sábado, 8 de outubro de 2011

Projetos de transporte preparam o Rio para receber o maior evento esportivo do mundo

São mais 130km de vias expressas exclusivas para ônibus articulados e seis novas estações de metrô

Primeira estação do BRT é aberta para visitação na Barra da Tijuca (Divulgação/Cidade Olímpica)
As mudanças estruturais pelas quais a cidade do Rio de Janeiro está passando estão cada dia mais visíveis. Prova disso é a construção, já em andamento, do sistema de BRT e da linha 4 do metrô.  Até a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016™, a cidade ganhará mais de 130 km de vias expressas e seis estações de metrô ligando as regiões da cidade a todos os locais de competição.
O sistema de BRT, implementado pela primeira vez em Curitiba, está presente hoje em mais de 30 países dos cinco continentes. A estrutura de funcionamento assemelha-se muito a dos trens: corredores exclusivos ou preferenciais para a circulação dos veículos de transporte coletivo; sistema de pré-pagamento de tarifas; transferência entre rotas sem incidência de custo; embarques e desembarques rápidos, com plataformas na mesma altura do ônibus.
A implementação dos BRTs vão aumentar a utilização do sistema de alta capacidade dentro do perímetro da Região Metropolitana do Rio. Atualmente, cerca de 13% das viagens são feitas utilizando o sistema. Em 2016, este percentual estará próximo de 44%.
No Rio de Janeiro, quatro linhas de BRT estão sendo construídas pelos governos estadual e municipal, conforme quadro abaixo:

A partir de 2012, a população se beneficiará de ônibus articulados e estações climatizadas por toda a cidade. A Transoeste, primeira via expressa de BRT a ficar pronta, possibilitará que pessoas vindas dos bairros mais distantes da Zona Oeste tenham acesso rápido ao coração dos Jogos, a Barra da Tijuca. No caso da Transcarioca, com previsão de conclusão de obras em dezembro de 2013, o público vindo da Zona Norte terá à sua disposição 45 estações de embarque e desembarque,  integrando a Zona Oeste à Zona Norte e ao aeroporto internacional. Já a Transbrasil, projeto com previsão de conclusão em dezembro de 2014, ligará a Avenida Brasil, uma das principais vias de entrada e saída da cidade, às regiões de competição. Em dezembro de 2015, ficará pronta a Transolímpica, via que ligará Deodoro a Barra da Tijuca. Veja mais detalhes no site da Prefeitura do Rio de Janeiro: www.cidadeolimpica.com
Saiba mais sobre os projetos de transformação da cidade em http://www.rio2016.com/rio-2016-agora/as-ultimas-da-cidade-olimpica-confira-como-estao-os-preparativos-no-rio-de-janeiro.

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