de Goiana, na Mata Norte.

"Tudo que se puder fazer fora de Suape será bom hoje", observa.
Além do problema de logística para o futuro, uma questão de planejamento estratégico do Estado se impõe. "Desconcentração é tudo no estágio em que estamos hoje em dia".
Antônio Carlos Maranhão chama a atenção para o equilíbrio que se terá no futuro com várias frentes de crescimento e não apenas Suape. Além do porto de Suape, os demais pólos de crescimento citados são a cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, além do novo pólo na Mata Norte, com a confirmação da ida da Fiat. "Os três projetos podem ser interligados com um arco metropolitano. A Fiat em Goiana representa o terceiro ponto deste arco", defende.

Responsável pelo treinamento dos trabalhadores que estão chegando para os grandes projetos estruturadores em Suape, com a ajuda do Senai, que já dirigiu, o secretário diz que pessoal não será problema em Goiana. Há escolas técnicas que estão sendo ampliadas pelo governo do Estado.
Compasso de espera

A Fiat, de acordo com informações de bastidores, continua analisando os dados referentes à nova proposta do governo do Estado, mas diz que não tem uma decisão ainda tomada nem tem pressa.

Segundo a empresa, o desenho do projeto da fábrica continua sendo tocado, independentemente da localização. O projeto pode mesmo ser transplantado, desde que haja vantagens econômicas

No que toca ao novo local, uma das preocupações foi saber se havia pessoal para trabalhar e se eles eram treináveis.

Já o projeto do carro a ser fabricado aqui continua sendo desenhado, em um projeto paralelo. Será um modelo voltado para o mercado além de 2020. A primeira unidade está prevista para sair da fábrica em janeiro de 2014.

"Será um choque tecnológico na nossa indústria. Vamos fazer o carro do futuro", acredita Antônio Carlos Maranhão.

Detran alerta para falso e-mail sobre renovação de CNH

O Departamento Estadual de Trânsito alerta os condutores sobre um e-mail falso que está circulando em vários estados brasileiros. As informações inverídicas dão conta de que caso a pessoa não renove a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no prazo de até 30 dias após seu vencimento, terá que fazer novamente todo o processo, como frequentar autoescola, fazer provas práticas e teóricas.
Segundo o diretor de Cadastro e Registro de Veículos, Santos Rosa, nada mudou quanto à renovação de carteira de habilitação. Ele afirma que a única coisa que pode acontecer com quem não renovar o documento no prazo é ser abordado e multado. “A pessoa abordada em operações ou blitze será autuada. Por isso, caso receba o e-mail, não considere as informações”, completou Santos Rosa.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a CNH vencida pode ser renovada a qualquer momento e não é cancelada automaticamente. Mas o motorista que for pego dirigindo com o documento vencido há mais de 30 dias está sujeito a multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira e apreensão da CNH, porque se trata de infração gravíssima.
TEXTO DO E-MAIL FALSO
“Foi criada uma lei, na mesma época em que foi criada a lei seca, que só pode ser renovada a carteira durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma. Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira. Esta lei não foi divulgada como a lei seca e mais de 3.000 pessoas só na cidade de São Paulo no mês de outubro de 2008, perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames”.
Ajude seus amigos e repasse; afinal, esta é mais uma "maracutaia"
que o governo faz pra tomar nosso dinheiro e nosso tempo...

REGRAS VERDADEIRAS
A CNH tem validade de cinco anos, exceto para as pessoas com mais de 65 anos de idade, que devem renová-la a cada três anos.
Para fazer a renovação, o motorista deve procurar uma clínica credenciada ao Detran para realização dos exames físicos e mentais. Para condutores habilitados antes de 1998, é obrigatório freqüentar o curso de direção defensiva e primeiros socorros, ou ser aprovado em uma prova de múltipla escolha com estes temas.




domingo, 10 de julho de 2011

Romário é flagrado pela segunda vez na Lei Seca e perde carteira de habilitação

O deputado federal Romário foi parado por um blitz da Lei Seca, Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, na madrugada de domingo. O ex-jogador se recusou a fazer o teste do bafômetro, teve a carteira apreendida por cinco dias e terá que pagar multa de R$ 957,70. Seu carro, uma Land Rover, não foi rebocado porque Romário estava com um amigo no carona, que conduziu o veículo.
Esta não é a primeira vez que o Baixinho é pego pela Lei Seca. Em março do ano passado, ele passou pela mesma situação: teve a carteira de motorista apreendida, pagou o mesmo valor de multa e ainda perdeu sete pontos na carteira. O carro também não foi rebocado porque o ex-atleta chamou um amigo para conduzir o veículo.


sábado, 9 de julho de 2011

Obras de revitalização da Rodoviária de Vassouras são entregues à população

Jornal do Brasil
O município de Vassouras, na Região do Médio Paraíba fluminense, está de rodoviária nova. As obras de revitalização do Terminal Rodoviário Hélio de Almeida Pinto, pertencente à Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro – Coderte – foram entregues ao público nesta sexta feira, durante cerimônia presidida pelo prefeito Renan Vinícius Santos de Oliveira.
Também participaram do evento o diretor técnico operacional da Coderte, Ricardo Edler - que representou o diretor presidente da estatal, Ronaldo Monteiro Francisco - e o secretário estadual de transportes, Júlio Lopes.
Foram investidos R$ 242 mil, repassados à Coderte pelo governo do estado, em obras de reforma das instalações já existentes, além da construção de dois sanitários - feminino e masculino - destinados aos portadores de deficiência física; instalação de rampas que lhes facilitem o acesso às dependências da rodoviária; e feitas adaptações nas bilheterias para que os mesmos possam comprar suas passagens sem necessitar da ajuda de terceiros.
Inaugurado em 29 de setembro de 1.980, o Terminal Rodoviário de Vassouras ocupa uma área construída de 1.420 metros quadrados, em dois pavimentos. No andar superior encontram-se as instalações administrativas da unidade recém vitalizada. No piso operam nove pontos-parada de ônibus e 12 lojas. No Terminal é registrada a movimentação anual de aproximadamente dois milhões de passageiros, em viagens pendulares (ida e volta). Concluídas as obras no Terminal Rodoviário de Vassouras, dirigentes e técnicos da Coderte estudam a disponibilidade financeira e um cronograma para a realização de obras em outros Terminais Rodoviários mantidos sob sua administração.

Crise no Ministério emperra obras de rodovias em MS


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Alfredo Nascimento pediu demissão após denúncias de corrupção
A determinação do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, de suspender por 30 dias o lançamento de novas licitações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai emperrar duas grandes obras previstas para as rodovias federais de Mato Grosso do Sul. O projeto para a construção de 30 quilômetros de terceira faixa na BR-262 e também em alguns pontos da BR-163 já estava concluído e já havia sido enviado ao Dnit, em Brasília, para aprovação e abertura de concorrência pública. A previsão era que a licitação fosse lançada ainda este mês. Mas, por conta da decisão de Nascimento, o processo ficará parado pelo menos até agosto.
O projeto de construção das terceiras faixas também prevê o recapeamento de 390 quilômetros da BR-163, no trecho entre Campo Grande e Sonora, e outros 338 quilômetros da BR-262, entre a Capital e Três Lagoas. De acordo com o superintendente regional do Dnit, Marcelo Miranda, o atraso no lançamento da concorrência pública pode prejudicar inclusive o andamento das obras, quando estas iniciarem.
Segundo Miranda, por conta da suspensão, a construção das terceiras faixas na BR-262 e na BR-163 começará próximo ao período de chuvas e pode não haver tempo hábil para avançar nos trabalhos antes que o clima passe a atrapalhar as obras. "Se a gente lançar (a licitação) em agosto, até concluir todo o processo, vai dar para começar a obra no final de setembro. Isso atrasa tudo".
Além da duas obras maiores, segundo o superintendente, outros projetos para a manutenção das rodovias federais no Estado, que já tinham processos licitatórios em andamento, também podem ficar paralisados. "Sobre esses casos de obras menores a gente ainda está aguardando a orientação do Ministério dos Transporte e do Dnit nacional sobre como proceder".
Miranda, contudo, garantiu que vai argumentar sobre o prejuízos de atrasar o lançamento da licitação para saber se o Dnit abre exceção para Mato Grosso do Sul. O superintendente afirma que pedirá ao governador André Puccinelli (PMDB) e à bancada federal que pressionem o ministério e o Dnit para impedir o adiamento na abertura da concorrência pública.
O superintendente não informou o valor do investimento na BR-262 e na BR-163. A implantação de terceira faixa em 37 quilômetros da BR-163, também entre Campo Grande e Sonora, feita no ano passado, é apontada como responsável pela queda de quase 30% no número de mortes na rodovia.
Escândalo
Chamando de "Mensalão do PR", a revista Veja desta semana trouxe denúncias contra membros do Ministério dos Transportes e os diretores-presidentes da Valec e do Dnit, que comandariam esquema de corrupção. Conforme a reportagem, obras eram superfaturadas e havia cobrança de proprina das empreiteiras.
Leia mais no jornal Correio do Estado

Prefeitura admite que obra vai para a geladeira até que sucessor seja definido; projeto de R$ 183 milhões seria licitado no início deste semestre

Agência BOM DIA

A duplicação da BR-153 sofreu novo revés nesta quarta-feira (06) com a demissão do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que saiu do governo em meio a denúncias de corrupção na pasta. A obra, cujo projeto está em análise no Dnit, vai para a geladeria mais uma vez.
Na terça-feira, o governo já havia anunciado a suspensão de novas licitações de obras em rodovias por 30 dias. A duplicação da rodovia tem custo estimado em R$ 183 milhões.
Com a demissão do ministro, com quem o prefeito Valdomiro Lopes (PSB) e deputados da região haviam discutido a duplicação da rodovia, o processo empaca. Inicialmente, Dnit esperava abrir a concorrência da duplicação no início deste semestre. Nesta quarta-feira (06), o órgão confirmou que todos os projetos da pasta sofrerão atraso.
A duplicação do trecho que passa por Rio Preto chegou a ser licitada na gestão do ex-prefeito Edinho Araújo (PMDB), mas a obra nunca saiu do papel. Na época, a duplicação tinha custo estimado de R$ 70 milhões. O trecho que passa por Rio Preto está fora da concessão da rodovia justamente porque a prefeitura e o governo federal firmaram convênio para duplicar o trecho de 17,4 quilômetros.
O secretário de Planejamento, Milton Assis, que viajou a Brasília para discutir a obra, reconhece o atraso no projeto. “Paciência. Vai atrasar, mas isso vai acontecer no Brasil inteiro. Vamos esperar e restabelecer contato com o governo daqui a algum tempo’, disse Assis. O secretário afirma que a prefeitura “fez sua parte” ao entregar projeto da obra ao governo e contratar empresa que vai requisitar a licença ambiental para a duplicação. O governo avalia pedir a realização da obra pelo PAC para tentar agilizar a duplicação.
Trevo /Já as obras de construção do trevo de Bady Bassitt não serão interrompidas. O trevo deve ser concluído em três meses, segundo o governo.
Espera /Há duas semanas, a Justiça Federal determinou a duplicação de trecho de 120 quilômetros da BR-153, incluindo o que passa por Rio Preto. A decisão ainda não tem prazo para ser publicada, segundo a Justiça Federal.
Opinião do Bom Dia
Falta seriedade

É desaforo com Rio Preto e com as cidades da região cortadas pela BR-153 que as obras de duplicação da rodovia sejam empurradas com a barriga dessa forma. Não é possível que, a cada mudança de vento aqui ou lá em Brasília, o que passou da hora de ser feito atrase mais ainda.
Agora é por causa do ministro, do filho do ministro, dos assessores do ministro – todos suspeitíssimos de meterem a mão no nosso dinheiro –, antes era porque o deputado do mesmo partido do ministro não teve os votos que esperava em Rio Preto; antes ainda, porque a estrada foi entregue a concessão privada no meio da licitação das obras e assim vai...
Enquanto isso se sucedem os acidentes e mortes envolvendo quem nada têm a ver com a pouca vergonha de seus representantes aqui e lá, mas que, por causa desse despudor, é obrigado a se arriscar na BR. Muitos, diariamente

Van de cantor sertanejo bate com 9 pessoas na BR 101, em Guarapari

Rodrigo Bala não estava dentro do veículo. Ele voltou em carro particular.
Um Uno Mille bateu de frente na Van. Quatro pessoas ficaram feridas.

Do G1 ES

Acidente com van de cantor sertanejo capixaba em Guarapari (Foto: Reprodução/TV Gazeta) 
Ninguém se feriu na van. Quatro pessoas se feriram
no Uno Mille (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
 
Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na manhã deste sábado (9), no quilômetro 331 da BR 101 Sul, em Guarapari. A Van do cantor sertanejo Rodrigo Bala se envolveu na batida com um veículo de passeio. Segundo o motorista do cantor, José Tênes, o condutor do Uno Mille tentou fazer uma ultrapassagem proibida.
Nove pessoas estavam dentro da Van, mas ninguém se feriu. Já no Uno Mille, quatro pessoas sofreram lesões. Elas foram socorridas pelo Samu 192, pelo Corpo de Bombeiros e foram encaminhadas para hospitais na Grande Vitória. Três pessoas foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento de Guarapari e uma, para o Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha.
A equipe do cantor voltava de um show em Itaipava, no litoral Sul do Espírito Santo. Rodrigo Bala não estava na Van. Ele voltou do show em um carro particular.



quinta-feira, 7 de julho de 2011

'Foi um milagre', diz avó de menor que escapou por baixo de caminhão

Adolescente de 16 anos estava envolvido em perseguição com a polícia.
Com moto roubada, ele cruzou sinal e escapou entre as rodas de caminhão.
Ariane DucatiDo G1 PR

“Foi um milagre de Deus”, repetiu várias vezes a dona de casa Niva Casagrande, sobre o acidente em que o neto de 16 anos se envolveu na quinta-feira (30), em Maringá, Norte do Paraná. Depois de roubar uma motocicleta, o adolescente começou a ser perseguido por um carro da polícia. Na Avenida Prefeito Sincler Sambatti ele cruzou o sinal vermelho e conseguiu escapar exatamente no espaço entre as rodas de um caminhão bi-trem, que atravessava a esquina. As câmeras de segurança da Secretaria Municipal de Transportes registraram a cena surpreendente.
Para a avó do adolescente, "foi um choque muito grande" toda a situação. "Ele é um menino trabalhador, estuda a noite, não sei porque ele fez isso", comentou sobre o roubo do veículo. E ainda disse que ficou anestesiada quando assistiu as imagens em que o neto dirige a moto. "Foi mesmo um milagre ele não ter quebrado nenhuma unha".
O adolescente ficou internado por dois dias em um hospital, acompanhado de um policial. Na noite de sábado (2), quando recebeu alta, se apresentou na Delegacia do Adolescente Infrator de Maringá.
Foi um milagre ele não ter quebrado nenhuma unha"
Diva Casagrande, avó do adolescente
Segundo a promotora da Vara de Infância e Juventude, Mônica Louise Azevedo, como o menor tem registro de trabalho ele vai prestar 30 horas de serviços comunitários, além de arcar com as multas de trânsito registradas durante a fuga e o responsável deverá fazer um acordo para pagar os danos da moto que foi roubada.
Dona Niva, de 64 anos, que criou sozinha os dois netos, conta que era um sonho antigo do adolescente ter uma moto. Ele aprendeu a conduzir o veículo com o pai. "Quando perguntei como foi aquele momento, ele disse que estava correndo, olhou para atrás e viu que a polícia estava seguindo. Voltou olhar para a frente, já viu a carreta e fechou os olhos", disse apreensiva.
 


sábado, 2 de julho de 2011

Vítima de acidente de ônibus com trem no ABC recebe alta de hospital


Sírio Gonçalves de Souza era a única vítima que ainda estava internada.
Em 9 de junho, ônibus caiu sobre linha férrea e foi atingido por trem.

Do G1 SP
trem cptm (Foto: Nelson Antoine/Foto Arena/AE)Ônibus caiu de viaduto em linha da CPTM, no ABC (Foto: Nelson Antoine/Foto Arena/AE)
A única vítima da queda de um ônibus sobre uma linha férrea, na divisa entre São Caetano do Sul e Santo André, no ABC, no dia 9 de junho, que permanecia internada recebeu alta neste sábado (2), de acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde da São Caetano do Sul. Sírio Gonçalves de Souza estava internado no Hospital de Emergências Albert Sabin desde o dia do acidente.
De acordo com a secretaria de saúde, ele precisou ficar em observação enquanto aguardava a confecção de um colete feito sob medida para que pudesse ter alta. O colete foi feito pela AACD e foram feitas quatro provas antes que ficasse devidamente adaptado ao corpo do paciente, vítima de um trauma de crânio leve e de uma fratura de coluna torácica.



Na manhã do dia 9 de junho, a motorista tentou evitar uma colisão de um carro na contramão e acabou perdendo o controle do ônibus, que derrabou na pista molhada de paralelepípedo de um viaduto.
O veículo bateu na mureta e despencou sobre uma linha férrea. Pouco depois, um trem colidiu contra o ônibus, mas o maquinista conseguiu frear em tempo e evitar uma tragédia de grandes proporções. Ao todo, 15 pessoas se feriram no acidente, que está sendo investigado pelo 2º DP de Santo André.
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trem cptm (Foto: Caroline Hasselmann)Quinze pessoas ficaram feridas em acidente envolvendo ônibus e trem no ABC  (Foto: Caroline Hasselmann/G1)