sábado, 29 de janeiro de 2011

Menina de 4 anos, vítima de acidente no Anel, está em estado grave em BH

Polícia confirma cinco mortos no Anel Rodoviário nesta sexta-feira (28).
Quatro pessoas permanecem internadas.

Do G1 MG

Uma menina de quatro anos, internada no Pronto-Socorro João XXIII (HPS), está em estado grave. Ela é uma das 12 vítimas encaminhadas ao HPS, depois do acidente no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, no início da noite desta sexta-feira (28). Uma outra criança da família, que tinha de dois anos, morreu no local do acidente.
Acidente no Anel Rodoviário de Belo Horizonte  

Acidente no Anel Rodoviário de Belo Horizonte (Foto: Reprodução TV Globo )
As outras vítimas que continuam no Pronto-Socorro João XXIII são três mulheres. Sete pessoas já receberam alta. Mais dois homens foram atentidos na Unidade de Pronto Atendimento (Upa- Oeste). A secretaria municipal de Saúde não informou se eles já deixaram a unidade.

A polícia confirma que cinco pessoas morreram por causa do acidente, que envolveu um caminhão, uma carreta, uma moto e 13 carros, de acordo com o boletim de ocorrência. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a carreta desceu o Anel desgovernada, no sentido Vitória, e atingiu os outros carros.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) disse que "o município vai acompanhar, com interesse, a resolução dos problemas do Anel ", mas ressalta que a responsibilidade não é da PBH e sim do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).
Na manhã deste sábado (29), o Dnit  informou que " sobre a revitalização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, a previsão é de licitação no mês de maio de 2011, com início de obras em agosto ou setembro."

A Polícia Militar Rodoviária confirmou a morte de cinco pessoas no grave acidente que aconteceu no início da noite desta sexta-feira (28) no Anel Rodoviário, sentido Vitória, na altura do bairro Betânia, na Região Oeste de Belo Horizonte. Ainda segundo a polícia, 13 pessoas ficaram feridas.

Veja galeria de fotos

Acidente no Anel Rodoviário de Belo Horizonte  

Acidente no Anel Rodoviário de Belo Horizonte (Foto: Reprodução TV Globo)
Cerca de 10 veículos, entre carros e caminhões se envolveram na batida. Uma carreta seguia no sentido Vitória. O motorista teria perdido o controle da direção e um caminhão e outros 14 veículos foram atingidos. Alguns ficaram totalmente destruídos.
Carros e caminhões se envolveram em acidente no Anel Rodoviário de BH 

Carros e caminhões se envolveram em acidente no Anel Rodoviário de BH (Foto: Reprodução de vídeo)
Dois helicópteros ajudaram no socorro às vítimas. Os 13 feridos foram levados para hospitais de em Belo Horizonte. Segundo os bombeiros, entre os cinco mortos, há uma criança.



 A câmera da TV Globo instalada no Anel Rodoviário de Belo Horizonte flagrou o momento do acidente que matou cinco pessoas e deixou 13 feridos no início da noite desta sexta-feira (28). É possível ver a carreta preta descendo pela faixa da esquerda, logo depois ela vai para a pista central e se choca com vários veículos arremessando um caminhão e um carro para a via marginal.
A carreta com placa do Mato Grosso do Sul estava carregada de cereal. Cerca de 15 veículos se envolveram na batida. Alguns carros ficaram completamente destruídos.









sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A CCR novadutra trabalha 24 horas, todos os dias da semana, para garantir viagens tranquilas aos seus usuários

A CCR novadutra trabalha 24 horas, todos os dias da semana, para garantir viagens tranquilas aos seus usuários
Conforto, segurança e fluidez de tráfego
Como empresa privada de prestação de serviços públicos, a CCR NovaDutra combina segurança e conforto para motoristas, passageiros e pedestres com padrões que permitam as melhores condições de fluidez do tráfego. Além do SOS Usuário, um dos mais modernos sistemas de atendimento em rodovias do Brasil, a concessionária oferece modernos recursos eletrônicos e as mais avançadas tecnologias.

Canal aberto com a mídia
Por meio do Disque CCR NovaDutra e da Assessoria de Comunicação Social, a CCR NovaDutra mantém a mídia sempre informada sobre as principais ocorrências na rodovia.

Preservar a segurança do usuário

Os serviços prestados pelo SOS Usuário foram definidos pelo contrato de concessão firmado entre o Governo Federal e a CCR NovaDutra. O documento limita a ação de nossas equipes a:
- Socorro Médico e Resgate de vítimas de acidentes até o hospital mais próximo;
- Reboque de veículos com problemas mecânicos e elétricos, que são retirados da rodovia e levados a locais seguros;
- Os usuários não pagam nada a mais por esses serviços, cujo custo está incluído na tarifa.
                                                                                                                                                        
Trevo de Santa Isabel
             

                            sos usuário
SOS Usuário
Distribuído por 11 bases operacionais instaladas estrategicamente ao longo da rodovia, o SOS Usuário provou sua importância já nos primeiros anos da concessão. Diariamente, o socorro médico e o resgate atendem aproximadamente a 101 ocorrências. Já os guinchamentos de veículos leves e pesados fazem média mensal de 173 atendimentos.
Para que o serviço funcione 24 horas por dia, a CCR NovaDutra emprega 77 médicos, fora 500 pessoas, entre auxiliares de enfermagem, resgatistas e operadores de guincho.

Reboque de veículos
O SOS Usuário da CCR NovaDutra conta com uma frota de dez guinchos pesados e 23 guinchos leves, equipados para retirar veículos da rodovia e levá-los para o ponto seguro mais próximo. Também atuam na desobstrução das pistas e remoção de veículos acidentados. Essa frota realiza mais de 5 mil reboques por mês.
Fiscalização e controle
A fiscalização do Contrato de Concessão é uma atribuição da AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES (ANTT). A fiscalização policial na faixa de domínio cabe à POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL (PRF), instituição ligada ao Ministério da Justiça, que mantém estrutura própria ao longo da rodovia.
Em caso de emergência, o usuário também pode acionar a Polícia Rodoviária Federal.
A seguir, a localização dos Postos da PRF ao longo da Via Dutra.

Trecho Paulista
Guarulhos - Km 208, pista SP-Rio
Arujá - Km 199, pista Rio-SP
São José dos Campos - Km 156, pista Rio-SP
Caçapava - Km 127, pista SP-Rio
Taubaté - Km 113, pista Rio-SP
Roseira - Km 78, pista Rio-SP
Aparecida - Km 71, pista Rio-SP
Cachoeira Paulista - Km 18, pista SP-Rio

Trecho Fluminense
Rio de Janeiro - Km 166, pista Rio-SP
Seropédica - Km 207, pista SP-Rio
Serra das Araras - Km 227, pista SP-Rio
Volta Redonda - Km 257, pista Rio-SP
Barra Mansa - Km 287, pista Rio-SP
Itatiaia - Km 311, pista SP-Rio

 TELEFONES DE EMERGÊNCIA
Ao longo dos 402 quilômetros da Via Dutra, há cerca de 800 telefones de emergência: um a cada quilômetro, em ambos os sentidos.

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR (APH)

Em toda a rodovia, a Equipe SOS Usuário da CCR NovaDutra conta com 23 guinchos leves, dez guinchos pesados, 17 viaturas de inspeção de tráfego, 13 ambulâncias de resgate, 13 viaturas de intervenção rápida e 530 colaboradores, dos quais 77 médicos, 13 enfermeiros e 143 agentes de atendimento pré-hospitalar.

POSTO DE PESAGEM - BALANÇA
Ao longo da Via Dutra há quatro balanças fixas, nos seguintes pontos:
Guararema (SP): km 179,4 – Pista Sul (RJ-SP);
Queluz (SP): km 0,8 – Pista Norte (SP-RJ);
Resende (RJ): km 301,4 – Pista Sul (RJ-SP);
Paracambi (RJ): km 217,2 – Pista Sul (RJ-SP).



SOS usuario Ponte S/A

 
 O serviço mecânico do SOS Usuário dispõe de viaturas de inspeção e atendimento. As equipes de inspeção geralmente efetuam a primeira abordagem, que visa diagnosticar o problema e executar os procedimentos para a liberação do veículo.
Em média, 70% dos veículos são liberados no primeiro atendimento. Quando se faz necessário, é acionado um reboque para a remoção do veículo avariado. A Ponte dispõe de uma frota de caminhões-reboque de diferentes capacidades para remover veículos leves, médios e pesados.
O atendimento é feito 24 horas por dia e as equipes e viaturas são distribuídas em bases operacionais estratégicas, definidas conforme as demandas do tráfego. As equipes recebem treinamento constante e os procedimentos são avaliados periodicamente para eventuais revisões, sempre com foco nas melhores práticas operacionais.

Atendimento Pré-Hospitalar (APH)


O serviço de Atendimento Pré-Hospitalar é constituído por equipes altamente treinadas e qualificadas em atendimento pré-hospitalar, além de equipamentos de última geração. Na maioria das vezes são deslocadas duas viaturas nos atendimentos: uma Unidade de Resgate, com equipe especializada em liberação de vítimas do interior de veículos acidentados (desencarceramento); e uma Unidade Avançada de Trauma, com guarnição de médico, enfermeiro e equipamentos de UTI móvel.

Telefones de Emergência


Disque CCR Ponte: (21) 2620-9333
Polícia Rodoviária Federal: 191
2ª Delegacia da PRF (na Ponte Rio-Niterói): (21) 2219-3202
Corpo de Bombeiros: 193
SAMU: 192
Polícia Militar: 190
Fiscalização e controle

Conheça os horários de restrição à passagem de caminhões na Ponte Rio-Niterói e como proceder para solicitar a Concessão de Autorização Especial de Tráfego (AET) nesta rodovia.

• Diariamente é proibida a passagem de qualquer tipo de caminhão pela Ponte, no horário entre 4:00h e 10:00h, somente na pista sentido Rio de Janeiro. Neste mesmo horário, mas na pista sentido Niterói, caminhões com dois eixos podem atravessar.

• Caminhões e carretas acima de dois eixos, ou seja, com três eixos ou mais, sem necessidade de AET, podem atravessar a Ponte somente no horário das 22:00h às 4:00h, conforme Portaria do Ministério dos Transportes. A restrição vale para todos os dias (úteis, finais de semana e feriados) e para os dois sentidos de direção da rodovia.

• Para  a obtenção de uma autorização especial de tráfego (AET) para a passagem de veículos e cargas especiais pela Ponte Rio-Niterói, o interessado deve atender às seguintes exigências:
Condicionantes de carregamento
- A carga total (PBT - Peso Bruto Total) não deve ultrapassar 100 toneladas                 
- A carga máxima por eixo deve ser igual ou inferior a 12 toneladas
Condicionantes geométricas
- A distância mínima entre eixos de 12 toneladas deve ser igual ou superior a 1,50 m                 
- Ou com a distribuição da carga por eixo de maneira que, mesmo entrando simultaneamente dois eixos com distâncias entre si inferiores a 1,50 m sobre o vão de 1,50 m entre as vigas, não ultrapasse o limite máximo permitido de 12 toneladas para vão de 1,50 m entre as vigas      
- Gabarito vertical limitado a 5,50 m (altura da carga)                
- Gabarito horizontal limitado a 5 m (largura da carga)                    
- Comprimento máximo do conjunto limitado a 35 m
Condicionantes de tráfego
A velocidade de tráfego para cargas especiais, ao longo de todo o percurso da Ponte Rio-Niterói deverá ser mantida, monitorada e controlada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em:
- Vão central: 20 km/h                    
- Restante da Ponte: 40 km/h
Condicionantes de circulação
O fluxo da Ponte Rio-Niterói, cujas características se assemelham às de uma via arterial urbana, apresenta um elevado volume de tráfego ao longo da semana, acentuando-se principalmente nas sextas-feiras e nos feriados prolongados e dias que o antecedem.
Desta forma, o trafego de cargas especiais pela Ponte Rio-Niterói, quando autorizado, deverá ocorrer de sábado à quinta-feira, entre 22h30 e 4h00, sendo que a passagem pela praça de pedágio, para cargas com largura total entre 3,50 m e 5 m, deverá ocorrer pelo By-Pass (a área contígua à praça), precedida da remoção, pela concessionária, da Barreira Óptica existente no local. Às sextas-feiras, feriados e dias anteriores a feriados não é permitida a passagem de veículos e cargas especiais pela Ponte Rio-Niterói.                   
Ao longo de toda extensão da Ponte, o conjunto veicular deverá trafegar com o pneu externo direito a uma distância de aproximadamente 2 m da face interna do guarda-rodas (meio-fio), mantendo a roda da direita sobre a alma da estrutura e deixando as outras faixas livres para  o deslocamento dos veículos leves.
O tráfego de ônibus e automóveis será permitido nas faixas laterais à da carga especial, não sendo permitido, porém, na mesma pista, nenhuma outra carga de 20 toneladas ou mais, a qual, se existir, deverá manter uma distância mínima de 80 m da carga especial nos vãos de concreto e, nos vãos metálicos (região do vão central), não poderá trafegar concomitantemente, devendo aguardar a passagem da carga especial por sobre a estrutura metálica, a qual perfaz 850 m de extensão.
O cálculo estrutural da Ponte Rio-Niterói foi desenvolvido levando-se em conta a influência de um coeficiente de impacto segundo a Norma Brasileira. As estruturas da Ponte foram projetadas para resistir ao trem tipo correspondente à classe de 36 toneladas, ou seja, um caminhão tipo com três eixos de 12 toneladas em cada eixo, seguido de uma carga distribuída de 500 kg/m2 na largura de 3 m e de 300 kg/m2 em todas as demais áreas.
Desta forma, de modo a preservar a segurança rodoviária e a integridade física da Ponte Rio-Niterói, é definido como Limite Máximo de Carga nesta rodovia, o PBT (Peso Total Bruto) de 100 toneladas.
Condicionantes de prazo
- A solicitação da AET e da correspondente análise de viabilidade de trânsito pela Ponte Rio-Niterói deve ocorrer com antecedência mínima de 48 horas do dia previsto para a passagem do veículo/carga especial.
- A análise da viabilidade de trânsito para a concessão de AET dá-se num prazo mínimo de 48 horas, contadas a partir do dia seguinte ao da entrega da solicitação.
Ponte Rio Niteroi

Niterói

Base Operacional
Trecho: Trecho Ponte
Km: 323

Base Operacional
Trecho: Trecho Ponte
Km: 325

Base Operacional
Trecho: Trecho Ponte
Km: 328

Base Operacional
Trecho: Trecho Ponte
Km: 334

Rio de Janeiro

CCO
Trecho: Trecho Ponte
Km: 322

Base Operacional
Trecho: Trecho Ponte
Km: 323

Base Operacional
Trecho: Trecho Ponte
Km: 325

Base Operacional
Trecho: Trecho Ponte
Km: 326

Fonte: CCR Ponte

Leia a Biblia
(Apocalipse 3:19) - Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Preço médio do etanol será mais alto em 2011, diz Copersucar

Preço médio do etanol será mais alto em 2011, diz Copersucar
Abastecer o carro com etanol em 2011 será menos vantajoso do que nos últimos anos. A previsão é do presidente da Copersucar, Paulo Roberto de Souza, maior empresa brasileira do comércio de açúcar e etanol. Segundo o executivo, o consumidor não deve esperar grande recuo nos preços após o período de entresafra, que deve se estender até abril.

“Nesta safra deveremos ter menos volatilidade e um padrão de preço mais alto”, afirma. “Em São Paulo, onde o etanol custa em média 55% do preço da gasolina, o mais provável é que neste ano opere numa faixa de 65%”.

(O G1 publica, desde o dia 10 de janeiro, uma série de reportagens sobre as perspectivas para a economia brasileira em 2011 em diversos setores. Os primeiros temas tratados foram tributos, setor hoteleiro, microfranquias e aviação civil).

O presidente da Copersucar afirma, porém, que o preço do etanol já está no limite da competitividade com a gasolina e não deve subir muito mais nos postos. E, segundo ele, não há risco de desabastecimento. “Teremos em 2011 um volume de produção de etanol não menor do que o do ano passado".

Em entrevista ao G1 (leia abaixo), Souza diz que a que efeitos climáticos adversos no mundo e a alta do preço do açúcar têm limitado o crescimento da produção de etanol.

“O açúcar remunera hoje de 30% a 40% mais que o etanol”, afirma Souza. Ele destaca que o Centro-Sul do Brasil já responde por 50% do comércio mundial de açúcar. A commodity foi o grande destaque das exportações do agronegócio brasileiro em 2010, com expansão de de 52% das receitas. Com 18% das exportações do setor, o açúcar só ficou atrás da soja, que deteve 22% da vendas.

“O país precisa de mais investimentos em projetos greenfields (iniciados do zero), porque estamos vivendo um ciclo onde a demanda agora anda à frente da oferta”, afirma o presidente da Copersucar.

Na última safra, 55% da cana-de-açúcar comercializada pela Copersucar foi destinada à produção de etanol e 45% para a produção de açúcar. Segundo Souza, para a safra 2011/2012, a tendência é que esses índices mudem para 53% e 47%, respectivamente.

A empresa prevê comercializar 135 milhões de toneladas de cana na safra 2011/12, o que significará um crescimento de cerca de 25%. Das 8,1 milhões de toneladas de açúcar previstas, 6 milhões serão destinados à exportação. Na safra anterior, foram enviadas ao exterior 4,8 milhões de toneladas, a maior parte açúcar bruto a granel.

No caso do etanol, da produção estimada de 5,2 bilhões de litros, 600 milhões de litros devem ser exportados, volume igual ao da safra anterior. No Brasil, 87% da produção de etanol em 2010 foi destinada ao mercado interno, seguno a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica).

“O mercado internacional de álcool ainda não decolou”, diz Souza. “A exportação de álcool nos próximos cinco anos ainda deve ser marginal”, diz Souza.

A Copersucar prevê investir R$ 400 milhões em logística em 2011 e 2012, principalmente em terminais marítimos, transporte ferroviário e no etanolduto – obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que vai atravessar 45 municípios, ligando as principais regiões produtoras de etanol. O primeiro trecho, entre Ribeirão Preto e Paulínia, está orçado em R$ 800 milhões e deverá entrar em operação já em 2012. A Copersucar participa com 20% do investimento.



G1 - O ano de 2010 foi marcado por uma forte alta no preço e nas exportações de açúcar. Esse cenário deve se repetir em 2011?
Paulo Roberto de Souza - O efeito climático adverso no mundo está restringindo o crescimento da oferta. Com isso, a produção cresceu menos. Os fundamentos do açúcar são muitos bons. No cenário global os preços estão altos. Portanto, no Brasil, o incentivo será tentar maximizar a produção de açúcar. As usinas vão operar no máximo que podem, mas tem limitação. Já do ponto de vista de tamanho de safra 2011/2012, devemos ter um crescimento marginal em açúcar. Foram feitos investimentos pequenos no que chamamos de "desengargalamento", o que vai permitir aumentar a produção. Vamos ter um total de cana muito parecido e uma safra um pouco mais açucareira.

G1 - Produzir etanol hoje tem sido menos vantajoso para as usinas? Isso pode comprometer a oferta?
Souza - O açúcar remunera hoje de 30% a 40% mais que o etanol. Agora, essa quantidade de açúcar é limitada. As usinas gostariam de produzir muito mais açúcar, mas se quiserem converter 70% da cana em álcool, isso não será possível. É uma questão de restrição nas fábricas, que estão operando próximo do limite de sua produção de açúcar, e o restante vai para o álcool. Mas teremos em 2011 um volume de produção de etanol não menor que o do ano passado.

G1 - Com o crescimento da demanda por álcool, a tendência então são preços mais altos nos postos?
Souza - A frota de veículos não para de crescer. Só esse ano foram 3,3 milhões novos veículos, muitos deles flex. Historicamente, o preço do etanol tende a ser mais alto na entressafra. Nesta safra deveremos ter menos volatilidade e um padrão de preço mais alto.

G1 - Isso quer dizer que o preço do etanol para o consumidor não deve baixar tão cedo?
Souza - A gente não vê espaço para um preço muito maior. Em São Paulo, por exemplo, começa a passar de 70% do preço da gasolina. Com isso, o etanol começa a perder demanda para gasolina. Para o ano, o consumidor não deve esperar que ocorra grande recuo no preço durante o período de moagem (de abril a dezembro), como foi no passado. Em São Paulo, onde o etanol custa em média 55% do preço da gasolina na época da safra, o mais provável é que neste ano opere numa faixa de 65%. Com isso, o consumo de gasolina cresce e aumenta também o volume de álcool anidro, que no blend corresponde a 25% da composição da gasolina. O álcool anidro volta a ter um crescimento um pouco mais robusto e o álcool hidratado estabiliza. Mas ficar estável num cenário de crescimento no consumo de combustíveis, significa perder participação no mercado.

G1 - O que precisa ser feito para aumentar a oferta de etanol?
Souza - Um novo ciclo de investimentos em fábricas é necessário. As usinas estão no seu limite. Existe uma concepção não muito correta que, se o preço do açúcar está muito bom ou está melhor, se produz só açúcar e não álcool. Essa flexibilidade ao longo dos anos diminuiu muito. O país precisa de mais investimentos em projetos greenfields (iniciados do zero), porque estamos vivendo um ciclo onde a demanda agora anda à frente da oferta. Num passado recente, a gente gerou uma oferta e ficou encontrando mercado para esse produto. Agora a situação é outra. É preciso encontrar um mecanismo econômico para o etanol voltar a crescer num ritmo de dois dígitos ao ano.
G1 - Quais incentivos ajudariam a aumentar os investimentos na produção de etanol?
Souza - A decisão de investimento é de longo prazo, o negócio tem que estar ancorado em etanol, açúcar e cogeração de energia. Um marco regulatório ajudaria a dar mais confiança no investimento. Hoje, a mistura de álcool na gasolina é de 25%, mas pela lei pode passar a 20%. Com 25% fixo, por exemplo, o mercado se ajustaria. A distribuidora passará a fazer mais contratos e, eventualmente, até importar. Já os incentivos para novos investimentos, a contrapartida deveria estar vinculada a contratos de fornecimento de longo prazo, semelhante ao modelo da cogeração de energia elétrica, no qual a usina faz um contrato de 15 ou 20 anos de fornecimento e tem o BNDES financiando parte do investimento.

G1 – Além da redução dos custos, o que mudará com a construção do etanolduto (obra prevista para começar neste ano)?
Souza - A principal mudança é na forma de comercialização. Hoje, o álcool é negociado na porta da usina. É a distribuidora quem manda o caminhão. Com o etanolduto, a Copersucar vai andar na frente na cadeia logística, nosso álcool passará a ser vendido em pontos avançados. E do ponto de vista de sustentabilidade, vamos tirar milhares de viagens de caminhões das rodovias. E vamos ter um custo mais barato.

G1 - Como a Copersucar analisa o potencial de crescimento das áreas de cultivo e produção?
Souza - A cana ocupa hoje metade da área ocupada por soja, então ainda tem muita terra disponível, agriculturável, que pode ser ocupada sem desmatamento. A cana está muito longe de ser monocultura no país, ainda há muito espaço para crescer. Os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul devem ter um crescimento robusto nos próximos anos. Em relação ao mercado, o Centro-Sul do país já representa mais de 50% do mercado mundial de açúcar e pode chegar facilmente a 60% nos próximos anos.

G1 - E como você analisa o crescimento da demanda internacional por álcool?
Souza - Já há países onde há demanda maior que a oferta. Nos Estados Unidos, o governo americano aprovou um aumento da mistura de etanol de base milho de 10% para 15%. Com isso, eles estão aumentando em 50% a demanda americana que já é maior que toda a produção de álcool do Brasil. Demanda existe, o que estamos enfrentando é um problema de competitividade com a gasolina, que é um mix de preço do petróleo e câmbio.

G1 - O volume de exportações de álcool ainda é muito pequeno. Isso tende a mudar a curto prazo?
Souza - O mercado internacional de álcool ainda não decolou. Os grandes mercados hoje são Brasil e EUA, abastecidos por produção local. O mercado europeu é um mercado onde o Brasil deve ter uma participação crescente. A exportação de álcool nos próximos cinco anos ainda deve ser marginal. Então, a grande bandeira de que o futuro do etanol é exportação não parece ser uma realidade próxima. Mas os mercados estão sendo criados, há o apelo ambiental, o sucesso do etanol como aditivo continua, o sucesso do carro flex no Brasil é indiscutível, então o mercado está aí, só é uma questão de tempo.   


Fonte:  Coisas de  Maceió

Leia a Biblia
(Jó 11:18) - E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro.

Economia ao abastecer com gasolina chega a quase 10%


 


Com a disparada do etanol, a gasolina é, de longe, mais vantajosa para quem tem carro flex / Foto: Arquivo

Ana Paula Viana e Fabiana Paiva

Fazer uma conta simples ao escolher o combustível para encher o tanque do carro flex pode render uma economia de quase 10% ao bolso do motorista. Isso por causa da disparada no preço do etanol, cujo valor médio do litro ultrapassou os R$ 2 nas últimas semanas, no Rio, segundo um levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocomustíveis (ANP).
A economia ao optar pela gasolina — que está com custo médio estabilizado em R$ 2,66 — em carros bicombustível chega a R$ 0,16 por litro ou R$ 8 para um tanque de 50 litros. Isso porque, apesar de ser mais barato, o álcool tem rendimento inferior. Para ser mais vantajoso, o derivado da cana precisaria custar, no máximo, 70% do valor cobrado pela gasolina, o que hoje daria R$ 1,86, em média.
De acordo com Paulo Miranda, presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), apenas em abril, o preço do etanol deverá começar a cair, devido ao período de safra da cana de açúcar no país:
— A demanda internacional por açúcar está muito alta. Os produtores, então, preferem produzir açúcar em vez de etanol. Por isso, o preço não cede. Falta uma atitude do governo, em criar um estoque regulador, para evitar reajustes tão altos na época de entressafra.
Influência na gasolina
O custo da gasolina também vem subindo, mesmo que em menor escala, por ter 25% de álcool anidro em sua composição. De acordo com o levantamento da ANP, no último mês, os preços do combustível derivado de petróleo subiram R$ 0,01 por semana. Já o etanol registrou um aumento duas vezes maior no mesmo período. Nos últimos seis meses, o reajuste acumulado do álcool foi de R$ 0,33 por litro — o equivalente a 18% —, contra R$ 0,06 de alta da gasolina.
VEJA A TABELA COM OS VALORES COBRADOS PARA SABER QUAL COMBUSTÍVEL USAR


Fonte:  Extra.globo.com

Leia a Biblia
(Apocalipse 7:17b) - e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

Rodoviários votam pauta na terça

Sul Fluminense
Os rodoviários da região participam, na próxima terça-feira, de uma assembleia destinada a aprovar a pauta de reivindicações da categoria para o acordo coletivo de 2011. Uma das novidades é a implantação de pisos salariais estaduais para os rodoviários. Motoristas, cobradores, bilheteiros (que vendem passagens nas rodoviárias) e despachantes terão salários normativos que serão referência em todo o Estado do Rio.
Já as outras categorias terão os salários reajustados de forma proporcional aos pisos. O presidente do Sindicato dos Rodoviários do Sul Fluminense, Raimundo José Filho, afirmou que os valores dos salários só poderão ser divulgados depois da aprovação em assembleia.

Acompanhe as notícias do DIÁRIO DO VALE também pelo Twitter.

- Quando tivermos a pauta aprovada, vamos enviá-la ao Sindpass, que representa as empresas de ônibus na região, e à Fetranspor, que reúne os sindicatos das empresas de ônibus de todo o Estado do Rio. A intenção é que haja negociações entre o Sindicato dos Rodoviários e o Sindpass ao mesmo tempo em que a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (FITTR) negocia com a Fetranspor, buscando fechar um acordo único para todo o estado. Acredito que teremos uma negociação tranquila, mas, se precisarmos recorrer à greve, desta vez ela será estadual e vai incluir também os ônibus intermunicipais, como os que ligam as cidades da região ao Rio - disse Raimundo.

Além do piso salarial proposto, foram apresentados outros itens que serão inseridos na pauta: Extinção da função do motorista júnior, Extinção do microônibus, ATS (adicional do tempo de serviço) e PLR (participação nos lucros e resultados), salário variável, elaboração e implementação da política da gratuidade das passagens dos Rodoviários do estado do Rio de Janeiro, e a assinatura e cumprimento pela Fetranspor de todos os itens constantes na Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Trabalhadores de Escritório.
Raimundo também solicitou que a Fetranspor orientasse os sindicatos que representam as empresas do interior, no caso da região o Sindpass, quanto aos itens negociados e acordados da Convenção Coletiva de Trabalho, facilitando o entendimento entre as partes nas próximas negociações.
- Temos também a intenção de definir um piso salarial único para os rodoviários no Estado do Rio, mas tudo o que estamos pretendendo ainda depende da aprovação dos trabalhadores em assembléias que serão realizadas em todo o Estado do Rio, inclusive na base territorial do nosso sindicato - afirmou.
O líder sindical acredita que a negociação unificada será benéfica tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. Segundo ele, os trabalhadores e empresas ganham com um processo mais ágil. "O próprio porte da negociação tornará mais provável o acordo, e o objetivo é ter a negociação concluída o mais breve possível", disse Raimundo.
Escassez de mão de obra
De acordo com Raimundo, um argumento que deve facilitar as negociações entre rodoviários e empresas de passageiros este ano é a escassez de mão de obra, principalmente de motoristas. Para ajudar as empresas a solucionarem esse problema, que acaba forçando a realização de horas extras, Raimundo pretende voltar a oferecer cursos de qualificação que vão ajudar a formar mais motoristas. Segundo ele, só faltam alguns detalhes burocráticos para que a iniciativa se concretize.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/1,34654.html#ixzz1BzhDG79G
 
 
 
Leia a Biblia
(Romanos 15:4b) - para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.

Dez dias depois da chuva, geólogos analisam Região Serrana

Mais de 760 pessoas já morreram na região desde o início da enxurrada


O trabalho de busca de corpos e de limpeza das ruas atingidas pela forte chuva que arrasou pelo menos sete cidades da Região entra pelo décimo dia. Segundo o Ministério Público, cerca de 400 pessoas estão desaparecidas na região. A previsão é de que os trabalhos de busca avancem mais rapidamente, uma vez que não chove nesta sexta-feira (21), o que facilita a ação de bombeiros, policiais e voluntários. Em Nova Friburgo, cerca de 60 geólogos trabalham para analisar a nova geografia da cidade.
Novo relevo
Segundo a prefeitura, os profissionais, inclusive estrangeiros, liderados pelo presidente da Empresa de Obras Públicas do estado (Emop) Ícaro Moreno, analisam o novo relevo da cidade, alterado pela enxurrada que levou para o centro de alguns bairros pedras de mais de 10 toneladas e desviou cursos de córregos e rios.
O mapeamento detalhado de áreas de risco é apontado como um dos maiores desafios para construir um sistema nacional que possa fazer alertas antes de catástrofes naturais. Segundo o pesquisador Carlos Nobre, responsável pelo projeto desse sitema dentro do Ministério da Ciência e Tecnologia, é necessário que geólogos visitem esses locais para saber onde há perigo de enchentes e deslizamentos quando houver tempestades.
Até a próxima segunda-feira (24), garis da Comlurb (empresa de limpeza pública do Rio) vão auxiliar no trabalho de limpeza das ruas e logradouros públicos. Todo o lixo e entulho recolhido na cidade está sendo levado para a usina de reciclagem e compostagem de lixo da cidade. A usina, que fica entre as áreas mais atingidas – Córrego Dantas e Campo do Coelho -, foi reconstruída em tempo recorde.
De acordo com as prefeituras das cidades atingidas pelo temporal do dia 11, o número de corpos resgatados chega a 762 e o número de desabrigados e desalojados gira em torno de 20 mil pessoas. Pelos últimos levantamentos dos municípios, ao todo são 365 em Nova Friburgo, 304 em Teresópolis, 64 em Petrópolis, 22 em Sumidouro, 6 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim.
Segundo o boletim da Polícia Civil divulgado às 11h45 desta sexta-feira (21), 765 corpos já foram identificados: 309, em Teresópolis; 367, em Friburgo; 1, em Bom Jardim; 63, em Petrópolis; 21, em Sumidouro e 4, em São José do Vale do Rio Preto.
Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto
Em Petrópolis, a vida começa a voltar ao normal, segundo o coordenador de Ações Emergenciais da prefeitura, Luiz Eduardo Peixoto. Os trabalhos de resgate foram intensificados. Uma equipe de assistentes sociais faz o cadastramento de famílias atingidas pela chuva para que possam integrar os programas sociais. No hospital de campanha, são feitos diariamente cerca de 300 atendimentos.
Em São José do Vale do Rio Preto, começam a ser montadas nesta sexta-feira (21) tendas para abrigar vítimas das chuvas no município. Cerca de 70 barracas devem ser montadas no ginásio municipal, em Águas Claras.
Já a cidade de Bom Jardim permanece isolada por causa de destruição de pontes. A expectativa é que homens do Exército comecem a montar as novas pontes neste fim de semana.

Estradas seguem com problemas
Cerca de 250 funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalham intensamente na região para recuperar as estradas de acesso à Região Serrana, onde ocorreram queda de barreiras, erosão nas pistas e queda de pontes.
A BR-040, que liga o Rio a Juiz de Fora, está com o tráfego em meia pista na altura do km 9, por causa de uma queda de barreira, no sentido Juiz de Fora. Nos kms 43 e 34, sentido Rio, o trânsito encontra-se em meia pista por causa de obras, segundo a concessionária que administra a via.
A RJ-116 (Itaboraí-NovaFriburgo-Macuco) está interditada na altura de Bom Jardim, por causa da queda da ponte, destruída com as chuvas. No trecho de Muri, a estrada está em obras e opera no sistema siga e pare para a construção da nova rede de drenagem, com instalação de manilhas, e aterro de dois buracos que formaram um precipício no local.
No Vale do Tainá, na altura do km 92, próximo ao pedágio de Furnas, em Friburgo, o acesso a veículos de passeio e caminhonetes está sendo feita por uma estrada secundária aberta emergencialmente depois das chuvas.
Motoristas que cruzam a rodovia estadual RJ-130 devem redobrar a atenção ao volante. Por conta das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio na última semana, a estrada que liga as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo ainda reserva uma série de desagradáveis (e perigosas) surpresas ao longo de seus 68 km.
São muitos os trechos, nos dois municípios, onde as consequências dos deslizamentos de terra insistem em atrapalhar o tráfego. Em alguns pontos, a passagem é feita apenas em meia pista, aberta em caráter emergencial e improvisada e sem sinalização adequada.

Fonte:  EPTV

Leia a Biblia
(Gênesis 2:24) - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Fraude em autoescolas de São José compromete formação dos motoristas

Motorista pode tirar habilitação sem fazer aula nas autoescolas de São José 

Quando encontrar um motorista barbeiro pela rua, comece a desconfiar. Ele pode ter tirado a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sem passar pelas  aulas práticas de direção em uma das autoescolas de São José dos Campos. Como isso é possível?

Basta ir a uma autoescola e explicar que pretende pagar as aulas, mas não está disposto a fazê-las. O atendente, então, pedirá que você apenas deixe a sua  impressão digital no leitor biométrico (uma espécie de lista de presença) antes e depois de cada aula. Simples assim. Sem qualquer esforço.

A reportagem do BOM DIA visitou três autoescolas de São José  e comprovou a fraude. Em duas (Siena e Dallas II), o esquema foi confirmado pelas atendentes e pelos instrutores.

A Trans Forma foi a única que  recusou essa possibilidade. Uma funcionária explicou que, embora as outras façam, lá é preciso cumprir as 20 horas de aula. Não tem papo!
Todas as conversas foram gravadas pela reportagem.
Ajudinha /Na autoescola Siena do Jardim Satélite, zona sul de São José, a atendente aceitou negociar, mas pediu que essa fraude ficasse guardada em segredo para não ‘dar problema’.

 “Você passa aqui só para cadastrar (as digitais). Mas tem que ficar quieto, viu. A gente ajuda, mas sabe que não pode fazer isso. Ainda mais agora que a corregedoria está em cima”, disse a atendente. “Eu gosto de ajudar as pessoas”, completou.

A autoescola Dallas II, também na zona sul, aceitou dar uma ‘mãozinha’ na hora de conseguir a CNH.

  “Tem como fazer, sim. Não tem problema. Mas como tudo é digital, você vai precisar vir aqui para abrir e fechar no sistema”, afirmou.
sem acordo /Não foi por falta de insistência. O BOM DIA bem que tentou convencer uma das atendentes da autoescola Trans Forma, na rua Sebastião Humel, na região central de São José. Mas não conseguiu.

“Não trabalhamos com isso aqui. Você vai precisar fazer as aulas mesmo”, disse.
Agora, comece a desconfiar quando  algum motorista fizer uma barbeiragem na sua frente neste trânsito cada vez mais caótico de São José. Ele pode ter ‘matado’ as aulas de direção com ajuda das autoescolas.
Contran obriga a fazer 20 horas de aula A aula prática começa a ser feita quando  o candidato já foi aprovado no exame psicotécnico e no exame escrito. Após passar na prova teórica, o sistema da autoescola emite a LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular), documento obrigatório nas aulas práticas. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece que, para a primeira habilitação, são necessárias 20 horas de aprendizagem. Cada aula dura 50 minutos nas autoescolas. Uma parte (20%) deve ser à noite.
Proprietário nega prática irregular
O dono da autoescola Siena, Walter Fernandes Candelario, o Siena, afirmou desconhecer a fraude. De acordo com ele, algum funcionário deve ter se precipitado ao oferecer a possibilidade de pagar as aulas sem precisar frequentá-las.
 “Eu não conheço isso que você está me falando. A minha recomendação é exatamente ao contrário. O candidato precisa fazer as 20 horas de aula, sim”, afirmou Siena na noite de sexta-feira. Ele é o primeiro suplente ao cargo de vereador, pelo PT, em São José dos Campos.
O empresário, que garantiu desconhecer o fato, prometeu uma investigação junto a seus funcionários.
“Vou ver o que aconteceu, porque nem passo direito na autoescola. Deixo tudo na mão dos meus funcionários”, completou.
O dono da Dallas II não foi encontrado pelo BOM DIA para comentar o teor da reportagem.

Fonte:   Rede Bom Dia

Leia a Biblia
(Salmos 124:8) - O nosso socorro está no nome do SENHOR, que fez o céu e a terra.

 


Operação Golfinho: 200 motoristas são flagrados em excesso de velocidade

Número corresponde as autuações deste sábado em que foram fiscalizados 1.137 veículos.

Porto Alegre - Nesse sábado, dentro da área de abragência da 41ª Operação Golfinho, os policiais militares do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) fiscalizaram 1.137 veículos, com autuação em 296 condutores por cometimento de infrações de trânsito. Outros 261 motoristas foram flagrados em excesso de velocidade pelos radares móveis do CRBM.

Os acidentes de trânsito registrados totalizaram dez ocorrências, com o envolvimento de 19 veículos que ocasionaram ferimentos em sete pessoas e dois óbitos. Os acidentes com vitimas fatais ocorreram na localidade Jardim do Edem, município de Tramandaí, e em Arroio Teixeira.

Nas ações de combate à criminalidade, os policiais efetuaram a abordagem e identificação de 2.493 pessoas, com 12 detenções.

Estado

Já em todo o Estado, incluindo os dados da Operação Golfinho, os policiais do CRBM fiscalizaram 3.937 veículos com a autuação, por cometimento de infrações de trânsito, em 919 condutores, sendo 19 por embriaguez ao volante. Nas operações de radares, intensificadas nas estradas gaúchas, foram 2.344 veículos fiscalizados, com a autuação eletrônica por excesso de velocidade em 450 casos. Os acidentes de trânsito totalizaram 36, com o envolvimento de 61 veículos e um saldo de 32 pessoas feridas. Foram registrados dois acidentes fatais. Também houve a abordagem e identificação de 7.276 pessoas, ocorrendo a prisão de 30.

Fonte: Diario de Canoas

Leia a Biblia
(Salmos 124:8) - O nosso socorro está no nome do SENHOR, que fez o céu e a terra.

Recuperar rodovias atingidas pelas chuvas custará R$ 150 mi, diz DNIT

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot, afirmou nesta sexta-feira (21) que serão necessários R$ 150 milhões para a recuperação e reconstrução de rodovias atingidas pelas chuvas. Como a previsão inicial no orçamento era de R$ 80 milhões, Pagot disse que o governo destinará mais recursos para a recuperação das rodovias.
“O governo destinou R$ 80 milhões para o início do trabalho do DNIT, mas isso foi apenas um decreto preliminar. Rapidamente o dinheiro foi disponibilizado e já está em ação. O que nós temos hoje de levantamento das emergências, no caso de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro, totaliza esse pacote cerca de R$ 150 milhões”, disse Pagot. Ele participou do programa Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e transmitido pela TV NBR.
Segundo Pagot, “vai ser feito um decreto mais amplo” para destinar recursos adicionais para as obras e atingir os R$ 150 milhões necessários para os reparos nas rodovias. Pagot afirmou que caso sejam necessários mais recursos além dos R$ 150 milhões, “não vai ter dificuldade nenhuma”.
Nos últimos quatro anos, de acordo com Pagot, a média de utilização de recursos para a recuperação de rodovias foi de R$ 250 milhões. “A exceção foi no ano passado, com R$ 400 milhões, pela emergência que tivemos em Alagoas”, disse Pagot.

Fonte: O Jornal 

Leia a Biblia
(Sofonias 3:17a) - O SENHOR teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará;

sábado, 22 de janeiro de 2011

Novos Secretários: DER quer concluir malha viária do Estado. Saiba como

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DER será comandado novamente com Marcos Vital
Continuando com a série de entrevistas que o Cada Minuto está realizando com o novo secretariado do estado, desta vez o assunto é debatido com o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL), Marcos Vital, que continua a frente do órgão nesse segundo mandato de Teotônio Vilela.
Ele fala das importantes ações para o desenvolvimento do Estado. Neste ano de 2010, o órgão executou obras de infraestrutura e atuou na fiscalização do trânsito nas estradas alagoanas.
O Programa de Recuperação da Malha Viária e Rodoviária contemplou 74 cidades com novos acessos viários e rodoviários. Este ano, o governo de Alagoas inaugurou a pavimentação asfáltica em todas as regiões do Estado.
No Sertão alagoano, os municípios de Mata Grande, Piranhas, Cacimbinhas, Palestina, São José da Tapera, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Canapi, Delmiro Gouveia, Ouro Branco, Minador do Negrão e Estrela de Alagoas receberam novos acessos.
Já na região Norte, as cidades de Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Passo de Camaragibe e Novo Lino foram contempladas com obras do governo Estadual.
No total 14 municípios na região do Agreste também foram incluídos no programa. São eles: Maribondo, Teotonio Vilela, Jaramataia, Limoeiro de Anadia, Tanque D’Arca, Palmeira dos Índios, Coité do Nóia, Taquarana, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Junqueiro, São Sebastião, Major Izidoro e Batalha. Na região metropolitana, Rio Largo, Messias e Atalaia também foram beneficiadas.
De acordo com Marcos Vital, todo esse trabalho é para melhorar a qualidade de vida, auto-estima da população e facilitação para escoamento da produção agriculta. “Cada cidade que teve o acesso construído, contribuiu para uma série de fatores, desde a auto-estima até o escoamento de agriculta do município. 70% das cidades já tiveram seu acesso construído”, Vital, garantiu que o restante das cidades também terão os acessos construídos.
Rodovia Ribeirinha
O governo do Estado executa o plano de trabalho que irá implantar e recuperar a Rodovia Ribeirinha do São Francisco, que compreende de Penedo até Piranhas. As obras já iniciaram e o DER trabalha para que os municípios de Pão de Açúcar e Belo Monte sejam beneficiados com a pavimentação da rodovia AL- 225, no trecho que interliga as duas cidades.
Duplicação AL-101 Sul
Uma das principais ações de infraestrutura do governo de Alagoas na região Sul é a obra de duplicação da rodovia AL-101 Sul. O DER executa a duplicação de 25,8 km de estrada e de quatro pontes, além da criação de três novos viadutos.
A obra fortalecerá, principalmente, o turismo da região das Lagoas e Mares do Sul. As cidades turísticas da Barra de São Miguel e Marechal Deodoro (Francês) serão beneficiadas com a ação do governo de Alagoas. A duplicação também desafogará o trânsito daqueles que utilizam a rodovia AL-101 Sul, como entrada e saída de Maceió.
Conforme o diretor-presidente do DER, Marcos Vital, a obra duplicará a Ponte do Mundaú, Ponte da Massagueira, Ponte do Maceiozinho e Ponte do Niquim. Serão construídos novos viadutos no Francês, Barra de São Miguel e nas proximidades do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).
Duplicação AL-101 Norte
Alagoas está na expectativa de mais uma obra importante de infraestrutura que irá mudar o aspecto da região Norte do Estado. Com a federalização da AL-101 Norte e da PE-60, o governo federal irá duplicar as rodovias e proporcionar desenvolvimento para os estados de Alagoas e Pernambuco.
A federalização das rodovias trará benefícios significativos às regiões Norte de Alagoas e Sul de Pernambuco, que estão entre os principais polos turísticos dos dois estados.
Duplicação AL-220
O desenvolvimento de Arapiraca é uma realidade em Alagoas. O forte crescimento da cidade provocou a realização de grandes obras de infraestrutura. O Governo do Estado trabalha para que a rodovia AL-220, que liga o Agreste ao Sertão, seja restaurada e tenha trechos duplicados. O início da duplicação ocorre no trevo que está localizado no Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Arapiraca e termina no trevo do Grupo Coringa.
Programa da Reconstrução
O DER executa 187 obras no Programa da Reconstrução para os 19 municípios que sofreram com a enchente de junho. Obras que incluem recuperação de pontes, estradas e vicinais. O órgão irá recuperar 348 km de rodovias vicinais, 64 km de rodovias estaduais, 136 mil m² de pavimentação urbana, onze pontes danificadas e 54 pontes destruídas.
Alça da Flamenguinha
A obra da alça da Flamenguinha impulsionará o turismo alagoano garantindo o menor tempo de viagem entre o Aeroporto Zumbi dos Palmares e a região da Costa dos Corais.
A obra consiste na implantação de 28km da rodovia AL-105, interligando a parte alta da cidade de Maceió ao município de São Luís do Quitunde, no litoral Norte do Estado. A obra está sendo executada pelo DER com recurso orçado em R$ 32 milhões, do governo Federal e com 50% de contrapartida estadual.
Ações no Trânsito
Ação importante para o trânsito nas estradas alagoanas e alguns pontos da capital foi criada pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura de Maceió.
A Operação Verão + Seguro foi iniciada em 2010 e se estenderá nos anos posteriores. A ação conjunta teve medidas como o reforço da fiscalização nas estradas com os agentes do DER e Polícia Militar e em pontos estratégicos da capital com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
O diretor Marcos Vital, finalizou a entrevista agradecendo o empenho de todos que trabalham no órgão. Comemorou o montante de obras executadas no ano de 2010. Não esqueceu de comentar sobre o acesso que dá a cidade de Pindoba que está sendo analisado para a construção do trecho asfáltico.
“Queremos concluir toda malha viária do estado e isso está próximo é uma realidade. Fizemos um ótimo trabalho durante o ano passado agradeço a todos que participaram para a evolução de Alagoas”, disse Marcos

Fonte: Correio do povo

Adolescente que faz malabarismos na rua é agredido por motorista em SP

Jovem de 14 anos levou 6 pontos no pescoço ao ser alvo de uma garrafada.
Agressão ocorreu na esquina da Rua Atílio Innocenti com Juscelino Kubitschek.

Marcelo Mora Do G1 SP
Wesley Cardoso, de 14 anos, levou seis pontos no pescoço depois de ser atingido por uma garrafada 
Wesley Cardoso, de 14 anos, levou seis pontos no pescoço depois de ser atingido por uma garrafada (Foto: Marcelo Mora/G1)
Um adolescente que faz malabarismos em esquinas de avenidas movimentadas de São Paulo, como a Faria Lima e a Juscelino Kubitschek, levou seis pontos no pescoço ao levar uma garrafada de um motorista. A agressão ocorreu na esquina da Avenida Juscelino Kubitschek com Rua Professor Atílio Innocenti, na Vila Olímpia, região conhecida pelos bares e choperias, por volta das 19h desta sexta-feira (21).
De acordo com Wesley Roberto da Silva Cardoso, de 14 anos, a série de agressões teve início após passar por cima de uma carretilha utilizada para transportar motocicletas quando esta era puxada pelo veículo, um Jetta, do agressor, para poder atravessar a rua, depois de executar uma sessão de malabarismo com bolinhas de tênis. Morador do Capão Redondo, na Zona Sul da capital, ele aproveita o período de férias escolares para tentar ganhar algum dinheiro nas ruas e, assim, ajudar a família.
A versão do adolescente foi confirmada por ao menos duas testemunhas que o acompanharam até o 15º DP, no Itaim Bibi, na Zona Oeste de São Paulo, onde ele iria prestar queixa na noite desta sexta-feira, depois de ter sido socorrido por uma equipe do Samu e atendido no Hospital das Clínicas, na região da Paulista.
O motorista, que pediu ao G1 para não ser identificado, relatou que Wesley subiu na carreta e que ficou pulando. Em seguida, ele disse que desceu do carro para tirar satisfações e acabou admitindo que foi mesmo para “as vias de fato”. Segundo o agressor, o adolescente não estava fazendo malabarismos na rua, mas, sim, arruaça. O advogado do motorista, por sua vez, disse que só se pronunciaria após o registro da ocorrência.
Segundo Wesley, depois que o semáforo abriu ele teve de subir na carreta para poder chegar até a calçada. “Ele desceu do carro e me chutou três vezes. Daí eu joguei uma bolinha (de tênis) nele”, contou o adolescente, que, em seguida, foi perseguido pelo agressor.
O líder de projetos Thiago Cutrim, de 25 anos, que se encontrava na calçada próximo ao local, testemunhou as primeiras agressões. “Ele passou na carretilha e parou na minha frente. Então, o motorista desceu e falou ‘Você é folgado!’. E foi para cima dele (Wesley) e acertou as bicudas”, disse.
Wesley tentou escapar, mas foi perseguido e acabou recebendo ao menos uma garrafada. “Ele atirou duas garrafas. A primeira ele errou. E a segunda acertou no meu pescoço. Mesmo assim, ele continuou me batendo”, relatou.
A enfermeira Solange Elias, de 42 anos, estava presa no trânsito, ao lado do Jetta do agressor. “Quando eu vi, ele já estava correndo atrás do garoto dizendo que tinha sido assaltado. Ele (Wesley) tinha lugar para correr, mas mesmo assim não fugiu. Então eu percebi que não se tratava de um roubo”, afirmou a enfermeira.
Ela contou que viu quando o motorista utilizou a garrafa para agredir o adolescente. “Na verdade, ele golpeou com a garrafa e atingiu o pescoço. O sangue começou a esguichar na hora para todo lado. Fui para cima dele (do motorista) e ele me disse que eu não tinha nada a ver com o que estava acontecendo e que era para eu 'vazar' ”, disse.
Tanto Thiago quanto Solange relataram ao G1 que Wesley pedia desculpas o tempo todo. Segundo as testemunhas, as agressões ao adolescente só cessaram depois que várias pessoas conseguiram conter o agressor, que ainda tentou deixar o local, mas lhe tomaram a chave do carro antes disso.
Além dos pontos no lado direito do pescoço e de manchas de sangue na roupa e até no cabelo, o adolescente disse que estava sentindo muitas dores na perna, devido aos chutes. Até as 23h30 desta sexta-feira, a ocorrência não havia sido registrada no 15º DP porque a delegada plantonista havia se dirigido ao Hospital das Clínicas para ouvir o depoimento do médico que atendeu Wesley. O motorista poderá responder inquérito por lesão corporal dolosa.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Começam as obras de drenagem da segunda etapa

Equipes estão fazendo o trabalho de escavação para colocar as galerias pluviais 
 
A Prefeitura de Curitiba está construindo a nova rede de drenagem da segunda etapa do Eixo Viário de Integração, entre os bairros Tatuquara e a Cidade Industrial.

As equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas estão fazendo o trabalho de escavação para colocar as galerias pluviais. Também está sendo construída a base da nova via.

“Esta é uma obra importante para a região Sul da cidade. A nova avenida que será formada pelo Eixo de Integração terá o mesmo impacto que as linhas de expresso na década de 70, promovendo o desenvolvimento econômico da região”, afirma o prefeito Luciano Ducci.

O Eixo vai atender os moradores de assentamentos habitacionais da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) construídos ao longo da nova avenida.

A Prefeitura está investindo mais de R$ 10,4 milhões na  construção de três trincheiras e na pavimentação de quase dois quilômetros de uma nova avenida. Os recursos são financiados pelo Fonplata – Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Rio Prata.

O trecho em obras começa na rua João Bettega com Rodolpho Doubeck, na Cidade Industrial. As equipes vão ampliar em 700 metros da rua José Luiz da Guerra Rego até o cruzamento da trincheira da avenida Juscelino Kubitschek. Neste trecho, o eixo vai atender o assentamento Bolsão Sagrada Família, onde vivem 2.133 famílias.

Após o Contorno Sul, começará a construção de uma nova avenida com 900 metros de extensão, que será feita embaixo da rede elétrica da Copel. Serão duas pistas com 7 metros de largura, que irão até a rua Vicente Michelloto. A obra vai beneficiar diretamente mais de 400 famílias que vivem no Moradias Tamarindo.

A última etapa da obra é na rua Vicente Michelloto, onde serão construídas três trincheiras, sendo duas na alças de acesso ao viaduto do Contorno Sul.

Estas trincheiras, que terão acessos para pedestres, permitirão que os veículos cruzem de um lado para outro, sem a necessidade de transitar nas rodovias. Ao todo, este trecho do Eixo Viário tem 1800 metros de extensão.

Ao longo de toda a avenida serão feitas obras de terraplanagem, drenagem, rede de captação de águas pluviais, asfaltamento, calçadas, paisagismo, sinalização horizontal e vertical, instalação de paradas de ônibus e de iluminação pública.

Primeira etapa
A primeira etapa do Eixo de Integração foi entregue no ano passado. Neste trecho, o Eixo Viário ligou as ruas Vicente Michelotto, na CIC, e Antonio Zanon, no Tatuquara, em uma distância de 3,8 quilômetros. A obra atendeu diretamente 22.168 famílias que moram em conjuntos da Cohab ou em áreas regularizadas pela Prefeitura.


Eixo Viário de Integração – 2ª etapa
Valor da obra: R$ 10.443.880,80
Extensão : 1.800 metrosa


Fonte: BemParaná

Leia a Biblia
Mt 23:8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos
 

DNIT cobra agilidade na pavimentação da BR-163: “A obra é para 2011”




O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), Luiz Antonio Pagot, reuniu-se com representantes de 21 empresas envolvidas na pavimentação da BR-163 entre Guarantã do Norte, em Mato Grosso,  e Santarém, no Pará. E deu um recado firme:  a obra é para 2011. Ou seja, deve estar concluída até dezembro.  Pagot cobrou um melhor desempenho das empreiteiras
“Esse é o momento de as empresas apresentarem eventuais dificuldades, para encontrarmos soluções e garantirmos a conclusão dentro desse novo prazo” – disse.  Na primeira semana de fevereiro, um Grupo de Trabalho da autarquia visitará a rodovia e as instalações das empreiteiras a fim de fiscalizar as obras e dirimir dúvidas sobre projetos e execução da recuperação do passivo ambiental.
Entre os assuntos discutidos, destaque para a apreciação da implantação inicial das obras, bem como o detalhamento da revisão em função de quantitativos, da distância de jazidas e da alteração de insumos. Além disso, foram avaliados os cronogramas de implantação e as exigências quanto ao licenciamento e programas básicos ambientais.
Outro tema importante foram as soluções possíveis para manter o ritmo de trabalho adequado durante o inverno amazônico, época de chuvas que se estende de dezembro a abril.
O DNIT está asfaltando 1.055 quilômetros da BR-163 entre Mato Grosso e Pará. Para isso, são investidos mais de R$ 1 bilhão. A pavimentação da rodovia, aberta na década de 1970, vai ajudar a escoar a produção agrícola (principalmente de soja) daquela região, estimada em quase 30 mil toneladas por ano.
Mais do que crescimento econômico, as obras causarão impacto direto na vida das mais de dois milhões de pessoas que moram na área de influência da rodovia. Por isso, a preocupação com o meio ambiente é um dos principais elementos do empreendimento: só nos programas ambientais o DNIT investe R$ 70 milhões, entre ações compensatórias e de controle do entorno da rodovia.

Redação 24 Horas News

Estrada em Itaipava vira pátio de obras


Lama e lixo chegam a todo momento no local

Cláudia Alcantara, do R7 | 18/01/2011 às 21h26
 
Cláudia Alcantara / R7
Cláudia Alcantara / R7
Caminhões depositam lama, escombros e lixo na estrada para o Vale de Cuibá, em Petrópolis
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A estrada para o Vale de Cuibá, em Itaipava, distrito de Petrópolis, que foi a mais afetado pelas chuvas da última quarta-feira (12) na região serrana do Rio, virou um grande pátio de obras.
A todo instante chegam caminhões vazios que são preenchidos de lama e lixo para desobstruir a rodovia. As retro-escavadeiras e pás mecânicas retiraram o barro que interditava a estrada e colocaram nos caminhões.
Por causa dessa operação, o trânsito na localidade ficou congestionado. As autoridades do município pedem que se evite a circular na região para facilitar o trabalho dos operários.
Tragédia das chuvas
O forte temporal que atingiu o Estado do Rio de Janeiro dia 11 deixou centenas de mortos e milhares de sobreviventes desabrigados e desalojados, principalmente na região serrana.

As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto foram as mais afetadas. Serviços como água, luz e telefone foram interrompidos, estradas foram interditadas, pontes caíram e bairros ficaram isolados. Equipes de resgate ainda enfrentam dificuldades para chegar a alguns locais.
Veja a galeria de fotos
Na sexta-feira (14), a presidente Dilma Rousseff liberou R$ 100 milhões para ações de socorro e assistência às vítimas. Além disso, o governo federal anunciou a antecipação do Bolsa Família para os 20 mil inscritos no programa nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.
Empresas públicas e privadas, além de ONGs (Organizações Não Governamentais) e voluntários, também estão ajudando e recebem doações.

Os corpos identificados e liberados pelo IML (Instituto Médico Legal) são enterrados em covas improvisadas. Hospitais continuam com muitos feridos. Médicos apelam por doação de sangue e remédios. Os próximos dias prometem ser de muito trabalho e expectativa pelo resgate de mais sobreviventes e localização de corpos.
Em visita à região de Itaipava, em Petrópolis, o governador Sérgio Cabral (PMDB) disse que ricos e pobres ocupavam irregularmente áreas de risco e que o ambiente foi prejudicado.
- Está provado que houve ocupação irregular, tanto de baixa quanto de alta renda. Está provado também que houve dano da natureza. Isso não tem a ver com pobre ou rico.



Fonte:  R7.com

Minas Gerais lidera o ranking de estragos em rodovias do país

Informação é do Dnit; temporais já danificaram 33 estradas federais e estaduais

O Estado de Minas Gerais concentra a maioria dos estragos nas rodovias do país devido ao período de chuvas. Pelo menos 33 estradas apresentam problemas causados pelos temporais, como queda de barreiras e rompimento de bueiros. O Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar na lista, com 22 rodovias, mas concentra os danos mais graves, principalmente na região serrana.
Em seguida, aparecem Goiás (21), incluindo o Distrito Federal, e São Paulo (11). Os dados são do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Um dos motivos que levam Minas a ocupar o posto é o tamanho da malha rodoviária do Estado – a maior do país, com quase 35 mil km em estradas federais e estaduais.
O governador Antonio Anastasia (PSDB) anunciou esta semana que vai pedir R$ 250 milhões ao governo federal para obras de infraestrutura. Pelo menos R$ 100 milhões serão aplicados na recuperação das rodovias e de 113 pontes que foram destruídas em território mineiro.
Além das estradas que constam no ranking, 51 que já apresentavam problemas, agora agravados pelas chuvas, também devem passar por obras. Oito trechos estão completamente interditados. Em alguns casos, como na MG-252, que liga São Gonçalo do Pará à BR-262, na região centro-oeste do Estado, o desvio chega a acrescentar 30 km à viagem.
Entre as ocorrências mais comuns estão queda de barreiras, estouro de bueiros e trechos com alagamentos. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, devido à necessidade de avaliar cada situação, não é possível prever quando todos os estragos serão reparados.

Leia a Biblia
(Isaías 12:2b) - porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Trecho da BR-116 na Região Serrana do RJ pode ser liberado na quarta-feira

Por medida de segurança, o tráfego na BR-116 (Rio-Teresópolis-Além Paraíba) ainda está interrompido do km 71, em Três Córregos, ao km 2, no entroncamento com a BR-393, em Além Paraíba, por causa das fortes chuvas na Região Serrana do Rio. Segundo a concessionária CRT, a rodovia deve ser reaberta nesta quarta-feira (19). Mas a liberação vai ficar condicionada às condições do tempo na região. Não por lá desde a noite de segunda-feira (17).
O tráfego continua num sistema de pare e siga o trecho da BR-116, entre os kms 104 e 89, na Serra dos Órgãos. No local está sendo construída uma terceira faixa na pista.
Nas chuvas que caíram na Região Serrana do Rio, no último dia 11, 680 pessoas morreram e cerca de 21 mil estão desabrigadas ou desalojadas em pelo menos sete municípios.
Na BR-040 (Rio-Juiz de Fora), as pistas estão livres até a Serra de Petrópolis. No trecho de Itaipava, distrito de Petrópolis, o trânsito está em meia pista no sentido Juiz de Fora, no km 9, por causa de queda de barreira, e no km 43, devido a obras na pista. No sentido Rio, estão sendo realizadas obras no km 34.
Estradas estaduais
Já nas rodovias estaduais, a situação ainda é complicada, mas as estradas começam a ser liberadas. Um desvio feito na RJ-148, que liga Nova Friburgo a Carmo, voltou a permitir o tráfego na região. A RJ-130 (Teresópolis-Nova Friburgo) está com o trânsito monitorado e liberado em meia pista, devido à queda de inúmeras barreiras e algumas erosões. A passagem deve ser feita com muita atenção, apenas para veículos leves.
A RJ-150, rodovia que liga Nova Friburgo a Amparo, está com tráfego liberado até Amparo. O DER está atuando para a liberação total da rodovia até quinta-feira (20). Já a rodovia RJ-242 está em meia-pista em diversos trechos entre a RJ-130 até Campinas, distrito de Nova Friburgo.
A estrada que liga Nova Friburgo a Casimiro de Abreu (RJ-142) está com o tráfego liberado ao longo de toda sua extensão, depois da retirada de inúmeras barreiras. No entanto, a RJ-172, que faz a ligação entre Macuco e Manuel de Moraes, segue liberada apenas para veículos leves, com limitador de altura no local, para controlar o acesso de uma ponte que teve a estrutura abalada.
A RJ-146 dá passagem somente até a entrada de Bom Jardim, devido às pontes que caíram. Segundo o DER, é possível chegar ao município o acesso é pela RJ-184, em Conceição de Macabu, depois pela RJ-174, em Trajano de Moraes e, por último utilizar a RJ-146 em Visconde do Imbé.
A RJ-162 está em meia pista do km 73 ao km 74, na localidade de Tapera. Um bueiro estourou arrebentando parte do asfalto da estrada. Equipes estão no local trabalhando para liberar o trânsito. Essa rodovia liga o município de Rio das Ostras ao município de Glicério, passando por Casimiro de Abreu e pela região serrana de Macaé.
RJ-194 e RJ-134 interditadas
A RJ-194 segue interditada. O mesmo acontece com a RJ-134, fechada desde a entrada de São José do Vale do Rio Preto até a BR-116 devido a várias quedas de barreiras e quedas de pontes.
Segundo a concessionária Rota 116, a estrada Itaboraí-Macuco-Nova Friburgo (RJ-116) opera no sistema siga e pare no km 75, em Muri. No km 92, na localidade do Vale do Tainá, a passagem só pode ser feita por veículos leves, por uma passagem secundária aberta emergencialmente. Uma ponte provisória será instalada na estrada para permitir a passagem de veículos pesados.

Leia a Biblia
(Isaías 66:1) - ASSIM diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés;

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PRF divulga boletim sobre a situação das estradas no RJ

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou às 16h desta quinta-feira (13) a situação das rodovias federais no Estado do Rio de Janeiro após as fortes chuvas que atingiram a região serrana nos últimos dias.
De acordo com o órgão, a BR-116 está interditada totalmente entre os quilômetros 62 e 55, na altura de Teresópolis, em razão de queda de barreiras.
Já a BR-040 (Rio-Juiz de Fora), o trecho entre os quilômetros 43 e 45, na altura de Três Rios, está interditado parcialmente em razão de obras. Outra parte bloqueada parcialmente é entre os quilômetros 33 e 35, na mesma cidade, por causa de uma erosão na pista.
A BR-495, na altura de Itaipava, em Petrópolis, está com o km 20 totalmente interditado devido a uma queda de barreira.

Governo disponibiliza R$ 80 milhões para recuperação de estradas

 

Com a publicação da Medida Provisória nº 522 no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13/1), o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) receberam R$ 80 milhões que serão imediatamente aplicados em obras emergenciais nas rodovias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram os estados da região Sudeste do país nos últimos dias.

A fim de se fazer um diagnóstico para posterior aplicação dos recursos, o diretor-geral do Dnit, Luis Antônio Pagot, e técnicos do departamento já estão no Rio de Janeiro, estado com maior número de ocorrências em rodovias federais, para fazer o levantamento de todas as ações necessárias à recuperação da malha federal danificada pelo excesso de chuva.

Os trechos mais danificados estão localizados na região serrana fluminense onde houve quedas de barreiras, deslizamentos e rupturas em rodovias federais administradas pelo próprio Dnit e em rodovias federais concedidas à iniciativa privada.

Em reunião com representantes do governo do Rio de Janeiro na manhã de hoje (13/01), Pagot disponibilizou maquinário para auxiliar na desobstrução das vias de acesso aos municípios mais atingidos pela chuva e pela lama que continua descendo das encostas dos morros. Imediatamente após a avaliação técnica dos danos nas rodovias estaduais e vicinais, também poderão ser destinados recursos financeiros.

Fonte:  R7.com
 

Leia a Biblia
(II Tessalonicenses 3:3) - Mas fiel é o SENHOR, que vos confirmará, e guardará do maligno.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Agentes da Lei Seca auxiliam vítimas na Região Serrana, no RJ

Cabral solicitou à Dilma o envio de mais 120 soldados da Força Nacional.
Hospital de campanha dos Bombeiros foi montado em Teresópolis.

Do G1 RJ
Agentes da Operação Lei Seca estão, desde a noite de quarta-feira (12), na Região Serrana do Rio. No total, 180 homens prestam auxílio às vítimas da tragédia provocada pelas chuvas.
Destes, 94 estão em Teresópolis, 46 em Petrópolis e 40 em Nova Friburgo. Além de ajudar na distribuição de alimentos e donativos para os desabrigados, eles vão auxiliar famílias afetadas pelas chuvas.
O governador Sérgio Cabral solicitou, na manhã desta quinta-feira (13), à presidente Dilma Rousseff que determine o envio de 50 bombeiros especializados em resgate, 120 soldados da Força Nacional de Segurança, médicos peritos e legistas, e helicópteros para o apoio ao trabalho dos órgãos do estado na região.
Mais cedo, pelo menos 225 homens da Força Nacional embarcaram para o Rio para auxiliar nas buscas por vítimas e na manutenção da ordem pública nas áreas atingidas pelos temporais no estado. O número de vítimas não para de subir.
A Secretaria de Segurança Pública anunciou que cerca de 400 policiais militares irão diariamente para Região Serrana auxiliar nos trabalhos de resgate e limpeza. Nesta quinta, 60 policiais do Bope e do Grupamento Aéreo Marítimo chegaram à área e atuam no apoio aos resgates.
Hospital de campanha em Teresópolis
Começou a funcionar, na manhã desta quinta-feira (13), o Hospital de Campanha do Corpo de Bombeiros do estado do Rio que foi montado em Teresópolis, na Região Serrana. A unidade, com cinco leitos, foi montada próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da prefeitura local, e vai ajudar no atendimento às vítimas das chuvas na região.
Ali serão atendidos tanto os pacientes com ferimentos menos graves quanto os mais graves que, depois de estabilizados, seguirão para outra unidade capacitada a atender casos de maior complexidade
Dez médicos estão trabalhando no hospital, sendo cinco socorristas do Corpo de Bombeiros e cinco clínicos gerais civis, além de quatro técnicos em enfermagem e dois enfermeiros.
De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, como o hospital está localizado perto da UPA, se algum paciente precisar de exames, eles serão feitos na unidade.
G1 - notícias em Rio de Janeiro

Concer informa:

Em Areal, mão dupla no km 43 e meia pista no km 41, sentido RJ
 Em Areal, a Concer retomou a obra de construção do novo retorno operacional do km 43. Com isso, há interdição da pista sentido Juiz de Fora e regime de mão dupla na pista sentido Rio de Janeiro, por uma extensão aproximada de 800 metros. O trecho está sinalizado, mas recomenda-se atenção redobrada aos motoristas. Já no km 41, há meia pista também sentido Rio de Janeiro por causa de uma barreira que deslizou com o temporal do dia 23 de dezembro. Uma cortina atirantada será construída na encosta em caráter emergencial.

Concer conclui contenções de encostas na BR-040
A Concer concluiu 14 contenções de encostas iniciadas este ano na BR-040. O investimento foi de aproximadamente R$ 6 milhões e ampliou a segurança de diversos trechos da rodovia, a maioria na Serra de Petrópolis. Do conjunto de obras concluídas, três foram realizadas em caráter emergencial. Outras oito intervenções em taludes às margens da BR-040 estão em andamento. As obras de contenção já concluídas melhoraram as condições de segurança dos kms 62,1, 66,8, 69,5, 70,7, 72,8, 77, 78 e 94 (em Petrópolis); kms 5,5 e 9,3 (Levy Gasparian); km 50,2 (Três Rios); kms 824,5 e 825,5 (Simão Pereira) e km 793 (Juiz de Fora). 

Concer arrecada doações para vítimas do temporal
A Concer está engajada no apoio às vítimas do temporal que atingiu as cidades de Petrópolis e Areal, no Estado do Rio de Janeiro. As praças de pedágio da BR-040 situadas em Duque de Caxias (km 104), Areal (km 45) e Simão Pereira (km 816), além da sede da empresa (km 110/JF, em Caxias) funcionarão a partir desta semana como postos de arrecadação de doações para os desabrigados. A Concer pede que sejam doados, preferencialmente, água mineral, produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas de cama, mesa e banho, além de colchonetes. Nas praças de pedágio, as doações podem ser entregues nos postos do Serviço de Informação ao Usuário da rodovia, que funcionam de segunda a segunda, 24 horas por dia. 

Concer libera km 8, em Levy Gasparian
Na BR-040, em Levy Gasparian, equipes da Concer retiraram a barreira que ocupava parte da pista do km 8, sentido Rio de Janeiro. Já em trechos da rodovia em Três Rios, o motorista deve ter atenção redobrada. O km 30, sentido RJ, permanece em meia pista por precaução, já que na véspera o Rio Piabanha transbordou na região, alagando a pista. Nos kms 34 e 35, a rodovia segue com mão dupla na pista do sentido Juiz de Fora, já que uma parte da pista no sentido contrário afundou com a força das águas do Piabanha. Há interdições de acostamentos - sem comprometer o fluxo de tráfego - nos kms 8/RJ (Levy Gasparian), 25/RJ (Três Rios), 54/RJ e 63/RJ (estes, em Itaipava, Petrópolis). 

Fonte: Concer Operações  especiais na serra

Leia a Biblia
(Mateus 22:29) - Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.