segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Meta da pasta de Transportes é interligar os 141 municípios de Mato Grosso

Com a extinção da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) suas competências foram divididas entre a Secretaria de Cidades (Secid) e a Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana (Setpu). A segunda que será gerida pelo secretário Arnaldo Alves, último secretário da Sinfra, coube cuidar das estradas do estado de Mato Grosso assim como dos setores Hidroviário e Aeroportuário.
Arnaldo Alves em conjunto com o governador Silval Barbosa, traçaram as principais metas para os próximos quatro anos junto a Secretaria de Transportes. A realização da interligação de todos os municípios matogrossenses com pelo menos uma via de acesso pavimentada é primazia. “Essa interligação ainda não existe em 44 dos 141 municípios”, lembrou o secretário.
A realização da obra será feita por meio de convênios com o Governo Federal, como é o caso da BR-163 que prevê a duplicação da rodovia desde Rondonópolis até o Posto Gil. Também será dada continuidade nas obras em parceria com o Dnit nas BRs 158, 364 e 242 também estão em pauta de prioridades.
O secretário de Transportes e Pavimentação Urbana conta que já há recursos garantidos para a conclusão de obras turísticas, também estabelecidas para a gestão que se inicia. “A conclusão das obras turísticas vinculadas ao Programa de Turismo (Prodetur) já tiveram aprovação da Assembléia Legislativa para a contratação de R$ 250 milhões, sendo que desse montante R$ 100 milhões foram destinados as rodovias estaduais.”
A implantação do Programa de Pontes visa economia para o Estado que hoje possui elevado custo de manutenção com as pontes de madeira e resolve o problema de escassez cada vez maior da matéria prima com a substituição de cerca de 300 pontes de madeira pelas de concreto. “O Estado tem hoje o equivalente a oito quilômetros de pontes de madeira se somarmos essas 300 pontes”, citou Arnaldo.
Também será implantado um Programa de Restauração das rodovias estaduais. O programa visa à restauração das rodovias já pavimentadas com a realização de melhorias que aumentem o tempo de vida útil das mesmas com garantia de trafegabilidade. As rodovias não pavimentadas também serão contempladas com trabalhos de restauração.
Segundo o secretário, no último dia 20 foi assinado convênio entre o Governo do Estado e o Dnit, para a realização de intercessões na BR-163 dentro da cidade de Cuiabá. A Secretaria de Transportes também levará ao Dnit proposta de federalização da MT-100 para BR-359; das MTs-208/322/206 para BR-080 e da MT-251 para BR-251.
Estudos para a absorção pela União das rodovias estaduais coincidentes com as rodovias federais também são metas a ser atingidas. Dentre as principais estão a absorção da MT-174 Trecho: Viena / Rondonópolis passando por Juína e Colniza até a divisa com o Amazonas e a absorção do anel Viário de Barra do Garças, incluindo a construção de duas pontes, uma sobre o rio Garça e a outra sobre o rio Araguaia. A extensão do trecho compreende 17 km sendo cerca de 10 km em território matogrossense e aproximadamente 7 km em território goiano.
Outra questão que será estudada pela nova secretaria é a viabilidade da estrada de ferro, Ferronorte, chegar até Cuiabá. Também será promovida a gestão junto a Anac e ao Ministério da Aeronáutica para implantação do Programa Aeroportuário de Mato Grosso.


Fonte: Jornal o documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário